• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Influência (Liderança)

Postado por Marco Fabossi setembro - 2 - 2012 2 Comentários

Al Capone ficou famoso por inundar a cidade de Chicago com bebida contrabandeada, corrupção e assassinatos. Seu advogado, conhecido como “Easy Eddie”, conseguia mantê-lo fora da prisão através de manobras legais, e por isso, tinha vantagens especiais: Tinha muito dinheiro, morava numa mansão que ocupava um quarteirão inteiro em Chicago, e frequentava as altas rodas da sociedade.
Easy Eddie tinha um filho
a quem buscava dar o melhor, contudo, apesar de todo seu esforço, Easy Eddie descobriu que haviam duas coisas que, vivendo daquela maneira, ele não conseguiria dar ao filho: um bom nome e um bom exemplo. Foi então que tomou uma difícil decisão: contar às autoridades toda a verdade sobre Al “Scarface” Capone, dando à sociedade e ao filho um sinal de seu arrependimento pelo que havia feito até então.

Palestra Gratuíta: Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, com Marco Fabossi, dia 13/09/2012, em São Paulo. Vagas Limitadas. Faça sua Inscrição.

Ele testemunhou contra a quadrilha, e morreu um ano depois num tiroteio em uma rua de Chicago. Aos seus olhos, contudo, ele deu ao filho o maior presente que um pai poderia oferecer, algo que dinheiro nenhum pode comprar.
Em seu bolso, a polícia encontrou um poema recortado de uma revista: “O relógio da vida recebe corda apenas uma vez, e nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros pararão, se mais cedo ou mais tarde. Agora é o único tempo que você possui. Viva, ame e trabalhe com vontade. Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento“.


Um dos heróis da Segunda Guerra Mundial chama-se Comandante Butch O’Hare.
Ele era um piloto de caça e, durante uma missão, percebeu que estava sem combustível e foi instruído a voltar ao porta-aviões. Relutantemente, ele saiu da formação e iniciou seu voo de volta quando avistou um esquadrão de aviões inimigos voando em direção da frota americana para pegá-los de surpresa.
O’Hare mergulhou com seu avião sobre a formação inimiga, costurando e disparando contra eles, e quando acabou sua munição usou seu próprio avião para danificar tantos aviões inimigos quanto possível. Finalmente, o exasperado esquadrão inimigo partiu em outra direção.
Com o avião danificado, Butch O’Hare se dirigiu ao porta-aviões e reportou o acontecido que foi confirmado pelas fotos tiradas pela máquina fotográfica montada no avião. Isso ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1942, e por aquela ação Butch se tornou o primeiro “Ás da Marinha” na 2ª Guerra Mundial, e o primeiro Aviador Naval a receber a Medalha Congressional de Honra.
No ano seguinte Butch morreu em combate aéreo com 29 anos de idade.
Assim, se porventura você passar pelo Aeroporto de Chicago, O’Hare International Airport, lembre-se dele. Sua Estátua e a Medalha de Honra ficam expostas entre os Terminais 1 e 2.

Você pode estar se perguntando: Mas o que estas duas histórias têm em comum? Butch O’Hare era o filho de Easy Eddie!

Nesta semana fui impactado por três frases que considero muito importantes para minha vida (talvez para a sua também), e que têm relação direta com essa história:

  • A criança que você era teria orgulho da pessoa que você se tornou?
  • O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)
  • Grite se o seu argumento é fraco. (Rui Barbosa)

Eu inicio meu livro Coração de Líder trazendo a tona uma discussão importante: Já que liderança é influência, será então que qualquer tipo de influência serve para caracterizar uma boa liderança? Eu não sei qual é a sua resposta, mas para um líder verdadeiramente engajado na construção de um futuro melhor, não basta simplesmente influenciar. É preciso que sua influência produza resultados positivos na vida das pessoas e na sociedade, porque só assim a sua liderança poderá contribuir para a construção de um futuro melhor. E essa influência positiva pode apenas ser oferecida de uma maneira: Exemplo.

Então: Como o seu exemplo e a sua liderança influenciam a vida das pessoas?

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança.
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

2 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Não sei como o meu exemplo tem influenciado a vida das pessoas,mas eu sei que tenho procurado fazer o melhor e tenho buscado a orientação de Deus em todas as coisas.Porém ainda tenho muito o que aprender.

  2. Jorge disse:

    Adorei os textos e os comentários Marco, sem dúvida cabe aquela antiga máxima que diz ” A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Super Abraço e ótima semana!!