• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Competição x Compaixão (Liderança)

Postado por Marco Fabossi março - 4 - 2012 7 Comentários

Em 1992, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes com alguma deficiência ou limitação mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com muita vontade de dar o melhor de si, e terminar a corrida.
Logo depois da largada, um dos garotos tropeçou, caiu e começou a chorar.
Os outros oito participantes perceberam o que havia acontecido, diminuíram o passo, olharam para trás, e decidiram voltar até onde estava o menino chorando pela dor do tombo, e pela frustração.
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou-se, deu um beijo no garoto, passou a mão em sua cabeça, e disse:
– Pronto, pronto, agora vai sarar!
O menino então se levantou, e todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.

Você não ganha a medalha de prata. Você perde a de ouro”: Esta era a frase exibida no quadro de anúncios dos Jogos Olímpicos de Atlanta há alguns anos, que reflete exatamente o que a maioria das pessoas do mundo corporativo pensa: “Nesse mundo existem mais perdedores do que ganhadores”, portanto, heróis são aqueles que vencem, que chegam em primeiro lugar, e que ganham a “medalha de ouro”.
Felizmente, contudo, existe um outro mundo, onde os heróis são modelos de compaixão e não de competição; onde vitoriosos são aqueles que conseguem ajudar as pessoas a tornarem-se, não apenas melhores profissionais, mas melhores seres humanos. Organizações que contam com líderes espiritualmente inteligentes.
Uma organização “espiritualizada” prioriza o compartilhamento em vez da competição, para evitar que apenas poucos vençam, levando assim todas as pessoas juntas ao primeiro lugar do pódio. Nestas organizações já não existe espaço para cabeças e ambientes evolucionistas onde o lema é “cresça ou morra”, “sobreviva ou desapareça”. Uma organização espiritualmente inteligente age com ética e não tem apenas metas a cumprir, mas causas a realizar.
O treinador Phil Jackson, conhecido por formar times de basquete campeões reunindo jogadores com personalidades difíceis, em seu livro Cestas Sagradas – Lições espirituais de um guerreiro das quadras, diz o seguinte sobre a espiritualidade e o compartilhamento: “A maneira mais eficaz de forjar um time vencedor é apelar para a necessidade dos jogadores se ligarem com alguma coisa maior do que eles. Mesmo para aqueles que não se consideram ‘espirituais’ no sentido convencional da palavra, a criação de um time vitorioso, quer seja um time da NBA ou uma equipe de vendas, é essencialmente um ato espiritual. Exige que as pessoas envolvidas renunciem a seus interesses pelo bem maior, para que o todo se torne maior do que a soma de suas partes”.
Inteligência Espiritual é a capacidade de pensar, sentir e agir crendo que existe algo ou alguém além do tangível ou material que serão impactados por nossas decisões e atitudes, transcendendo assim os limites de tempo e espaço, trazendo consciência, significado e equilíbrio para o papel das pessoas nas organizações, na família, na sociedade e no mundo”. (Marco Fabossi)
Portanto, seja um líder espiritualmente inteligente, e ajude a construir um mundo melhor!


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

7 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Contribuir para tornar um Ser Humano melhor,desenvolvendo suas habilidades desconhecidas é uma das melhores funções do LÍDER,dos quais Jesus Cristo é o modelo.

  2. Jorge Jamil disse:

    Parabéns Marco, este conceito de inteligência espiritual vai revolucionar as relações no universo corporativo, grande abraço!!

  3. Gilvan Dias disse:

    Parabéns Marcos, Este modelo de liderança já estar revolucionamdo o mundo corporativo!!

  4. Frinéia Chaves disse:

    Parabéns pelo belíssimo texto! Sem dúvidas é um tapa de luvas para muitos gestores do Brasil. Por outro lado é também uma forma de apontar o caminho certo.

  5. Rodrigo Amancio de Souza disse:

    Boa tarde, gostaria de te parabenizar pela excelente palestra da qual pude fazer parte e que abrilhantou a 1 aula do MBA da UFU em Uberlândia, O líder do futuro, textos muito bem elaborados e didática na minha opinião , simplesmente perfeita, gostaria aproveitando a ocasião, foi citado que você iria enviar o material para que deseja-sse , gostaria muito de receber, que devo fazer ??

  6. Jorge Luiz do Carmo Corrêa disse:

    Olá Marcos,

    Li alguns artigos teus no teu blog e me permiti fazer uma pergunta para saber teu ponto de vista.

    Um Lider, de nível alto gerencial, que pede à sua equipe (pessoas de muito bom nível,, engenheiros, experientes) que o enviem a cada semana as suas agendas para controle. Que mensagens ele passa? que consequências isso pode gerar?

  7. Julio Cesar disse:

    Marco Fabossi
    Eu tive o prazer de poder assitir a palestra na UFU em Uberlândia. Quero parabenizá-lo. Foi muito bom. Também quero agradecer pelo tema da palestra me enviado. Seu site está fazendo parte do meu dia a dia. Sempre recorro as dicas.

    Grande abraço