Profecias Auto-Realizáveis (Liderança)

Bola de Cristal  O homem comprou um quadro novo e quando foi pendurá-lo percebeu que tinha apenas o prego, mas lhe faltava o martelo. Pensou então em pedi-lo emprestado ao seu vizinho, mas subitamente foi tomado por estranhos pensamentos…
“E se o vizinho não quiser me emprestar o martelo? Ontem ele foi meio “seco” ao me cumprimentar. Será que ele tem alguma coisa contra mim? Poxa, mas o que eu fiz pra ele? Por que ele tem algo contra mim? Ele deve estar imaginando coisas. Se algum vizinho viesse me pedir uma ferramenta emprestada, eu emprestaria imediatamente. Por que ele não quer me emprestar o martelo? Como é que alguém pode recusar um simples favor ao seu vizinho? Gente assim só complica a nossa vida. É por isso que o mundo está desse jeito! Na certa, ele imagina que eu dependo dele só porque ele tem um martelo. Ah, esse cara vai se ver comigo!”.
O homem então caminhou rapidamente até o apartamento do vizinho, tocou a campainha, e ao abrir a porta, antes que o vizinho pudesse dizer qualquer palavra, berrou:
– Pode ficar com o seu martelo! Egoísta!

E assim se cumprem as profecias auto-realizáveis, aquelas que nós mesmos estabelecemos e nos empenhamos para torna-las verdadeiras, ainda que não sejam, já que são fruto das nossas crenças, das nossas verdades e das lentes que utilizamos para enxergar o que está à nossa volta.
É muito difícil dizer se uma profecia auto-realizável está certa ou errada, já que se baseia naquilo que acreditamos, contudo, é bem fácil saber se ela ajuda ou atrapalha, quer ver?
No trabalho, por exemplo, é provável que existam pessoas das quais você tenha altas expectativas, certo? E como não poderia deixar de ser, é provável que também existam pessoas em quem você não deposite tanta expectativa assim. Muito bem, façamos um exercício mental: pense numa pessoa em que você deposita alta expectativa, e pense também em alguém cujas expectativas são menores.
Se você não foge à regra, é bem provável que a pessoa em quem você deposita mais expectativas, e que você mesmo “profetizou que vai dar certo”, receba de sua parte um pouco mais de tempo, atenção, desafios, paciência e simpatia quando comparada àquela de quem você não espera tanto assim. Com o passar do tempo, como num passe de mágica, os “escolhidos” avançam rápido, se destacam, se desenvolvem e crescem, enquanto os “não escolhidos” evoluem a passos lentos. E ao ver o resultado, muitas vezes ainda dizemos: “Eu não disse que ele(a) era bom?” ou “Eu sabia que ele(a) não tinha futuro!”, sem perceber que grande parte desse resultado, positivo ou negativo, deve-se ao fato de nós mesmos termos estabelecido uma profecia e, inconscientemente, agido para que ela se cumprisse, ou seja, uma profecia auto-realizável.
Quando converso sobre esse assunto em treinamentos, workshops e seminários, alguns líderes me perguntam:
– Fabossi, mas quem garante que o “não escolhido” pode chegar a ser tão bom quanto o “escolhido” se eu apenas me comportar com ele da mesma maneira?
E minha resposta é bem simples:
– Isso ninguém pode garantir, porém você nunca saberá se não tentar ajuda-los nessa jornada. Aliás, isso é o mínimo que as pessoas esperam de você como líder, que as trate com equidade e justiça.
Bem, mas e você? Como as suas profecias auto-realizáveis têm impactado a sua vida e a sua liderança? Aliás, permita-me perguntar de outra maneira: Como as suas profecias auto-realizáveis têm impactado a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor, seja no trabalho, em casa, com os amigos?

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Um comentário sobre “Profecias Auto-Realizáveis (Liderança)

  1. Oi Bom dia!
    Belo texto!
    Perde-se oportunidades significativas, quando julga-se o outro, sem nem dar a chance de saber qual sua opinião.O ato de escutar é um exercício que deve-se praticar mais.

    Att,

    Nilda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *