Que bom! Estamos em Crise! (Liderança)

crise  Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países (e empresas), porque a crise traz progressos.
A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.
Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência.
Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que aflora o melhor de cada um.
Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, portanto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.

Albert Einstein

Quando as coisas estão bem, é natural que nos acomodemos com os bons resultados e caminhemos para uma Zona de Conforto. Quando as crises aparecem, contudo, existem duas escolhas possíveis: Zona de Desistência ou Zona de Aprendizagem.
Os que apenas olham o problema, em geral escolhem a primeira opção, porque não conseguem enxergar além dele. Já os que colocam o foco na solução, enxergando com o coração aquilo que seus olhos ainda não conseguem ver, são os que escolhem aprender com a crise e superá-la, através de criatividade, empenho, dedicação e perseverança.
As crises, seja na vida pessoal ou profissional, são, de fato, grandes oportunidades de reinvenção, crescimento e realização. Se olharmos para nossa história, perceberemos que os momentos mais difíceis, apesar de não terem sido tão agradáveis, foram fundamentais para o nosso crescimento, amadurecimento e desenvolvimento.
Mas apesar do crescimento que ela pode trazer, não é preciso esperar por uma crise para “ser forçado” a melhorar. Mesmo que as coisas já estejam bem, sempre é possível melhorar um pouco mais. A vida, a carreira, os relacionamentos, o casamento, as atitudes, o relatório, o resultado, a liderança, enfim, tudo pode melhorar um pouquinho, desde que estejamos dispostos a nos empenhar neste processo.
Com crise, ou sem crise, algumas perguntas que nos ajudarão a focar na solução e não no problema, e assim enxergar além do estamos vendo, são:

  • O que eu posso fazer para melhorar ou resolver essa situação?
  • O que eu preciso parar de fazer?
  • O que eu preciso começar a fazer?
  • O que eu preciso continuar fazendo?

Por isso, uma das responsabilidades do líder é inspirar a superação, de uma crise, quando ela se apresentar, ou de um bom resultado, que apesar de estar bom, pode certamente ficar melhor.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 .

Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

2 comentários sobre “Que bom! Estamos em Crise! (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *