Princípios para Liderar, por Nelson Mandela

mandela  Martin Kalunga-Banda, consultor do Presidente da República da Zâmbia, colaborador da Universidade de Cambridge, autor do livro “Leading like Madiba” (Liderando como Madiba), destaca os 10 principais princípios de liderança de Nelson Mandela, chamado carinhosamente de Madiba pelos sul-africanos.

1 – Cultive um profundo sentimento de admiração pelos seres humanos.
Liderança diz respeito à pessoas e cada uma delas é importante. Mandela, tal como Mahatma Gandhi e Madre Teresa, não tinha um plano de negócios quando começou a sua missão. Mas tinha um profundo respeito pelas pessoas, portanto, aprenda a tratar todas as pessoas com o máximo de respeito. Todos merecem a sua atenção.

2 – Deixe-se inspirar pelos dons e talentos das outras pessoas.
De uma maneira prática, veja, reconheça, destaque e celebre os diferentes talentos de sua equipe, organização ou comunidade. Quando as pessoas partilham seus dons e habilidades, os talentos da equipe emergem de forma consistente e natural. Portanto, como líder, seja humilde e justo para reconhecer e valorizar os diferentes talentos das pessoas.

3 – Aumente a coragem.
Grandes líderes são corajosos. Isto não significa que não têm medo, mas que aprendem a reconhecê-los, enfrentam a realidade da situação, e escolhem a melhor forma para agir. A coragem na liderança também significa acreditar na lealdade, nos talentos e nas habilidades daqueles que o rodeiam. Porque isso os fará crescer.

4 – Vá e pregue o Evangelho. Quando necessário, utilize as Palavras.
Lidere pelo exemplo. Em termos de comportamento, não peça aos outros aquilo que você mesmo não faz. Ao liderar pelo exemplo, inspirará mais os outros do que simplesmente dizer o que precisa ser feito. Suas atitudes deixarão uma impressão profunda e duradoura naqueles que lidera. Ter o dom da palavra pode ajudar, mas é a sua habilidade para liderar pelo exemplo que conquistará os outros. Quando as pessoas sabem que se esforça e que faz sacrifícios para um bem comum, a sua lealdade e ajuda serão inabaláveis.

5 – Crie a sua Marca de Liderança.
O nome e imagem de um líder devem estar relacionados com um conjunto de valores. Isto é o que o tornará eficaz. Quando as pessoas pensam em si como um líder, devem pensar automaticamente em seus princípios. Estes são essenciais para orientar a sua equipe, organização ou comunidade nos vários dilemas que, com certeza, enfrentarão.
Avalie constantemente o impacto que tem causado nas pessoas e no resultado. Se for positivo, faça o que puder para aumentá-lo e consolidá-lo. Se for negativo, encontre formas para se adaptar, ou descarte-o. Existem três coisas que o podem ajuda-lo a avaliar o impacto que tem causado: crie um ambiente onde as pessoas tenham liberdade para dizer o que pensam, mesmo quando está presente; encoraje os seus colegas e mentores a darem feedback sincero e honesto; e encontre regularmente, o espaço e tempo para fazer uma autorreflexão.

6 – Pratique a humildade
Grandes líderes têm humildade e coragem para reconhecer seus erros e fracassos. Isso faz com que os outros se disponham a ajudá-lo. Ao ser capaz de pedir desculpas pelos seus erros, transmite a mensagem de que a procura pelo pensamento e ação correta são uma prática natural, comum e constante. Reconhecer seus erros não é sinal de uma liderança fraca. De fato, fortalece a conexão com os outros, pois demonstra que também é um ser humano como qualquer um deles. Pedir desculpas é uma ação de humildade, que atraí e inspira, o que a sua ignorância não faz.

7 – Aprenda a viver com o paradoxo “Madiba”.
A vida é uma mistura de esperança e desespero, alegria e dor, sucesso e fracasso, e visão e desilusão. Como líder, é preciso ajudar os outros a conviver com estas contradições. Foi isto que Madiba fez. Deve acreditar firmemente e mostrar pelas suas ações que as atuais dificuldades têm que ser confrontadas, independentemente da dor que causam, ao mesmo tempo que acredita que a vitória chegará. Poderá seguir este paradoxo, por um lado, ao inquirir honestamente e ao partilhar os seus medos e frustrações, e por outro, ao acreditar firmemente no ilimitado espírito e genialidade do ser humano para encontrar soluções.

8 – Surpreenda os concorrentes ao acreditar neles.
Haverá sempre pessoas que discordem do seu estilo de liderança e com aquilo que faz. Não tente silenciá-los, humilhá-los ou derrotá-los. Tente entender os seus pontos de vista e trabalhe no sentido de identificar os elementos positivos. Esforce-se para reconhecer, pública e privadamente, o que é digno de elogiar naqueles que se opõem a si.

9 – Celebre a vida.
A atividade e a conquista de qualquer tipo são sinais de vida que afetam a vida em si mesma. Trabalhamos para melhorar a nossa vida, mas não necessariamente precisamos, em nome do sucesso, perdê-la. De nada adianta viver para melhorar o padrão de vida, e acabar vivendo uma vida sem padrão. Celebrar a vida significa valorizar o ser humano, inspirando as pessoas a trocar a necessidade de realizar pelo desejo de ser, trazendo novos conceitos de valores organizacionais, integrando a família, o trabalho e a comunidade, gerando harmonia e equilíbrio nas organizações e no mundo.

10 – Saiba como e quando deve ser substituído.
Grandes líderes sabem quando retirar-se do palco principal e ir embora. Preparam sua saída e certificam-se de que têm um ou mais sucessores que continuem a construção da grande obra. Capacitam os outros para emergir como potenciais candidatos. É isto que sustenta o legado do líder e que permite uma transição suave. Não tem nada a ver com clonar-se, mas sim com reconhecer que não podem liderar para sempre e criar as condições para emergir uma nova liderança.

Se falares a um homem numa língua que ele entende, chegas-lhe à cabeça, mas se lhe falares na língua dele, alcanças-lhe o coração.” Nelson Mandela.

Uma rápida lição de Liderança

Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 .

Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

2 comentários sobre “Princípios para Liderar, por Nelson Mandela

  1. Ser líder não é se colocar em um patamar e orientar os outros, mas sim viver junto aos liderados, compartilhar os paradoxos da vida e dar o exemplo de como superá-los e usufruí-los.

  2. As lições deixadas por Mandela circundam sempre a humildade, amor pela vida e pelo ser humano. Parece simples, mas não é. O líder que conseguir alimentar sua humanidade, é sempre reconhecido por ela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *