• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Dizer Não (Gestão de Tempo)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 9 - 2012 6 Comentários

 Houve uma época na minha vida profissional corporativa em que eu trabalhava bem longe de casa, e dirigia meu carro por duas longas horas até chegar em casa no final da tarde. Geralmente eu ficava até um pouco mais tarde na empresa, e quando chegava em casa, exausto e estressado, dava para minha família apenas o resto da minha atenção e energia. Mas um dia decidi mudar essa situação…
Adorava a empresa e o meu trabalho, e estava em plena ascensão profissional, portanto, decidi que deveria buscar uma solução que me permitisse continuar na empresa, e encontrei: Passaria a ir e voltar de ônibus fretado. Com isso conseguiria usar o tempo livre no ônibus para colocar minha leitura em dia, estudar, e até descansar. O único problema é que o ônibus tinha horário fixo, e na volta eu precisaria estar na porta do prédio às 17h30.
Quando chegava perto das 17h00, com quem eu estivesse, eu alertava:
– Dentro de 15 minutos preciso sair porque meu ônibus fretado passa em 30 minutos.
No início todos ficaram surpresos e alguns um pouco indignados, mas em pouco tempo todos foram se acostumando e, depois de algumas semanas, as pessoas passavam em frente à minha sala no final da tarde e me alertavam:
– Está quase na hora! Não vai perder o seu “fretado”!

Dizer “sim” para aquilo que é importante pra mim, fatalmente exigirá que eu diga mais “não” para os outros. Tive que dizer não para aqueles que não cumpriam o horário de termino das reuniões; para os que marcavam horário para uma conversa e se atrasavam; para os que deixavam as coisas pra última hora; para os que não se planejavam e surgiam com supostas urgências para eu resolver no final do dia, enfim, tive que dizer não para muitas pessoas e situações. E quer saber de uma coisa incrível: Ninguém morreu por isso! Pelo contrário, os resultados foram muito positivos para todos:

  • Eu chegava em casa mais descansado, menos estressado, coloquei minha leitura em dia, fiz novas amizades, tinha mais disposição para brincar com meus filhos, conversar com minha esposa, e até acompanhá-la ao shopping durante a semana (pode acreditar!).
  • Eu aprendi a planejar minha semana e priorizar o meu dia considerando que ele terminava as 17h15. Isso me ajudou a ter mais foco naquilo que estava fazendo, buscar resultados mais assertivos, e principalmente, estabelecer uma duração para minhas tarefas, porque quando elas não têm limite, permitimos ser interrompidos por qualquer coisa. Pode até ser que não consigamos fazer determinada tarefa no tempo estabelecido, contudo, o simples fato de estabelecer uma duração, nos empenharemos em cumpri-lo, aumentando a concentração e foco na tarefa. Isso aumentou muito minha produtividade.
  • As reuniões em que eu estava presente, em geral, iniciavam e terminavam perto do horário combinado. Isso ajudou as pessoas a perceber que é possível conduzir reuniões com horário de início e término, focadas no objetivo, sem dispersão. Isso ajudou a aumentar a assertividade e produtividade de muitas outras pessoas e áreas envolvidas.
  • As pessoas não deixavam para a última hora as coisas com as quais eu tinha que interagir naquele dia, e isso também as ajudou a se planejarem e se organizarem melhor, minimizando o número de urgências ocasionadas pela falta de planejamento.
  • Resultados diferentes só acontecem com ações diferentes.

Além desses, muitos outros aprendizados e benefícios aconteceram pelo simples fato de eu ter aprendido a dizer sim para aquilo que é realmente importante, e consequentemente dizer não para o que não é. Você pode estar se perguntando: “Mas isso não o prejudicou no trabalho?”. Pelo contrário, aumentou minha produtividade, minha credibilidade, minha energia, e me ajudou a crescer ao longo dos anos naquela organização.

 

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

6 Respostas até agora.

  1. Walysson Dias disse:

    Marcos simplesmente: EXCELENTE. É o que eu precisava ler e agora colocar em prática.

    Na verdade estou até compartilhando com algumas pessoas que precisam dessa orientação, é muito rica.

    Obrigado! Sucesso.

    • Marco Fabossi disse:

      Walysson, novamente, muito obrigado pelos comentários. Depois me conta sobre os resultados. Abraços, Marco Fabossi.

  2. Marcello Marabita disse:

    Muito bom!

  3. Carlos Eduardo Coan Junior disse:

    Excelente artigo!
    O exercício de dizer não é muito difícil no início, mas surte um efeito mágico quando aplicado!
    Abração

  4. Valdinei Silva disse:

    Marco, eu tive o privilegio de fazer o curso de liderança contigo e afirmo o quanto foi e está sendo importante na minha vida pessoal e profissional. Recebo todas as semanas os seus artigos e não deixo de ler nenhum.
    Esses artigos são sensacionais,remete-me a repensar a minha vida como um todo.

    Um grande abraço meu caro!

  5. Hudson disse:

    Nossa realmente dizer não a algumas coisas que necessitam de um certo limite é um desafio neessario. Afinal o planejamento e organização abre a porta para todos os sins do sucesso. estou me esforçando para colocar tudo isso em pratica. Adorei