• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Futuro é um Presente (Liderança)

Postado por Marco Fabossi fevereiro - 18 - 2012 16 Comentários

Num grande aquário haviam peixes de vários tipos e tamanhos. Na parte de cima do aquário estavam os peixes grandes, que se alimentavam primeiro quando a comida caía na água, e por isso, estavam sempre satisfeitos. Na parte intermediária do aquário ficavam os peixes médios, que se alimentavam daquilo que os peixes grandes não comiam, e apesar de não haver comida suficiente para que pudessem ficar grandes, eles se sentiam satisfeitos. Finalmente, na parte de baixo estavam os pequenos peixes, onde a comida que lhes sobrava era suficiente apenas para mantê-los vivos.
Neste ambiente nasceu um peixinho que não se conformava com aquela situação, e começou a nadar por todo o aquário na esperança de encontrar algo que o ajudasse a mudar aquele quadro. Um dia ele encontrou um pequeno buraco, por onde decidiu entrar para ver aonde ele o levaria, e encontrou um fio de água que o levou a um ralo, do ralo ele caiu em um encanamento, que finalmente o levou a um rio. Era um lugar maravilhoso; não faltava comida e tinha espaço suficiente para nadar para onde quisesse.
Mas o peixinho então pensou em seus amigos do aquário e resolveu fazer o caminho de volta para contar a respeito do lugar maravilhoso que havia encontrado. Quando chegou ao aquário e falou a todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado, todos ficaram curiosos e conversaram sobre o que deveriam fazer para chegar a esse local. Foi quando o peixinho sugeriu:
– Bem, os peixes grandes da parte de cima terão de vir para a parte de baixo, para perderem peso e assim poderem passar pelo pequeno buraco. Os peixes do meio deverão se alimentar menos, para que perder um pouco mais de peso. Já os peixes de baixo, deverão alimentar-se um pouco mais para ganhar força e energia para seguir viagem.
Depois de muita discussão, os peixes grandes e médios tomaram uma decisão: “Não vamos arriscar. Preferimos ficar por aqui”.
O peixinho então, triste, viajou novamente pelo pequeno buraco e chegou ao rio, onde encontrou novos amigos, e um lugar muito melhor para viver.

Nesta simples estória, podemos encontrar lições preciosas de liderança:

  • Não é preciso estar no topo para liderar: Liderança é influência, e para influenciar não é preciso ser chefe. Influencie de onde você está, fazendo o seu melhor.
  • Nem sempre as boas ideias vêm do topo: Certos líderes sofrem da “síndrome de Deus”, e acham que só eles têm ideias e conhecem as respostas. Como diz o filósofo Mario Sergio Cortella, quanto maior o estoque de conhecimento, maiores as chances de resolução de problemas e surgimento de boas ideias. Portanto, ao escutar (verdadeiramente) as sugestões e ideias da equipe, o líder aumenta exponencialmente o nível de comprometimento das pessoas e a possibilidade de resolução de problemas.
  • Não existe evolução sem mudança: Poucos se dispõem a deixar sua “zona de conforto” para conquistar o que desejam, por isso, uma das principais responsabilidades do líder é conduzir as pessoas para fora da zona de conforto, porque é lá que está a mudança, o crescimento e a evolução. Pense em coisas que você realmente deseja em sua vida. Pensou? Agora responda sinceramente: Você está fazendo tudo o que está ao seu alcance para conquistá-las?
  • Não reclame do ambiente, mude-o: Se você não está feliz em algum lugar, faça o que estiver ao seu alcance para influenciá-lo e melhorá-lo, e se por fim ainda estiver insatisfeito, em vez de reclamar, mude para um lugar onde você se sinta melhor.
  • O futuro é um presente: Futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo. Nosso presente é consequencia do que fizemos (ou não fizemos) no passado, assim como nosso futuro será determinado (se não totalmente, pelo menos boa parte dele) pelo que fizermos no presente. Portanto, o futuro é um presente que você dá a si mesmo.

Quer dar um bom presente ao seu futuro? Faça o seu melhor. Sempre!


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

16 Respostas até agora.

  1. Marcos,

    Sou leitor assíduo dos seus artigos, sempre muito reflexivo. Já tive a oportunidade de assisitir palestra sua aqui em Salvador e fiquei encantado com sua didática, como trabalho com isso também, procuro profissionais para me espelhar e você é um deles.
    Gostaria de sua análise crítica em pelo menos um dos meus artigos no meu blog: http://www.marcosuel.com.br, seria uma honra.
    Abraço.

    • Marco Fabossi disse:

      Marcosuel, tudo bem? Parabéns pelo blog e pelas conquistas. Me identifiquei muito com este texto porque também comecei a correr em 2012, e aos 50 anos, completei minha primeira prova 5K no último domingo, em São Paulo, também sem parar. Meu próximo desafio é 10K dia 25 de março. Tenho treinado 6 dias por semana e a sensação é exatamente a que você descreveu em seu texto. Minha meta é correr a meia maratona na Disney no inicio de 2013: 21k. Eu e minha esposa estamos empenhados no cumprimento dessa meta, que na verdade é um pano de fundo para melhorarmos nossa saúde, disposição, equilíbrio e qualidade de vida. Novamente, parabéns pelo blog. Ah, estou colocando seu blog na lista dos links que tenho no meu Blog (www.blogdofabossi.com.br).

      Abraços,

      Marco Fabossi

  2. Patricia Brito disse:

    Marco estou encantada com esse texto. Você arrasou. Quero ser uma líder como você… Você pode me ajudar? 1 Abraço, Patricia.

    • Marco Fabossi disse:

      Patricia, tudo bem? Ainda falta muito pra eu ser o líder que desejo ser. É certo que eu tento melhorar todos os dias, mas ainda falta. Conte comigo para ajudá-la no que precisar. Novamente, muito obrigado pelos comentários.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  3. rodrigo disse:

    olá marcos preciso de um favor seu,fui promovido a encarregado de prevenção de perdas e vou te pedir um favor e espero que possa me ajudar.se você tiver videos sobre treinamento para “REPOSITORES DE SUPERMERCADOS”,”EXPOSIÇÃO DE MERCADORIAS”E LAYOUT DE LOJA”.espero que possa me ajudar serei muito grato e que DEUS possa ter dar em dobro e muito obrigado.DEUS te abençoe,abraços.

    • Marco Fabossi disse:

      Rodrigo, em primeiro lugar, parabéns pelas novas responsabilidades. Infelizmente não tenho nenhum material relacionado a este tema. Se souber de alguma coisa, te aviso, ok? Se eu puder ajudar em qualquer outra coisa, me avisa.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  4. Marco Fabossi, muito obrigado pelo retorno. E que coincidência hein!? Você vai ver a corrida é um esporte fantástico. Obrigado também pelo apoio divulgando meu blog em sua lista de indicações. Fiquei muito feliz.
    Forte abraço,

  5. Marco, bom dia.

    Meu nome é Christian e estou trabalhando com o meu amigo Hernán em um emprendimento para ajudar as pessoas a poupar dinheiro, tempo e esforço agrupando cartoes de credito, seguros de autos, empréstimos e investimentos para eles.

    Actualmente oMelhorTrato.com tem mais de 3200 usuários por dia.

    Me gostaria contactar com voce para analisar a possibilidade de fazer algo en conjunto.

    Cordialmente,

    Eng. Rennella Cristian.

  6. Jorge Jamil disse:

    Marco mais uma vez parabéns pelo texto e pelo carinho com que trata aqueles que te “seguem”. Tentei assistir as palestras que me indicou, mas estava fora de São Paulo e o sinal da internet não foi suficiente rsss. Que bacana que está treinando corridas, estive no Nuno Cobra com a Dri e ele deu algumas dicas legais que depois te falo. Grande Abraço e até breve!!

  7. Odete Reis disse:

    Olá Marco:
    Essa história me fez lembrar de suas palavras em um encontro de 2009. “Tire os dois pés do barco e se atire de cabeça no seu novo projeto”. “Só assim saberá se dará certo” Bem, me joguei de corpo inteiro nesta empreitada e agora começo a receber minha recompensa e reconhecimento. Sair da zona de conforto não é fácil, mas quando saímos, vimos que vale a pena. Só para te dizer obrigada mais uma vez pelas suas sábias palavras e apoio que me ajudaram muito estar onde estou como Palestrante e Consultora de Educação Financeira.
    Em tempo: será uma honra tê-lo em uma das minhas palestras por este páis afora.
    Grande abraço,
    Odete Reis

    • Marco Fabossi disse:

      Odete, bom dia! Fico feliz em acompanhar o seu sucesso que é fruto de sua coragem e profissionalismo. Parabéns pelas conquistas. Me aguarde que qualquer hora apareço em um de suas palestras! Aliás, você já pensou em fazer um curso aberto sobre o tema?

      Abraços,

      Marco

  8. Kleane disse:

    Oi senhor Marcos hoje foi a primeira vez que por pura curiosidade e por ter visto uma frase que me chamou atenção resolvi entrar no site e observei histórias maravilhosa que podemos tirar delas exemplos imensos!!parabéns !!

  9. mariajosé disse:

    Agradeço imensamente a Sra. Sandra Ortigoso, por me mostrar este caminho.Estou aprendendo muito,a navegar.
    O Sr. marcos meus sinceros agradecimentos por esta mensagem passada através deste texto. Apenas está ajudando a Sandra, me puxar. Como existe pessoas especias no mundo, coisa de doido.Nossa!Demais…

  10. Marisa Magalhães disse:

    Olá estou entrando em seu site por indicação da minha professora de Org de eventos da faculdade de gastronomia em Campinas e estou adorando. E é p nós fazermos um trabalho sobre um de seus textos,sestá difícil de escolher porque todos são de conteúdo muito importante.Obrigada Marisa

  11. […] http://www.blogdofabossi.com.br/2012/02/o-futuro-e-um-presente-lideranca/ Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes […]