• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Zona de Conforto (Motivação)

Postado por Marco Fabossi agosto - 29 - 2010 10 Comentários

Dentro de uma linda gaiola vivia um passarinho, que tinha uma vida segura e tranqüila. Era monótona, é verdade, mas a monotonia é o preço que se paga pela segurança.

Nos limites de uma gaiola, os sonhos aparecem, mas logo morrem, por não haver espaço para baterem asas. Só fica um grande buraco na alma, que cada um enche como pode.

Assim, restava ao passarinho ficar pulando de um poleiro para outro, comer, beber, dormir e cantar. O seu canto era o aluguel que pagava ao seu dono pelo gozo da segurança da gaiola.

Do seu pequeno espaço ele olhava os bem-te-vis, atrás dos bichinhos; os beija-flores, com seu mágico bater de asas; as rolinhas, arrulhando, fazendo amor; as pombas, voando como flechas. Ah! Ele queria ser como os outros pássaros, livres… Ah! Se aquela porta se abrisse…

Pois não é que, para sua surpresa, naquele dia o seu dono a esqueceu aberta? Agora ele poderia agora realizar todos os seus sonhos. Estava livre, livre, livre!

Ele saiu e voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo e pensou: “Puxa! Como é alto! O chão da gaiola fica bem mais perto”. Sentiu um pouco de tontura. Teve medo de cair, e agachou-se no galho, para ter mais firmeza. Viu outra árvore mais distante, teve vontade de ir até lá, mas não estava seguro de que suas asas agüentariam, e agarrou-se ao galho mais firmemente ainda.

– Hei você! – era uma passarinha – Vamos voar juntos até aquela pimenteira? Ela está carregadinha de pimentas vermelhas e deliciosas. É preciso apenas prestar atenção no gato, que anda por lá…

Ele ficou todo arrepiado só de ouvir o nome gato, e disse para a passarinha que não gostava de pimentas. A passarinha então procurou outro companheiro, já que ele decidiu continuar com fome.

Chegou o fim da tarde e a noite se aproximava. Onde iria dormir? Lembrou-se do prego amigo, na parede da cozinha, onde a sua gaiola ficava dependurada. Teve saudades dele.

Teria de dormir num galho de árvore, sem proteção? Gatos sobem em árvores? Eles enxergam no escuro? Tinha também que pensar nos meninos com seus estilingues, no dia seguinte.

Ele nunca imaginara que a liberdade fosse tão complicada. Teve saudades da gaiola, e voltou. Felizmente a porta ainda estava aberta. Em seguida chegou o dono, e percebendo a porta aberta, imediatamente a fechou e disse: “Passarinho bobo! Passarinho de verdade gosta mesmo é de voar!”.

Mas o passarinho preferiu voltar para sua “vidinha” tranquila e segura…

(Adaptado por Marco Fabossi do Texto de Rubem Alves)

De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as frutas” Will Rogers

A Zona de Conforto se parece muito com uma gaiola: calma, segura, previsível, tranqüila, mas também limitada, chata e monótona. Mas apesar de serem parecidas, existe uma diferença fundamental entre elas: a porta de uma gaiola fica fechada, enquanto as portas da Zona de Conforto permanecem o tempo todo abertas, esperando apenas que as pessoas decidam deixá-la.

É importante lembrar que não existe evolução sem mudança, e que mudanças só acontecem fora da gaiola ou da Zona de Conforto, num lugar chamado Zona de Aprendizagem, onde as coisas realmente acontecem. Um lugar onde acertamos, erramos, aprendemos, nos desenvolvemos, enfim, um lugar onde estão as verdadeiras oportunidades que nos fazem crescer pessoal e profissionalmente.

Experimente, tente algo novo, dê mais um passo, não permita que o conforto, a tranqüilidade, e até mesmo o medo o(a) impeçam de realizar seus sonhos e projetos. Voe!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi.

Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
João Pessoa – PB: 18 e 19 de Setembro
Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br
.
Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

10 Respostas até agora.

  1. Sônia Alê disse:

    Mudança é sempre necessário e sempre que aprendemos automaticamente sentimos a necessidade de mudar alguma coisa,é preciso correr riscos,mas com os olhos firmes em nossos objetivos sabendo aonde queremos chegar.

  2. O texto é simples e ao mesmo tempo profundo, ele nos remete a nossa “tendência” ao comodismo É claro que a meta/objetivo tem que ser seguida,mas nem por isso devemos ficar presos as nossas “gaiolas”.São raros os profissionais que se arriscam e, para sermos LIDERES temos que ousar. O verdadeiro LIDER não ter medo do desconhecido, ao contrario ele quebra paradigmas e busca novas alternativas.

    Henrique Marins
    JMC – Yamana Gold

  3. Odete Reis disse:

    Pura verdade Marco: para evoluirmos temos que sair da zona de conforto, temos que alçar vôos mais altos e longos.
    E com certeza a recompensa virá.
    Abraço,
    Odete

  4. Bruno Castro disse:

    Mais um texto de conteúdo muito bom! Sempre que posso, dou uma olhada aqui no blog para me atualizar sobre assuntos pertinentes à nossa área.

    PARABÉNS!

  5. Mayra disse:

    Adorei o texto

  6. Victor Augusto Nardes Martins disse:

    Bom dia

    Marco,trabalho no GRUPO BOTICARIO e sou um grande fã seu. Sua empresa ja deu diversos cursos em nossa empresa onde sempre discutimos essa zona de conforto. É uma empresa maravilhosa que da diversas oportunidades a todos nos, mas pede que seus funcionarios tenham iniciativa e saiam dessa zona de conforto. Quero dizer que sempre usamos seus textos como forma de aprendizado.

    Um grande abraço

    Victor

  7. […] apresento um texto retirada do blog do Marco Fabossi que mostra muito bem o que é viver na inércia da zona de […]

  8. Cássia disse:

    Estou vivendo algo parecido, e com uma insegurança e medo de mudar de cidade e enfrentar o novo. O seu texto é excelente, nos faz refletir e nos da coragem. Parabéns.

  9. Márcia disse:

    Muito bom!!! No dia a dia vivemos nos deparando com situações que demandam decidir entrar ou sair da gaiola.
    Perfeito!!