• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Aprenda com o Maior Líder de Todos os Tempos

Postado por Marco Fabossi julho - 6 - 2014 11 Comentários

jesus  Seu projeto foi tão bem sucedido que, passados muitos anos, continua funcionando, crescendo, inovando e se reciclando. Por este motivo, e por todos os outros que citarei em seguida, aquele que deseja tornar-se um bom líder, tem uma grande oportunidade de aprender com o maior líder que o mundo já conheceu.
Liderança é um tema que acompanha a humanidade desde sua criação, e continua sendo um dos temas mais discutidos no dia a dia corporativo, porque sem liderança o futuro das organizações estará comprometido. O mundo tem sofrido com a falta de líderes que, além de engajados na busca dos melhores resultados, se interessem também, e principalmente, pelo ser humano, que se empenhem em cultivar o futuro por meio da formação de novos líderes e que façam das organizações um lugar de aprendizado e desenvolvimento, independentemente das técnicas, métodos, estilos ou modelos de liderança que adotem.
Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial; homens e mulheres preparados para um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, mas tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar as pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações, e com ao sério agravante de não serem capazes de criar futuro. Mais que gestores, as organizações precisam de líderes que enxerguem e aceitem as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, religião, e níveis hierárquicos ou sociais, portanto, aprenda como o maior líder e empreendedor da história sobre amor, perseverança, foco, determinação, caráter, integridade e companheirismo.
Este homem é Jesus, que selecionou e recrutou 12 pessoas, reconheceu o potencial delas, treinou-as, formou-as, caminhou com elas e, dois mil anos depois, seu projeto, sua missão e seu legado continuam cada vez mais vivos no coração de milhões de seres humanos, incluindo grandes líderes mundiais, como vemos nas palavras de Napoleão Bonaparte: “Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios, mas em que baseamos nossas criações? Na força. Jesus Cristo fundou seu império baseado no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele”. Olhando para as atitudes, características e aspectos humanos de Jesus, enquanto Líder, o que podemos aprender?

Propósito: Jesus tinha um claro propósito de vida; ele era apaixonado por sua missão, e por isso, naturalmente, contagiava as pessoas com palavras e atitudes que vinham do coração. Qual é o seu propósito de vida? Como este propósito se alinha com sua liderança? Como você pode colocar o seu propósito de vida em prática em seu dia a dia como líder?

Visão de Futuro: Jesus enxergava muito além do que os seus olhos humanos podiam ver, e essa visão de um futuro era o combustível que produzia paixão em seu próprio coração, e no coração daqueles que estavam ao seu redor. A visão é uma imagem do futuro que produz paixão. Qual é a sua visão de futuro para sua vida, sua área, sua equipe, sua liderança, sua empresa? Aonde você quer chegar? Para onde você quer conduzir as pessoas?

Valores: Jesus nunca abriu mão daquilo que acreditava, ainda que isso lhe trouxesse prejuízo, e com isso construiu o principal alicerce da liderança: Credibilidade e Confiança, fruto de atitudes baseadas em amor, caráter e integridade. Quais são os seus principais valores de vida? Quanto você os honra em suas atitudes no dia a dia? Suas atitudes estão alinhadas com seus valores? Você tem construído um ambiente de transparência e confiança por onde passa?

Foco, Determinação e Perseverança: Como estudioso de liderança, tenho me convencido cada vez mais que liderança é a arte de realizar, e para isso é preciso foco, determinação e perseverança. Jesus tinha um objetivo traçado, e o seguiu sem se desviar do foco. Foi chamado de louco, foi ridicularizado, e até condenado à morte, mas, em nenhum momento abriu mão de sua missão, visão, valores e objetivos. Quão focadas e determinadas são suas iniciativas? Quanto você tem perseverado nelas? 

Exemplo: Jesus nunca exigiu de seus liderados, qualquer comportamento que Ele mesmo não demonstrasse. Antes de delegar atividades, ele ensinava pelo exemplo. Quando se ajoelhou para lavar os pés de seus discípulos, ensinava com atitudes, sobre humildade, companheirismo e respeito. Que tipo de exemplo você tem sido para as pessoas que estão ao seu redor? Suas atitudes falam mais alto que suas palavras?

Portas Abertas: Jesus, embora fosse o mestre e o líder da sua equipe, estava sempre disponível para conversar, aberto a opiniões, e muitas vezes as solicitava. Jesus tinha tempo para as pessoas. Você tem tempo para as pessoas em seu dia a dia? Você coloca gente na agenda? Você solicita sugestões e opiniões de seus colaboradores? Sua equipe participa das decisões?

Clima Organizacional: Jesus sempre esteve atento aos seus colaboradores. Ele prezava pelo bem estar de todos. Entendia e fazia entender que uma equipe é formada por seres humanos e para que a equipe esteja bem, é preciso que cada pessoa também esteja. Quanto você se preocupa verdadeiramente com as pessoas de sua equipe? Quanto você demonstra essa preocupação com suas atitudes?

Amor: Jesus ensinou sobre o amor ágape, um amor incondicional, compreensivo e espontâneo, que nada espera em troca. Um amor não nasce do sentimento, mas da decisão de amar alguém por enxergar nessa pessoa um ser humano que, como Ele, também precisa de ajuda, decidindo servi-la, estar atento às suas reais necessidades, seus interesses e seu bem-estar, independentemente do sentimento que possa alimentar por ela. Quanto você tem demonstrado através de suas atitudes, o seu amor pela vida e pelo ser humano? Você está mais preocupado em ser servido, ou em servir as pessoas?

Legado: Legado é a herança imaterial que entregamos diariamente ao mundo para que o futuro seja melhor que o presente. É marca que deixamos na vida das pessoas, e Jesus deixou uma marca profunda, insubstituível e inesquecível na vida daqueles que estavam ao Seu redor. Qual é a marca que você tem deixado na vida das pessoas?

Estas são algumas das lições que o maior líderes de todos os tempos deixou para todos nós, portanto, se você deseja tornar-se um grande líder, aprenda com elas.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

11 Respostas até agora.

  1. Gilberto disse:

    Parabéns Fabossi, um dos melhores artigos que você já publicou!
    Abraços

  2. Sônia disse:

    Esse é o modelo que todos os Líderes deveriam seguir.

  3. Pr. Alfinito disse:

    Parabéns, Marco! Como sempre destacando a importância do foco nas pessoas, que é o mais importante para todos os líderes. Desejo continuidade de sucesso! Abração!

  4. Jú Linares disse:

    Artigo inspirador Fabossi. Inspirar-se como líder nos ensinamentos de Jesus, fantástico!

  5. Andre Brandao disse:

    Fabossi, parabéns por esse post. As perguntas em cada uma das características são poderosas. Muito bom.

  6. suindara lopes correa disse:

    PARABÉNS ! AS QUALIDADES QUE VOCÊ EVIDENCIOU VIVENCIADAS POR JESUS FAZ DELE UM LIDER CADA VEZ MAIS ATUAL E NECESSÁRIO PARA TODOS NÓS !

  7. Igor Machado disse:

    Artigo bem interessante. Gostaria de deixar uma pergunta.Mesmo não sendo o meu caso, fiquei imaginando como seria apresentar este artigo e motivar alguém que não acredite em Jesus Cristo. Ou que não tenha religião alguma. Esse artigo mexe com a fé e a religião das pessoas. Se eu apresentasse as palavras do artigo para alguém que não fosse muito religioso, não haveria motivação para nada, afinal ela não acreditaria nas minhas palavras. Ou ainda, a pessoa poderia acreditar em umbanda, xamãs, Maomé, Rá, Zeus ou qualquer outro, o que o deixaria o artigo sem credibilidade o suficiente para pessoa se motivar.

    • Marco Fabossi disse:

      Igor, bom dia. Ótima pergunta. Certamente algumas pessoas teriam resistência à ouvir sobre Jesus, e isso é um direito natural de qualquer ser humano. Por isso, o artigo busca enfatizar apenas os aspectos humanos da liderança de Jesus, apesar de eu acreditar nEle como filho de Deus e Senhor e Salvador da minha vida. Neste artigo, abordo a dimensão humana de Jesus, assim como já fiz com outros grandes líderes como Mandela, Gandhi, etc.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  8. Rubens Ap. Lourenzi disse:

    Fabossi, maravilhoso exemplo não só de liderança, mas para todas as aréas que o ser humano necessita para ser bem sucedido. Deus te abençoe, necessitamos ser lembrados de que N’Ele podemos todas as coisas.
    Um abraço,
    Rubens Lurenzi.
    Deus te abençoe,

  9. Cristiane Medeiros disse:

    Fabossi,Parabéns um dos artigos mais inspirador a refletirmos e olharmos para nós onde estamos errando e nos espelhar nas atitudes do Maior Líder de todos os tempos, que com certeza se colocarmos em prática os exemplos de liderança que Ele deixou certamente seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos. Que Deus continue te usando para nos abençoar com artigos cada vez mais inspiradores!!!
    Deus te abençõe!!!

    Cristiane e Oswaldo

  10. Franciscolima disse:

    Muito bom amei parabéns pela por esta publicação