• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Entusiasmo (Liderança)

Postado por Marco Fabossi Janeiro - 2 - 2011 13 Comentários

Adriano, um excelente mestre de obras, depois de muitos anos de trabalho e dedicação decidiu se aposentar. Apesar de ser um ótimo profissional, a empresa onde trabalhava seria pouco afetada com sua saída, mesmo assim seu chefe ficou triste em ver um ótimo funcionário partindo, e pediu-lhe para que trabalhasse em apenas mais um projeto antes de aposentar-se.

Adriano não ficou muito entusiasmado com o pedido do chefe, mas concordou em conduzir seu “último projeto”: a construção de uma casa. Sem o costumeiro entusiasmo, Adriano conduziu o projeto com pouco empenho e atenção, afetando diretamente a qualidade e o resultado final do projeto.

Quando terminou a obra, seu chefe o chamou, e juntos foram inspecioná-la, e ao final da inspeção o chefe entregou a Adriano as chaves da casa, e lhe disse:

– Adriano, esta casa é sua. Ela é o meu presente pra você por todos estes anos de trabalho. Muito Obrigado!

Adriano ficou surpreso e triste ao mesmo tempo, pensando consigo mesmo:

“Que pena! Se eu soubesse que estava construindo a minha própria casa, certamente teria feito tudo muito melhor”.

Todos os dias, com suas atitudes, você constrói a “casa” em que vai morar, porque a vida é um projeto que você mesmo constrói, portanto, use o melhor de si para construí-la. Viva com entusiasmo!

A palavra entusiasmo vem do grego “en-theos-asm” que significa “sopro de Deus dentro”. Se a respiração é nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional. O entusiasmo gera uma imensa energia interna, dotada de um ânimo capaz de mover as pessoas adiante, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores, tanto que a experiência mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.

Um líder, ainda que tenha uma personalidade tranquila e reservada, não pode ser apático e sem entusiasmo, porque com a mesma intensidade que um líder entusiasmado contagia as pessoas a darem o melhor de si, um líder sem entusiasmo transmite apatia para toda a equipe. Assim sendo, em liderança, nenhuma característica de personalidade pode justificar a falta de entusiasmo, porque sem ele é impossível influenciar pessoas de maneira positiva.

Mas de onde vem o entusiasmo? Ele nasce do significado da missão e do propósito. Se pensarmos em líderes como Nelson Mandella, Madre Teresa e Jesus Cristo, por exemplo, vamos rapidamente identificar que sua causa e sua missão (faça o download do texto sobre missão e propósito) eram o principal motivo de seu entusiasmo naquilo que faziam. Quando as pessoas compreendem a importância e o significado do seu trabalho, e o fazem com entusiasmo, não apenas imprimem sua energia mental, mas aplicam toda a sua força para realizá-lo.

Todo líder precisa ser um entusiasta, um otimista consciente; alguém que contagia as pessoas, que as leva a trabalharem com entusiasmo, e que vê nas dificuldades uma grande oportunidade para que todos cresçam.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação:
www.youtube.com/blogdofabossi
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
www.blogdofabossi.com.br

13 Respostas até agora.

  1. Sandra Ortigoso disse:

    Parabéns pelas significativas mensagens e pelo excelente trabalho desenvolvido.

    Felicidades,

    Sucesso,

    Feliz 2011
    Sandra Ortigoso

    • Antonio Carlos disse:

      Parabéns!
      Acompanho sempre suas mensagens e publico em meu blog ,com meus comentários.
      Sempre com crédito Marco Fabossi

  2. Gilvan Dias disse:

    Mais um belo texto que nós mostra a verdadeira essência da vida profissional e também a pessoa obrigado, Marco Fabossi por todos os texto que você vem postado por todo ano, e tenho toda certeza que 2011 vamos crescer junto profissionalmente feliz ano novo, que Deus continue te abençoado!

  3. Sônia Alê disse:

    Se obedecermos a palavra de Deus que diz que devemos fazer todas as coisas como se fosse para Deus,estaremos sempre entusiasmados e dando o nosso melhor,não é verdade?Feliz ano novo que em 2011 vc possa crescer em santidade diante de Deus.

  4. Marizélia Thomaz disse:

    Parabéns!
    Pelo texto (exemplo) maravilhoso;
    Pelo seu crescimento…;
    Pela união com a Crescimentum.
    Felicidades;
    Sucesso…

    • Marco Fabossi disse:

      Marizélia, tudo bem? Muito obrigado pelo apoio de sempre. Sucesso pra você também.

      • Marizélia Thomaz disse:

        Marco, eu estou bem. Obrigada pela sua amizade e por suas palavras.
        O ano de 2011, será um ano MUITO BOM e produtivo para todos…
        Um abraço, Maizélia

  5. Flabenilto disse:

    Marco,
    Mais vez fui motivado a compartilhar uma EXTRAORDINÁRIA mensagem com os amigos.
    Parabéns
    Flabenilto

    • Marco Fabossi disse:

      Flabenito, por falar em EXTRAORDINÁRIO, um EXTRAORDINÁRIO 2011 pra você e sua família. Que seja um ano de muitas conquistas e realizações, e que as bençãos de Deus esteja sobre vocês.

  6. marco disse:

    para reflexão

  7. LUCIENE THEREZINHA RAMOS disse:

    EXCELENTE MENSAGEM!