O Segredo está na Raiz (Trabalho em Equipe)

sequoia  As gigantescas sequoias são árvores que crescem no oeste dos Estados Unidos, atingem alturas de mais de 90 metros, diâmetros de cerca de 8 metros, e chegam a viver mais de mil anos. Os cientistas atribuem suas espantosas dimensões, resistência e longevidade principalmente ao seu sistema de raízes. Suas raízes se entrelaçam umas com as outras, multiplicando suas forças e compartilhando os recursos necessários para crescerem mais saudáveis. E assim, unidos pela raiz, se tornam cada vez maiores, mais fortes, e preparadas para enfrentar as adversidades.

(Inspirado no Texto de “Fortes quando enraizados juntos”, Robert J. Tamasy)

Temos muito a aprender com a natureza, e as sequoias podem nos ensinar várias coisas sobre trabalho em equipe, principalmente que: O sucesso começa pela Raiz.
Assim como nas sequoias, o equilíbrio, a firmeza, a resistência, os resultados e a longevidade de uma equipe dependem daquilo que não é visível aos olhos, mas que está gravado no coração de cada pessoa: Identidade. Assim como as sequoias precisam de suas raízes para tornarem-se tão espetaculares, uma equipe necessita de pessoas que compartilhem da mesma identidade para tornar-se extraordinária. Muito bem, mas o que compõe a raiz ou identidade de uma equipe? Visão de Futuro, Propósito e Valores comuns.
Se a trajetória da equipe fosse uma viagem, a Visão de Futuro seria o lugar aonde queremos chegar, o que queremos conquistar ou em que desejamos nos tornar ao final de um período determinado.
O Propósito seria a estrada que nos conduzirá a esse lugar, o jeito que faremos as coisas acontecerem, o legado e a marca que deixaremos ao longo desse caminho.
E os Valores seriam as muretas, as placas de aviso, as marcações e a sinalização que nos alertarão e protegerão das curvas escorregadias, dos atalhos perigosos, de um retorno proibido, e até mesmo que caiamos em algum abismo.
Quanto mais as pessoas têm clareza da identidade de sua equipe, maiores serão as chances delas caminharem em direção ao mesmo objetivo, pelo mesmo caminho, compartilhando dos mesmos valores; e assim como as sequoias, unidos pela raiz, multiplicarão suas forças, compartilharão talentos, conhecimento, ideias e cuidado, e juntos, conquistarão resultados extraordinários.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 comentários sobre “O Segredo está na Raiz (Trabalho em Equipe)

  1. Isso é verdade e quando a raiz está comprometida, frágil, o restante não alcança o resultado desejado.

  2. Linda mensagem, eu sempre digo que aqui no nosso trabalho, e como a nossa segunda familia pois passamos mais tempo aqui do que em casa, e temos que estar sempre unidos para crescer e vencer juntos.

  3. Texto excelente para ser trabalhado com a equipe de trabalho, ele reforça a união e os objetivos da empresa, além de proporcionar um crescimento profissional e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *