O Poder das Palavras de Incentivo (Liderança)

yesyoucan  Na Europa em guerra, uma família forçada a sair de sua casa quando tropas inimigas invadiam sua cidade, perceberam que a única chance seria atravessar as montanhas. Se conseguissem êxito na escalada, alcançariam o país vizinho e estariam a salvo.
Eram dez pessoas de três diferentes gerações. Ao planejarem a fuga, concluíram que a viagem seria muito dura para o avô, que insistiu:
– Deixem-me aqui. Serei um empecilho para vocês!
Os filhos, inconformados, insistiram para que ele fosse. Chegaram a afirmar que sem ele não iriam. Vencido pelas argumentações, o avô e toda família partiram em direção às montanhas.
A caminhada era feita em silêncio. Todo esforço desnecessário deveria ser poupado. Durante o percurso, todos se revezavam no transporte da bebê de um ano, menos o avô.
Depois de muitas horas de subida difícil, o avô se sentou em uma rocha, abaixou a cabeça, e suplicou:
– Deixem-me para trás. Não vou conseguir. Continuem sozinhos.
Um dos filhos aproximou-se do pai e energicamente disse:
– Pai, nós precisamos de você! É a sua vez de carregar o bebê.
O homem levantou o rosto. Viu a fisionomia cansada de todos. Olhou para o bebê enrolado em um cobertor, no colo do seu neto de treze anos, levantou-se, e disse:
– Claro! É a minha vez. Dê-me o bebê.
Ele ajeitou a menina no colo, olhou para ela, sentiu renovado o desejo de ver toda sua família a salvo, numa terra neutra, em que a guerra seria somente uma memória distante, e com determinação finalizou:
– Já estou bem. Só precisava descansar um pouco. Vamos andando.
E a família prosseguiu em direção ao alvo, com o avô carregando a netinha, e naquela mesma noite, cruzaram a fronteira a salvo.

Palavras de incentivo geram entusiasmo, e se a respiração é nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional. O entusiasmo gera uma imensa energia interna, capaz de empurrar as pessoas em direção aos seus objetivos, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores.
A experiência mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, mais relacionados ao entusiasmo das pessoas que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos. Como disse Dale Carnegie: “O entusiasmo contagia”.
Mas, de onde vem o entusiasmo? O entusiasmo nasce da consciência sobre o propósito daquilo que fazemos, do significado da nossa missão. Se pensarmos em líderes como Jesus Cristo, Madre Teresa de Calcutá e Nelson Mandela, por exemplo, vamos rapidamente identificar que sua causa ou missão era o principal motivo de seu entusiasmo. Quando as pessoas compreendem a importância, o significado e o impacto do seu trabalho, e o fazem com entusiasmo, não apenas imprimem sua energia mental, mas aplicam toda a sua força para realizá-lo.
E qual a melhor maneira de entusiasmar os outros? Como tudo o que acontece em liderança, a melhor maneira é influenciar pelo exemplo, ou seja, ser um líder entusiasta, um “fomentador de entusiasmo”; estar apaixonado pela vida, pelo trabalho, pelos projetos, pela equipe, pelas metas e objetivos, e também pela organização. Quem é que não gosta de conviver com pessoas entusiasmadas pelo que fazem, pelo que veem, pelo que vivem, e por novos desafios?
Não existe outra receita para entusiasmar os outros senão agir entusiasticamente, mesmo que as condições não sejam ideais, porque não é o sucesso que traz o entusiasmo, e sim o entusiasmo que traz o sucesso. Se esperarmos que as condições ideais se estabeleçam para nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com qualquer coisa, pois sempre teremos razões para não fazê-lo. Por isso, uma das principais características do líder de sucesso, é sua capacidade de estar entusiasmado, e de entusiasmar aqueles que estão ao seu redor, com suas atitudes e palavras de incentivo.
É por isso que o Líder é um entusiasta, um otimista consciente; alguém que leva seus liderados a trabalharem com entusiasmo e que vê nas dificuldades uma grande oportunidade para que todos se desenvolvam e cresçam.
livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 .

Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

2 comentários sobre “O Poder das Palavras de Incentivo (Liderança)

  1. Parabéns pelo texto !!
    Estão ficando riquíssimos a cada dia que passa, eu espero que muito líderes estejam realmente aceitando e se transformando!!

    Grande abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *