O Piquenique das Tartarugas (Trabalho em Equipe)

A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem naturalmente lentas, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!

Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias… Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não agüentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
– Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!
.
No trabalho em equipe, e também em nossas vidas, muitas vezes as coisas acontecem mais ou menos desse jeito. Desperdiçamos muito tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas, e ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo, que deixamos de fazer a nossa parte; de fazer o que se espera de nós.
Entre o estímulo e a resposta, há um espaço, onde estão a liberdade e o poder de mudar as nossas escolhas. Entre qualquer coisa que tenha acontecido ou esteja acontecendo a você neste momento, e a sua resposta a elas, há um espaço em que você tem a liberdade e o poder de escolher a sua resposta. E estas respostas é que vão governar o seu crescimento, suas realizações e suas contribuições para que você e sua equipe se tornem cada vez melhor.
Se os outros não estão fazendo a parte que lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar a equipe e o ambiente de trabalho melhores a cada dia.
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi
.
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

31 comentários sobre “O Piquenique das Tartarugas (Trabalho em Equipe)

  1. Bom dia Fabossi,

    Achei muito interessante a moral da história.
    Fiz uma divulgação em meu blog:

    oqueebomnaweb.blogspot.com

    Dá uma passadinha por lá!

  2. Boa Tarde!

    Gostei muito do texto das tartarugas…conheço pessoas que fazem exatamente como no ocorrido, devemos estar sempre atento para não proceder desta forema e realmente ajudar quem tem este tipo de atitude.
    Um abraço.

  3. Marco,
    excelente artigo, que infelizmente apresenta as atitudes dentro de uma organização. um esperando o outro.
    um abraço,
    Marcos Prandi

  4. Oi Fabossi,essa é a primeira vez q eu entro no site,eu conheci o seu trabalho quando e li um texto seu com o título “Líder sem caráter’,e tem me ajudado muito, pois agora estou numa fase da minha vida que estou liderando um grupo, e seus textos são muitos bons, e tem me ajudado bastante!
    Que Deus continue te inspirando!
    Amanda Costa/RJ

  5. Oi Fabossi, esse texto é a realidade de muitas ambientes de trabalho onde se espera pelo o outro e esquece que ele proprio fasendo o que tem q ser feito o cresciemnto é mto maior . Mas muitos prefere ficar olhando o que os outros fasem ou deixam de faser.

  6. Parabéns pelo texto!

    Sou coordenadora de uma equipe de 23 funcionários e sempre busco texto que falem sobre o trabalho em equipe para ele refletirem, caso tenha mais alguns por favor me envie, será de grande valia apra nós!

    Ana Paula

    • Ana Paula, tudo bem? Muito obrigado pela participação e comentários no blog.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  7. Adorei o texto, abordou de uma forma bastante descontraída um problema do cotidiano das empresas. Gostaria de continuar usufruindo dos conhecimentos veiculado no blog. Obrigada!

  8. Boa Tarde
    Marco
    Adorei o texto, gostaria de saber se não tem em forma de desenhos os fatos da histora, vou utilizar numa reunião com um grupo que virá trabalhar comigo aqui no Ceu Vila do Sol numa semana de janeiro.
    Desde já agradeço…
    Nazaré

    • Nazaré, bom dia. Muito obrigado por participar do Blog da Liderança. Infelizmente não tenho conhecimento se existe alguma ilustração dessa metáfora. Existe sim um desenho animado dos sapinhos, que tem um contexto um pouco diferente, mas pode ser utilizado em algum momento. Você pode encontrá-lo no Youtube. O link é este:

      http://www.youtube.com/watch?v=rQVEhgT4cRY

      Abraços,

      Marco Fabossi

  9. Interessante, gostei muito desse texto: O Piquenique das Tartarugas. Abraço a todos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *