Clima Organizacional (Motivação)

Recém contratados, Francisco e Jonas participavam do processo de “integração”, e enquanto visitavam as diversas áreas da empresa, Francisco aproximou-se de Carlos, um antigo funcionário, e perguntou-lhe:

– Amigão, que tipo de pessoas trabalha aqui?

– Que tipo de pessoas trabalhava na empresa de onde você vem? – replicou Carlos.

– Ah! Pra ser sincero, era um grupo de egoístas e folgados. Eu estou muito satisfeito por ter saído de lá.

E Carlos respondeu:

– Poxa, sinto dizer, mas o mesmo tipo de pessoas você encontrará por aqui.

Carlos então olhou para Jonas, que observava calado a conversa, e perguntou:

– E você? Que tipo de pessoas trabalhava na empresa de onde você vem?

– Ah senhor, um grupo extraordinário de pessoas. Gente amiga, honesta, trabalhadora. Fiquei muito triste por ter que deixá-las, mas a oportunidade de trabalho aqui é bem melhor.

E Carlos então respondeu:

– Fico feliz por você, porque o mesmo tipo de pessoas você encontrará por aqui!

Ao escutar a conversa, Francisco, inconformado, comentou:

– Como é possível o senhor dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?

E Carlos respondeu:

– Cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo.

Existem pessoas que reclamam de tudo e de todos; nada está bom; tudo é culpa da empresa, do chefe, do governo, do clima, e assim vai. O interessante é que estas pessoas mudam de departamento ou de área na empresa, e no inicio vai tudo muito bem, mas com o passar dos dias, aos poucos, tudo volta a ser exatamente como era antes, levando-as a se perguntar: “Poxa, estava tudo tão bom no início. Porque as coisas ficaram tão ruins novamente?”. A resposta é simples: Porque estas pessoas mudam de ambiente, mas não mudam o seu modelo mental e o seu comportamento.

Com relação ao ambiente de trabalho, existem basicamente dois tipos de profissionais: Os que influenciam o ambiente, e os que se deixam influenciar por ele. O problema é que, assim como na liderança, esta influência pode ser negativa. Por isso, antes de reclamarmos do ambiente de trabalho ou do clima organizacional, precisamos fazer-nos algumas perguntas importantes:

– Eu influencio o ambiente, ou deixo que ele me influencie?

– Quanto a minha influência colabora para que o ambiente de trabalho melhore?

– Reclamar ajuda? Terceirizar a culpa ajuda?

– O que eu posso fazer pra ajudar a melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho?

Se você deseja que as coisas melhorem em sua empresa, faça a sua parte. Parafraseando Gandhi, que disse: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, uma dica: “Seja a mudança que você quer ver na sua empresa”.

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

7 comentários sobre “Clima Organizacional (Motivação)

  1. Muito bom,toda mudança precisa começar primeiro em nós mesmos,para depois ir adiante só assim temos um bom efeito.

  2. Em todos os lugares, ambientes, em qualquer área de nossa vida, existirá situações, pessoas,influencias, etc, boas e ruins.
    Devemos aprender, saber lidar, conviver e se o nivel de estresse, decepções causado, chegar ao extremo, devemos sim tomar decisões sérias, mudarmos,como o exemplo citado acima, procurar um novo emprego.
    O importante é aceitarmos e associarmos o que estamos procurando, com o que nos foi proposto, e tornarmos o nosso caminho na área que estamos buscando nossas melhoras, mais prazerosa, feliz com motivação, com entusiasmo, enfim com “AMOR”.
    Na área profissional é o maior periodo em carga horária, representada de nosso dia, em nossa vida,envolvendo todo o nosso emocional, ligado a nossa saude. Devemos amar o que fazemos, mantermos nossa energia positiva, juntamente com o que foi proposto com o que aceitamos, realizando o nosso 1/3 com responsabilidade, ajudar o próximo, a equipe sempre no positivo, melhorararmos a cada dia, nos sentirmos satisfeitos e felizes e trabalhar com “AMOR”.

  3. Texto muito interessante para os dias atuais. Muitas pessoas vivem a reclamar e colacar defeito em tudo e todos. Se chove, quer sol, se o dia é ensolarado está calor, quer chuva. Precisamos nos sentir parte ou ter sentimento de pertencimento da situação, do ambiente… e assim certamente olharemos com mais detalhes e menos critica.
    Valeu, Fabossi! Seu texto mais uma vez me encantou. Serviu para que melhor observe meus ambientes:minha casa, meu trabalho,meus amigos, minha família.

  4. Olá,
    Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
    Atenciosamente,
    Roberto Lion Motta

    Editora Quantum – Revista VendaMais, InvestMais e Liderança
    http://www.editoraquantum.com.br

  5. Gosto muito de mensagem motivacionais,são ferramentas importantes para um líder quer o bem de seus liderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *