• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Clima Organizacional (Motivação)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 4 - 2010 7 Comentários

Recém contratados, Francisco e Jonas participavam do processo de “integração”, e enquanto visitavam as diversas áreas da empresa, Francisco aproximou-se de Carlos, um antigo funcionário, e perguntou-lhe:

- Amigão, que tipo de pessoas trabalha aqui?

- Que tipo de pessoas trabalhava na empresa de onde você vem? – replicou Carlos.

- Ah! Pra ser sincero, era um grupo de egoístas e folgados. Eu estou muito satisfeito por ter saído de lá.

E Carlos respondeu:

- Poxa, sinto dizer, mas o mesmo tipo de pessoas você encontrará por aqui.

Carlos então olhou para Jonas, que observava calado a conversa, e perguntou:

- E você? Que tipo de pessoas trabalhava na empresa de onde você vem?

- Ah senhor, um grupo extraordinário de pessoas. Gente amiga, honesta, trabalhadora. Fiquei muito triste por ter que deixá-las, mas a oportunidade de trabalho aqui é bem melhor.

E Carlos então respondeu:

- Fico feliz por você, porque o mesmo tipo de pessoas você encontrará por aqui!

Ao escutar a conversa, Francisco, inconformado, comentou:

- Como é possível o senhor dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?

E Carlos respondeu:

- Cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo.

Existem pessoas que reclamam de tudo e de todos; nada está bom; tudo é culpa da empresa, do chefe, do governo, do clima, e assim vai. O interessante é que estas pessoas mudam de departamento ou de área na empresa, e no inicio vai tudo muito bem, mas com o passar dos dias, aos poucos, tudo volta a ser exatamente como era antes, levando-as a se perguntar: “Poxa, estava tudo tão bom no início. Porque as coisas ficaram tão ruins novamente?”. A resposta é simples: Porque estas pessoas mudam de ambiente, mas não mudam o seu modelo mental e o seu comportamento.

Com relação ao ambiente de trabalho, existem basicamente dois tipos de profissionais: Os que influenciam o ambiente, e os que se deixam influenciar por ele. O problema é que, assim como na liderança, esta influência pode ser negativa. Por isso, antes de reclamarmos do ambiente de trabalho ou do clima organizacional, precisamos fazer-nos algumas perguntas importantes:

- Eu influencio o ambiente, ou deixo que ele me influencie?

- Quanto a minha influência colabora para que o ambiente de trabalho melhore?

- Reclamar ajuda? Terceirizar a culpa ajuda?

- O que eu posso fazer pra ajudar a melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho?

Se você deseja que as coisas melhorem em sua empresa, faça a sua parte. Parafraseando Gandhi, que disse: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, uma dica: “Seja a mudança que você quer ver na sua empresa”.

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

7 Respostas até agora.

  1. Sônia Alê disse:

    Muito bom,toda mudança precisa começar primeiro em nós mesmos,para depois ir adiante só assim temos um bom efeito.

  2. Marizélia Thomaz disse:

    Em todos os lugares, ambientes, em qualquer área de nossa vida, existirá situações, pessoas,influencias, etc, boas e ruins.
    Devemos aprender, saber lidar, conviver e se o nivel de estresse, decepções causado, chegar ao extremo, devemos sim tomar decisões sérias, mudarmos,como o exemplo citado acima, procurar um novo emprego.
    O importante é aceitarmos e associarmos o que estamos procurando, com o que nos foi proposto, e tornarmos o nosso caminho na área que estamos buscando nossas melhoras, mais prazerosa, feliz com motivação, com entusiasmo, enfim com “AMOR”.
    Na área profissional é o maior periodo em carga horária, representada de nosso dia, em nossa vida,envolvendo todo o nosso emocional, ligado a nossa saude. Devemos amar o que fazemos, mantermos nossa energia positiva, juntamente com o que foi proposto com o que aceitamos, realizando o nosso 1/3 com responsabilidade, ajudar o próximo, a equipe sempre no positivo, melhorararmos a cada dia, nos sentirmos satisfeitos e felizes e trabalhar com “AMOR”.

  3. MARIA APARECIDA disse:

    Texto muito interessante para os dias atuais. Muitas pessoas vivem a reclamar e colacar defeito em tudo e todos. Se chove, quer sol, se o dia é ensolarado está calor, quer chuva. Precisamos nos sentir parte ou ter sentimento de pertencimento da situação, do ambiente… e assim certamente olharemos com mais detalhes e menos critica.
    Valeu, Fabossi! Seu texto mais uma vez me encantou. Serviu para que melhor observe meus ambientes:minha casa, meu trabalho,meus amigos, minha família.

  4. Olá,
    Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
    Atenciosamente,
    Roberto Lion Motta

    Editora Quantum – Revista VendaMais, InvestMais e Liderança
    http://www.editoraquantum.com.br

  5. Muito interessante suas dicas. Descubro muita coisa boa em seu blog. Parabéns! Fred

  6. Hilton Carlos disse:

    Gosto muito de mensagem motivacionais,são ferramentas importantes para um líder quer o bem de seus liderados.