• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Experiência do Aprendizado (Motivação)

Postado por Marco Fabossi Fevereiro - 17 - 2013 3 Comentários

superando  Jonas Salk, que juntamente com Albert Sabin, descobriu a vacina contra a poliomielite, certa vez foi perguntado:
– Depois de ter conseguido esta façanha extraordinária, que pôs fim à palavra poliomielite em nosso vocabulário, como o senhor encara seus duzentos fracassos anteriores?
E esta foi a sua resposta:
– Eu não tive duzentos fracassos. Minha família nunca considerou meus insucessos como fracassos, porque eles serviram de experiência para que eu pudesse aprender cada vez mais. Acabo de realizar minha 201ª descoberta, e ela não teria sido possível se eu não tivesse aprendido com as duzentas experiências anteriores.

Não podemos pautar nossa vida em experiências do passado, sejam elas positivas ou negativas, porque seria como dizer que “temos um enorme passado pela frente”. O que aconteceu já passou, e o que realmente fará diferença em seu presente e futuro é o quanto você tem aprendido com suas experiências, para que suas atitudes tornem melhor a sua própria vida e a vida daqueles que estão ao seu redor.
Os acertos, as alegrias e as realizações fazem parte do desenvolvimento do ser humano, assim como os erros, as tristezas e as decepções, porque quando as coisas não saem do jeito que esperamos, se decidirmos culpar o “mundo” e ficarmos reclamando da vida, perderemos a grande oportunidade de aprender maneiras diferentes e melhores de realizar aquilo que ainda não conseguimos.
A vida é uma jornada onde apenas os coadjuvantes não correm riscos, porque os protagonistas, aqueles que buscam realizar algo importante, certamente, em algum momento irão tropeçar e cair, contudo, ficar no chão é uma decisão apenas para aqueles que encaram insucessos como fracasso, e não como aprendizado.
Conheço pessoas que decidiram abrir mão de novos relacionamentos porque se decepcionaram com experiências do passado. Outras que deixaram de conversar com pessoas queridas por algo que já passou, e algumas que desistiram de seus sonhos porque tiveram insucessos durante a jornada.
Lembre-se, tropeçar e cair talvez seja compulsório, mas ficar no chão é opcional. Aos que decidirem continuar no chão, o futuro lhes reserva um enorme passado, mas aos que decidirem levantar-se e olhar para frente, um futuro melhor está esperando por vocês!

 

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

 

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

3 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Aprender sempre,esse é o caminho e se formos sinceros cada dia nos reserva novas oportunidades de aprendizado,a vida nunca é igual a cada momento trás algo novo,só precisamos observar e perceber o que está acontecendo ao nosso redor.

  2. Muito legal o texto. Adorei a frase “Aos que decidirem continuar no chão, o futuro lhes reserva um enorme passado”!

  3. Nilda disse:

    Adorei o texto! A vida só vale a pena quando não paramos no meio do caminho ao tropeçarmos em alguma coisa. Sempre que algo me inquieta procuro saber o motivo e vou atrás do problema e tento resolver a situação. Quantas coisas perdemos com medo de errar. Sinto-me desafiada na procura da resolução de problemas. De um grande problema eu divido em vários e vou resolvendo um de cada vez, isso me ajuda muito a nunca desistir. Parabéns pelo blog! É muito Bom.
    Nilda