• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Flagrante Positivo (Liderança)

Postado por Marco Fabossi março - 21 - 2015 1 Comentário

flagrante  Durante uma conversa com líderes, quando falávamos sobre a importância do reconhecimento, um deles comentou que um de seus liderados o procurou para mencionar que ele raramente fazia comentários positivos sobre trabalhos bem executados, mas que era rápido em destacar e apontar os erros que aconteciam, e lhe pediu:
– Eu gostaria muito que você me informasse quando achar que fiz algo bem feito.
– Desculpe, mas este não é o meu jeito de trabalhar – respondeu o líder – Por isso, quando eu não disser nada, entenda que você está indo bem.

Ken Blanchard menciona que uma das principais caraterísticas do líder eficaz é “Flagrar as pessoas fazendo algo certo” e, creia-me, ele está certo! Em contrapartida, o coautor de “As Cinco Linguagens da Valorização Pessoal no Ambiente de Trabalho”, Dr. Paul White, revela em uma de suas pesquisas que 51% dos líderes acreditam ser eficientes em reconhecer os colaboradores, contudo, apenas 17% dizem achar que seus superiores reconhecem seus esforços.
Alguns líderes podem pensar: “Mas não é pra isso que as pessoas são remuneradas? Pra fazer bem as coisas? Fazer bem o trabalho não é mais do que sua obrigação!”. Se você pensa assim, também está certo, porém, não deixe de levar em conta duas coisas muito importantes na liderança:
1 – O líder é responsável por manter o nível de motivação e engajamento das pessoas;
2 – Mesmo que por coisas simples e pequenas, quando reconhecidas verdadeiramente, o nível de motivação das pessoas aumenta, e elas se tornam mais seguras, colaborativas e engajadas.
O Centro de Liderança Criativa (CCL-EUA), que tem influenciado líderes em todo o mundo, recomenda que para cada feedback de correção, o líder faça três feedbacks de reconhecimento. Eu sinceramente não gosto muito dessas “receitas de liderança”, mas vindo do CCL, seria razoável ao menos refletir sobre a mensagem que eles querem transmitir: “As pessoas precisam de reconhecimento!”, portanto, mesmo que este não tenha sido o seu jeito de trabalhar até agora, daqui em diante busque flagrar as pessoas fazendo algo certo e ampliar a quantidade de feedbacks de reconhecimento em seu dia a dia, porque isso certamente contribuirá para melhorar o clima organizacional, aumentar o nível de motivação e engajamento das pessoas e, como consequência, alavancar ainda mais os resultados.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Uma Resposta até agora.

  1. Helyane Dianno disse:

    Ótimas contribuições! Como líder de uma equipe atribuo o feedbacks positivos e corretivos aos funcionários semanalmente. Mas infelizmente o que vemos na maioria das vezes, é esse feedback não acontecer ou acontecer só que de maneira insignificante como: Parabéns! e só…O feedback tem que ser contextualizado, com conteúdo colocando em questão os pontos positivos que aconteceram na execução de tal tarefa, e o quanto a pessoa foi extraordinária em realiza-las de um modo único, peculiar… E nunca, jamais ofensivo e desmotivante. Se eu líder sou movida a motivação e reconhecimento, porquê não vou motivar e reconhecer minha equipe?