O Futuro é um Presente (Liderança)

Num grande aquário haviam peixes de vários tipos e tamanhos. Na parte de cima do aquário estavam os peixes grandes, que se alimentavam primeiro quando a comida caía na água, e por isso, estavam sempre satisfeitos. Na parte intermediária do aquário ficavam os peixes médios, que se alimentavam daquilo que os peixes grandes não comiam, e apesar de não haver comida suficiente para que pudessem ficar grandes, eles se sentiam satisfeitos. Finalmente, na parte de baixo estavam os pequenos peixes, onde a comida que lhes sobrava era suficiente apenas para mantê-los vivos.
Neste ambiente nasceu um peixinho que não se conformava com aquela situação, e começou a nadar por todo o aquário na esperança de encontrar algo que o ajudasse a mudar aquele quadro. Um dia ele encontrou um pequeno buraco, por onde decidiu entrar para ver aonde ele o levaria, e encontrou um fio de água que o levou a um ralo, do ralo ele caiu em um encanamento, que finalmente o levou a um rio. Era um lugar maravilhoso; não faltava comida e tinha espaço suficiente para nadar para onde quisesse.
Mas o peixinho então pensou em seus amigos do aquário e resolveu fazer o caminho de volta para contar a respeito do lugar maravilhoso que havia encontrado. Quando chegou ao aquário e falou a todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado, todos ficaram curiosos e conversaram sobre o que deveriam fazer para chegar a esse local. Foi quando o peixinho sugeriu:
– Bem, os peixes grandes da parte de cima terão de vir para a parte de baixo, para perderem peso e assim poderem passar pelo pequeno buraco. Os peixes do meio deverão se alimentar menos, para que perder um pouco mais de peso. Já os peixes de baixo, deverão alimentar-se um pouco mais para ganhar força e energia para seguir viagem.
Depois de muita discussão, os peixes grandes e médios tomaram uma decisão: “Não vamos arriscar. Preferimos ficar por aqui”.
O peixinho então, triste, viajou novamente pelo pequeno buraco e chegou ao rio, onde encontrou novos amigos, e um lugar muito melhor para viver.

Nesta simples estória, podemos encontrar lições preciosas de liderança:

  • Não é preciso estar no topo para liderar: Liderança é influência, e para influenciar não é preciso ser chefe. Influencie de onde você está, fazendo o seu melhor.
  • Nem sempre as boas ideias vêm do topo: Certos líderes sofrem da “síndrome de Deus”, e acham que só eles têm ideias e conhecem as respostas. Como diz o filósofo Mario Sergio Cortella, quanto maior o estoque de conhecimento, maiores as chances de resolução de problemas e surgimento de boas ideias. Portanto, ao escutar (verdadeiramente) as sugestões e ideias da equipe, o líder aumenta exponencialmente o nível de comprometimento das pessoas e a possibilidade de resolução de problemas.
  • Não existe evolução sem mudança: Poucos se dispõem a deixar sua “zona de conforto” para conquistar o que desejam, por isso, uma das principais responsabilidades do líder é conduzir as pessoas para fora da zona de conforto, porque é lá que está a mudança, o crescimento e a evolução. Pense em coisas que você realmente deseja em sua vida. Pensou? Agora responda sinceramente: Você está fazendo tudo o que está ao seu alcance para conquistá-las?
  • Não reclame do ambiente, mude-o: Se você não está feliz em algum lugar, faça o que estiver ao seu alcance para influenciá-lo e melhorá-lo, e se por fim ainda estiver insatisfeito, em vez de reclamar, mude para um lugar onde você se sinta melhor.
  • O futuro é um presente: Futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo. Nosso presente é consequencia do que fizemos (ou não fizemos) no passado, assim como nosso futuro será determinado (se não totalmente, pelo menos boa parte dele) pelo que fizermos no presente. Portanto, o futuro é um presente que você dá a si mesmo.

Quer dar um bom presente ao seu futuro? Faça o seu melhor. Sempre!


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

16 comentários sobre “O Futuro é um Presente (Liderança)

  1. Marcos,

    Sou leitor assíduo dos seus artigos, sempre muito reflexivo. Já tive a oportunidade de assisitir palestra sua aqui em Salvador e fiquei encantado com sua didática, como trabalho com isso também, procuro profissionais para me espelhar e você é um deles.
    Gostaria de sua análise crítica em pelo menos um dos meus artigos no meu blog: http://www.marcosuel.com.br, seria uma honra.
    Abraço.

    • Marcosuel, tudo bem? Parabéns pelo blog e pelas conquistas. Me identifiquei muito com este texto porque também comecei a correr em 2012, e aos 50 anos, completei minha primeira prova 5K no último domingo, em São Paulo, também sem parar. Meu próximo desafio é 10K dia 25 de março. Tenho treinado 6 dias por semana e a sensação é exatamente a que você descreveu em seu texto. Minha meta é correr a meia maratona na Disney no inicio de 2013: 21k. Eu e minha esposa estamos empenhados no cumprimento dessa meta, que na verdade é um pano de fundo para melhorarmos nossa saúde, disposição, equilíbrio e qualidade de vida. Novamente, parabéns pelo blog. Ah, estou colocando seu blog na lista dos links que tenho no meu Blog (www.blogdofabossi.com.br).

      Abraços,

      Marco Fabossi

  2. Marco estou encantada com esse texto. Você arrasou. Quero ser uma líder como você… Você pode me ajudar? 1 Abraço, Patricia.

    • Patricia, tudo bem? Ainda falta muito pra eu ser o líder que desejo ser. É certo que eu tento melhorar todos os dias, mas ainda falta. Conte comigo para ajudá-la no que precisar. Novamente, muito obrigado pelos comentários.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  3. olá marcos preciso de um favor seu,fui promovido a encarregado de prevenção de perdas e vou te pedir um favor e espero que possa me ajudar.se você tiver videos sobre treinamento para “REPOSITORES DE SUPERMERCADOS”,”EXPOSIÇÃO DE MERCADORIAS”E LAYOUT DE LOJA”.espero que possa me ajudar serei muito grato e que DEUS possa ter dar em dobro e muito obrigado.DEUS te abençoe,abraços.

    • Rodrigo, em primeiro lugar, parabéns pelas novas responsabilidades. Infelizmente não tenho nenhum material relacionado a este tema. Se souber de alguma coisa, te aviso, ok? Se eu puder ajudar em qualquer outra coisa, me avisa.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  4. Marco Fabossi, muito obrigado pelo retorno. E que coincidência hein!? Você vai ver a corrida é um esporte fantástico. Obrigado também pelo apoio divulgando meu blog em sua lista de indicações. Fiquei muito feliz.
    Forte abraço,

  5. Marco, bom dia.

    Meu nome é Christian e estou trabalhando com o meu amigo Hernán em um emprendimento para ajudar as pessoas a poupar dinheiro, tempo e esforço agrupando cartoes de credito, seguros de autos, empréstimos e investimentos para eles.

    Actualmente oMelhorTrato.com tem mais de 3200 usuários por dia.

    Me gostaria contactar com voce para analisar a possibilidade de fazer algo en conjunto.

    Cordialmente,

    Eng. Rennella Cristian.

  6. Marco mais uma vez parabéns pelo texto e pelo carinho com que trata aqueles que te “seguem”. Tentei assistir as palestras que me indicou, mas estava fora de São Paulo e o sinal da internet não foi suficiente rsss. Que bacana que está treinando corridas, estive no Nuno Cobra com a Dri e ele deu algumas dicas legais que depois te falo. Grande Abraço e até breve!!

  7. Olá Marco:
    Essa história me fez lembrar de suas palavras em um encontro de 2009. “Tire os dois pés do barco e se atire de cabeça no seu novo projeto”. “Só assim saberá se dará certo” Bem, me joguei de corpo inteiro nesta empreitada e agora começo a receber minha recompensa e reconhecimento. Sair da zona de conforto não é fácil, mas quando saímos, vimos que vale a pena. Só para te dizer obrigada mais uma vez pelas suas sábias palavras e apoio que me ajudaram muito estar onde estou como Palestrante e Consultora de Educação Financeira.
    Em tempo: será uma honra tê-lo em uma das minhas palestras por este páis afora.
    Grande abraço,
    Odete Reis

    • Odete, bom dia! Fico feliz em acompanhar o seu sucesso que é fruto de sua coragem e profissionalismo. Parabéns pelas conquistas. Me aguarde que qualquer hora apareço em um de suas palestras! Aliás, você já pensou em fazer um curso aberto sobre o tema?

      Abraços,

      Marco

  8. Oi senhor Marcos hoje foi a primeira vez que por pura curiosidade e por ter visto uma frase que me chamou atenção resolvi entrar no site e observei histórias maravilhosa que podemos tirar delas exemplos imensos!!parabéns !!

  9. Agradeço imensamente a Sra. Sandra Ortigoso, por me mostrar este caminho.Estou aprendendo muito,a navegar.
    O Sr. marcos meus sinceros agradecimentos por esta mensagem passada através deste texto. Apenas está ajudando a Sandra, me puxar. Como existe pessoas especias no mundo, coisa de doido.Nossa!Demais…

  10. Olá estou entrando em seu site por indicação da minha professora de Org de eventos da faculdade de gastronomia em Campinas e estou adorando. E é p nós fazermos um trabalho sobre um de seus textos,sestá difícil de escolher porque todos são de conteúdo muito importante.Obrigada Marisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *