• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Líder-Coach (Liderança)

Postado por Marco Fabossi Fevereiro - 26 - 2012 13 Comentários

Benjamin Carson era um garoto pobre que vivia no subúrbio, junto com sua mãe e seu irmão. Era o pior aluno do quinto ano e discriminado por ser um dos poucos alunos negros em uma escola de brancos.
Em menos de dois anos, contudo, Benjamin se tornou o melhor aluno de sua classe, especialista em muitos assuntos e respeitado em toda a escola. Estudou medicina e se tornou um dos melhores neurocirurgiões infantis do mundo. Em 1987, liderou uma equipe de 70 médicos, para separar gêmeos siameses, numa cirurgia que levou cinco meses para ser preparada e 22 horas para ser realizada. Neste tipo de cirurgia, um ou ambos os gêmeos morrem, mas este foi o primeiro caso em que os dois sobreviveram. Esta foi apenas a primeira de muitas outras cirurgias desafiadoras e bem sucedidas realizadas pelo Dr. Carson.
Como conseqüência de suas muitas descobertas médicas e de seu compromisso com a sociedade, Carson recebeu incontáveis prêmios, e hoje mantém, juntamente com sua esposa Candy, a fundação “The Carson Scholars Fund”, para reconhecer e recompensar estudantes que se esforçam para conseguir a excelência acadêmica.

Essa virada na vida de Benjamim Carson aconteceu porque ele teve um Líder-Coach em sua vida: sua mãe, Sonya Carson, que em todas as vezes que Benjamin se sentia incapaz de fazer algo, olhava-o carinhosamente e dizia: “Você pode fazer o que quiser e ainda melhor do que as outras pessoas”. E como uma boa Líder-Coach, sua mãe não apenas falava, mas agia: Estabeleceu que ele e seu irmão poderiam ver apenas dois programas de TV por semana, e que para isso deveriam ler dois livros por semana na biblioteca da cidade, que precisariam ainda ser apresentados a ela semanalmente por meio de uma resenha. Apenas mais um detalhe: Sonya Carson era analfabeta. Assista ao filme “Mãos Talentosas” e se delicie com essa inspiradora história.
O Líder-Coach é o líder que ajuda as pessoas a chegarem a lugares que sozinhas não conseguiriam ou, se preferir, conduz as pessoas a lugares melhores do que elas conseguiriam chegar sozinhas. Nesta jornada, mais importante que a técnica ou o conhecimento, é a intenção genuína de ajudar as pessoas a se tornarem o melhor que elas podem ser.
O objetivo do Líder-Coach é de ser um agente de transformação de pessoas, o que pressupõe mudanças, algo que nem todos gostam e aceitam, ainda que seja para o bem de todos. Portanto, ser um Líder-Coach não significa necessariamente ser popular. Em certos momentos, críticas e rejeições serão inevitáveis, mas lembre-se: não é necessário ser popular ou carismático, mas ter a capacidade de concentrar-se em fazer as coisas certas, pelas razões certas, e no tempo certo. Deixe os holofotes para aqueles que desejam ser populares.
É por isso que o Líder-Coach tem a responsabilidade de exigir o melhor de cada um de seus liderados todos os dias, porque quando aceita menos do que isso, os incentiva a conformar-se com a mediocridade. Portanto, mãos à obra!

 


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
 
.
 
Marco Fabossi
 
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
 
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
 
Livro Coração de Líder
 
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
 
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
.
 
Líder do Futuro
 
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
 
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
 
.
 
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
 
Vídeos sobre Liderança e Motivação
 
Vídeos – Liderança e Motivação
 
.
 
Blog da Liderança
 
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
 
Os Melhores Textos sobre Liderança

13 Respostas até agora.

  1. OLA, BOA TARDE!! MAIS UMA VEZ O SEU E-MAIL VEIO ME AJUDAR. QUERO AGADECER, PORQUE HOJE ESTAVA COM A MINHA ALTO ESTIMA LÁ EMBAIXO!!!! OBRIGADO POR VC EXISTIR!!!! BJSSSS A TODOS DA SUA EQUIPE!! QUE TODOS TENHAM UMA MARAVILHOSA SEMANA….

  2. rodrigo disse:

    SEMPRE TEMOS QUE TRAÇAR METAS EM NOSSAS VIDAS, E ESSE TEXTO FOI UMA META QUE FOI TRAÇADO?EM MINHA VIDA AOS POUCOS ESTÃO SENDO CUMPRIDAS?
    ABRAÇOS……

  3. Jose Alberto disse:

    Líderes fazem diferença quando agem com o coração apoiando e amando seus liderados.Recebi desafios, mas o amor e a disciplina foram fundamentais pra evoluir e liderar: creio na ação pura e amorosa que vem atenuar a jornada do aprendizado construindo um novo líder liderado.

  4. Sônia disse:

    É de grande responsabilidade a missão do líder e ao mesmo tempo muito recompensadora,é muito bom ajudar alguém a subir,se encontrar e depois poder aplaudir o seu sucesso.Que todos nós possamos transformar os Anões que estão sob nossa responsabilidade em Gigantes.

  5. Tatiana Hori disse:

    Excelente post. É de pessoas assim, vitoriosas e inspiradoras que precisamos.

  6. Jorge Jamil disse:

    Outro ótimo texto Marco! Líder Coach ou Líder Servidor como bem disse o texto, assume posições às vezes não muito populares, pois realmente quer o melhor para seus liderados. Obrigado por compartilhar estes importantes ensinamentos.

    Abraço

    Jorge

  7. Anderson Gonçalves disse:

    Marco, realmente existem lideres que lideram com o coração, é o exemplo da mãe do Benjamin, eu não conhecia esse história inteira e sem duvidas me serviu de motivação. grande abraço!

  8. vicente disse:

    Pessoal chego aos vinte anos(20) e na minha cabeça giram milhares de hipóteses,fórmulas,teorias,formas de trabalhar com pessoas,sou fissurado por assuntos relacionados a liderança,comando,aptidão para as cabeçeiras,este blog é um dos mais completos,informativos,diretos e atualizados meios de informação sobre estes ramos do mercado de trabalho,fiquei sabendo da existência deste através de um livro que estou lendo (MENTES BRILHANTES ALBERTO DELLI’SOLA,e sinto-me honrado pela aceitação em sua comunidade.

  9. Kleane disse:

    O gigante que existe dentro de nós! é preciso cultiva-lo e ai aos poucos vai se descobrindo e vendo q todos nós podemos também conseguir o que queremos é só acreditar em você mesma e ver que você é capaz!!!acredite e pudera ser um grande campião!!!

  10. Adriana Custódio disse:

    Gostaria de saber qual o nome da cirurgia realizada para separar irmão siameses,(unidos pela cabeça) que realizou no filme.

  11. JOSÉ RONALDO disse:

    Olá, boa noite!

    Gostei do conteúdo, e já assisti ao filme que é excelente!

    Gosto de escrever e tenho como grande tesouro na vida a oportunidade de aprender com os outros.

    Aprendi mais uma ótima lição hoje!

    Abraço

    José Ronaldo

  12. Excelente blog querido!
    Busque apenas melhorar o marketing para atrair realmente pessoas,que buscam profissionais como você.
    E reorganizar a divulgação para ter seu blog entre os melhores.
    Parabens e nota 1000 em todos requisitos.
    Beijaooo