• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Presentes (Administração do Tempo)

Postado por Marco Fabossi outubro - 17 - 2010 6 Comentários

Jorge era um profissional bem-sucedido, que já havia conquistado muitas coisas na vida: um ótimo casamento, esposa e filhos maravilhosos, muitos amigos, bens, um trabalho que lhe dava prazer e remunerava muitíssimo bem, enfim, uma vida aparentemente estável e tranqüila.

Havia, porém, um pequeno detalhe: por mais que se esforçasse, Jorge não conseguia equilibrar e conciliar toda essas coisas. O trabalho, as urgências, e os afazeres do dia-a-dia lhe ocupavam todo o tempo, levando-o a negligenciar o tempo e atenção que dedicava às pessoas amadas. Jorge entendia que por serem tão próximas elas entenderiam que estava muito ocupado com seu trabalho.

Ao perceber a situação, seu pai lhe deu um presente: uma flor raríssima e muito cara, da qual havia poucos exemplares no mundo. E lhe disse:

– Filho, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e conversar um pouquinho com ela. Ela lhe dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

Jorge adorou o presente, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas do dia-a-dia surgiam, o trabalho e as viagens consumiam todo o seu tempo e a sua vida, que continuava desequilibrada, não lhe permitindo cuidar do presente que seu pai havia lhe dado.

Quando chegava em casa, observava a flor que continuava maravilhosa, sem qualquer sinal de fraqueza; apenas estava lá, linda e perfumada. Cansado do trabalho, ele então passava direto.

Certo dia, porém, para sua surpresa, sem mais nem menos, a flor morreu. Ele chegou em casa e levou um tremendo susto! A flor estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.

Jorge chorou, e ligou para o seu pai contando o que havia acontecido, que lhe disse:

– Filhos, eu já imaginava que isso aconteceria. Eu não posso te dar outra flor porque ela era rara e única, assim como sua esposa, seus filhos, sua família e seus amigos. Eles são presentes que Deus te deu, mas que você precisa aprender a regar, cuidar, conversar, e dar amor e atenção a eles, pois assim como esta flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre linda, florida e perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Apesar de sabermos que a vida é muito mais que trabalho, somos muitas vezes enredados e levados pela correria do dia-a-dia, deixando que o trabalho, as urgências e os problemas nos envolvam a tal ponto que acabamos nos sentindo em meio a uma batalha, na qual o maior objetivo é sobreviver. Competitividade, globalização, produtividade, resultados, posição, status, viagens, atualização, networking, clientes, e dezenas de outros motivos ocupam a mente e o coração de pessoas que, desesperadas, não conseguem encontrar equilíbrio, sentido e propósito naquilo que fazem.

Vivemos como se fossemos imortais, sem muita preocupação com o nosso próprio bem-estar e o daqueles que amamos. Estamos tão envolvidos com trabalho e carreira, que não percebemos que estamos deixando a vida nos escapar por entre os dedos; nos preocupamos com o padrão de vida, enquanto vivemos uma vida sem padrão.

Dedique o seu presente para cuidar dos presentes que Deus colocou em suas mãos. Use o seu tempo com sabedoria.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

6 Respostas até agora.

  1. Sabias palavras. Obrigado. 😉

  2. Rubens Lourenzi. disse:

    Olá, irmão Fabossi, creio tb q é muito importante termos o equilíbrio em tudo q realizamos, principalmente a família q é uma instituição criada por DEUS.
    Quero te dizer que recebi alguns textos seu, os quais já lidos anteriormente, quando enviados por vc e, esta pessoa que me enviou é o Flabenilto Parreira, que é Pr. da igreja Unida de Osasco, o qual trabalha comigo, e fiquei feliz dele te elogiar pelo seu Blog, textos e palestras ministradas.
    Também hoje 17/10 te vi de longe na Bíblica no culto da manhã, fiquei feliz, vc estava com camiseta verde, não sei se palmeirense? Não foi possível te falar um OI. Tenha um ótima semana no SENHOR
    Deus abençõe vc a Rosana e filhos.

    Rubens Lourenzi.

  3. Sônia Alê disse:

    Como diz a música:”É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã,e se vc parar prá pensar na verdade não há”,para ele não existia amanhã porque ele não conhecia Deus, mas nós sabemos que temos uma eternidade, porém isso não justifica o descuidar da nossa vida agora, é preciso remir o tempo e aproveitar cada dia como presente de Deus.

  4. Fernando Lustosa disse:

    Bom dia, Marco.

    Como sempre, todas as vezes que paro para meditar em textos escritos por pessoas que amam a vida, e se dedicam á outros, sinto-me assistido por Deus. Obrigado por mais essa orientação,seus textos tem sido de muito valor para minha vida. Peço a Deus que continue cuidando de você e dos seus.
    Quantas oportunidades passasm por nós, hoje por exemplo, posso parar e colocar na balança minhas decisões, onde tenho investido meu tempo? Como tenho cuidado das pessoas que o Senhor me deu, como tenho administrado minhas atividades?
    Mais uma oportunidade que recebo para amar e me dedicar a todos que amo, e me rodeiam.
    Senhor me ajude a amar com o Seu amor e a valorizar tudo que tem me dado. Te amo!

    Valeu Marco!

  5. Claudinei Franzini disse:

    Fabossi, essa foi prá derrubar, rsrsrs.. Eu estou regando as minhas flores… Obrigado por me ajudar com essa lição.

  6. Marizélia Thomaz disse:

    Marco, sua mensagem é pura verdade….

    Já trabalhei muito em minha vida, reguei da melhor maneira que pude os meus pais, rego e cuido do meu jardim ( familia, parentes e amigos), com muito amor até hoje.
    Hoje diante de uma situação mais equilibrada e de possuir um jardim bem florido, estou pensando mais em mim,cuidando mais de mim, e começando a trabalhar em uma carreira mais prazerosa. DEUS SEJA LOUVADO.

    Abraço

    Marizelia