Você é um Líder?

escolha  Quando preenchia o formulário de aplicação durante o processo de seleção para a Faculdade, a jovem se deparou com uma pergunta inesperada: “Você é um líder?
Depois de refletir algum tempo sobre o assunto, ela respondeu conscientemente: Não”, e enviou o formulário esperando uma resposta negativa, por entender que aquela pergunta mostrava que a Faculdade estava buscando alunos com perfil de liderança.
Para sua surpresa, em poucos dias ela recebeu uma carta da Faculdade onde estava escrito: “Querida Candidata. Um estudo dos formulários de aplicação revela que este ano nossa faculdade terá 1.452 novos líderes. Por isso, estamos aceitando você, pois sentimos que é imperativo que cada um deles tenha pelo menos um seguidor”.

O que você responderia a esta mesma pergunta: Você é um Líder? Antes que você responda, permita-me expressar minha opinião:
1 – Assim como a árvore está virtualmente contida na semente, a liderança está contida no coração ser humano. No entanto, para que essa semente frutifique, ela precisa ser cuidada, regada e colhida. Não é suficiente saber que temos a semente da liderança em nossos corações; é preciso desenvolvê-la, caso contrário, ela nunca frutificará. Alguns nem imaginam que possuem essa semente; outros sabem, mas preferem não desenvolvê-la; alguns, porém, decidem fazê-la crescer com raízes fortes e profundas, buscando energia das melhores fontes, aumentando sua capacidade de enfrentar e resistir às tempestades para, então, colher o tão esperado fruto: o Coração de Líder.
2 – Liderança é uma Escolha: As grandes mudanças, transformações e contribuições que o mundo experimentou e continua experimentando em nossos dias, começaram com escolhas e atitudes de pessoas que, em geral, não tinham título, cargo, posição, ou uma sala imponente; pessoas que não detinham poder formal, mas que descobriram dentro de si o maior dom do ser humano: O Poder da Escolha, por isso, ainda que todos nós tenhamos a semente da liderança em nossos corações, tudo começa pela escolha entre liderar e ser liderado, de ser protagonista ou coadjuvante, de ficar reclamando do mundo ou fazer algo para melhorá-lo. A liderança começa pela escolha de liderar.
3 – A Liderança não se conquista pela posse, mas pelo exercício. A conquista da liderança se dá pelo exercício, nunca pela posse. E ainda que pensemos em sua conquista como um processo gradativo que, ao final nos permitiria possuí-la definitivamente, nos depararíamos com outro dilema, já que processos têm início, meio e fim, enquanto a conquista da liderança é algo que por natureza nunca termina, ou melhor dizendo, só termina no dia em que fecharmos os olhos para sempre, porque até lá estaremos aprendendo um pouco mais a cada dia.
4 – Liderança não se aprende na Sala de Aula: Como consequência dos pontos anteriores, minha conclusão é que liderança se aprende liderando, no dia a dia, assim como acontece no casamento, na criação de filhos, e em tantas outras coisas da vida, e pra que isso aconteça é preciso escolher liderar, cultivar a semente, estar disposto a aprender com os acertos e erros, e conquistar a liderança todos os dias, inspirando as pessoas pelo exemplo. É por isso que não existem líderes perfeitos, mas tampouco existem líderes que não estejam em constante aperfeiçoamento.
E então, Você é um Líder?

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 .

Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *