• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Decisões (Administração do Tempo)

Postado por Marco Fabossi abril - 24 - 2011 21 Comentários

No filme “Perfume de Mulher” há uma cena inesquecível (que você pode assistir abaixo), em que Frank Slade, um tenente-coronel cego, vivido por Al Pacino, convida uma moça para dançar e recebe a seguinte resposta:

– Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos

E Frank responde:

Mas em um momento se vive uma vida!

E na seqüência conduz a jovem num inesquecível tango.

Se você ainda não assistiu “Perfume de Mulher”, faça-o. O filme conta a história de Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, que viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de suicidar-se. Na viagem, porém, ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

Esta cena, e esta história trazem duas grandes lições sobre Gestão de Tempo e sobre a Vida:

  1. A melhor decisão que podemos tomar é aquela que está por vir. Muitas pessoas passam a vida lamentando o tempo e as oportunidades que perderam, quando ainda têm incontáveis momentos para decidir por algo melhor para si mesmos, e para os outros.
  2. O sentido da vida não consiste em satisfazer a si mesmo, mas em buscar a felicidade daqueles que estão ao nosso redor.

Se existem decisões em sua vida que podem torná-la ainda melhor, o momento é agora. Gestão de Tempo é gestão de vida; é decidir viver ao invés de apenas existir; é decidir ser protagonista ao invés de coadjuvante da sua própria vida.

Você poderia não estar lendo este artigo, assim como eu poderia não tê-lo escrito, mas eu optei por escrevê-lo e você por lê-lo (muito obrigado por isso). A vida é uma sequência de decisões, e ainda quando escolhemos não decidir, estamos na verdade decidindo deixar que alguém decida por nós. Quando você deixa de decidir, esteja certo de que alguém o fará por você: o “amigo” que induz o outro a fumar, o jovem que decide pelo aborto da namorada, os pais que decidem com quem sua filha deve se casar, o chefe que manipula as pessoas para que digam e façam coisas que vão contra seus valores e princípios, enfim, todos eles tomam decisões no lugar daqueles que escolheram não decidir.

Quando decidimos, estamos abrindo uma estrada por onde vamos dar nossos próximos passos, mas quando deixamos que outros o façam por nós, entregamos nosso futuro em suas mãos.

Decidir é uma das mais importantes experiências de aprendizagem do ser humano, já que nos permite adquirir responsabilidade e juízo, e pelo acúmulo dessas experiências, capacita-nos a sermos mais assertivos nas decisões futuras. Portanto, decida decidir!

Assista ao trecho do Filme “Perfume de Mulher”


Fast Tube by Casper

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Melhor Livro de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

21 Respostas até agora.

  1. Sueli disse:

    Esta reflexão chegou no ponto estou preparando um Workshop sobre o gerenciamento do tempo.

    Obrigada.
    Sueli

  2. Gilvan Dias disse:

    Você estar de parabéns mais uma vez, pois sempre seu artigo são uma instrução de vida. Tanto profissional quanto pessoal.

  3. gerusa disse:

    É isso mesmo. A dança da vida é como uma viagem. Precisamos decidir a todo instante : a hora de partir, para onde ir, como ir, com quem ir, etc.
    Muito obrigada.

    • Marco Fabossi disse:

      Gerusa, bom dia. Eu é quem agradeço por sua participação e seus comentários. Abraços, Marco.

  4. Deus Abençoe Marco – “As Suas Decisões irão determinar as suas Estações”

  5. Marcelo disse:

    A dança da vida, hoje somos provados e colocados a prova a todo instante, com isso temos que além de dançar conforme a música, sabermos escolher a canção perfeita para cada momento de nossa caminhada.
    Um abraço meu amigo

  6. cacio disse:

    Cada vez você me supreende com seus textos que mudam o meu modo de pensar e agir. Sou muito grato por Deus por ter colocado vc em minha vida. Um grande abraço.

    Acácio

    Brasilia – DF

    • Marco Fabossi disse:

      Acácio, bom dia. Muito obrigado pelos comentários de incentivo.
      Um grande abraço,

      Marco Fabossi

  7. SÉRGIO HENRIQUE VITAL DE CARVALHO SILVA disse:

    A frase define o artigo:
    – Mas em um momento se vive uma vida!
    Simples, perfeito, parabéns!

  8. fabia disse:

    Participei de sua palestra no Beka, e uma frase me marcou muito foi: “A personalidade pode abrir muitas portas, mas só o carater pode mantê-las abertas”. Valeu! Chegou num momento bom em minha vida, pois isso é bem intenso, quando bem assimilado.

  9. Milla Sousa disse:

    Olá, tudo bem?
    Comecei este ano a fazer Administração e antes de me aprofundar nessa área considerava-me uma boa líder, mas aos poucos percebi que sou muito “pobre” em conhecimento e forma de agir como líder. E gostaria de saber como faço para conseguir tornar-me melhor no que faço.
    Foi passado por alguns professores sobre algumas dicas suas de liderar e amei, é magnífico como consegue passar essa essência tão importante em quaisquer área em poucas palavras.

    Atenciosamente,

    Milla Sousa

    • Marco Fabossi disse:

      Milla, bom dia, tudo bem?

      Muito obrigado pelos comentários nos Blog e parabéns pelo interesse de tornar-se uma líder melhor. Uma das dicas que eu poderia lhe dar é ler o livro Coração de Líder (www.coracaodelider.com.br). Creio que ele poderia ajudá-la bastante.

      Abraços,

      Marco

  10. CAMILA disse:

    BOA NOITE VC PODERIA ME DIZER O QUE O FILME TEM A VER COM MOTIVAÇÃO?

    • Marco Fabossi disse:

      Camila, tudo bem? O Filme tem a ver com um monte de coisas, inclusive motivação. O texto foca na importância de decidir, de se tornar protagonista, já que quando não decidimos, alguém o faz por nós. Abraços, Marco Fabossi.

  11. Obrigado Marco – que metáfora interessante, que texto maravilhoso. Vamos tomar a decisão de sempre decidir para nós mesmos!