• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Exercício da Compaixão (Coaching)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 13 - 2009 2 Comentários
compaixao Você está irritado com alguém? Um colega de trabalho, seu chefe, alguém de seu relacionamento pessoal ou um vizinho que vive te incomodando? Então você vai adorar este artigo!
Desde sempre somos inundados de conceitos sobre o que é o amor, sobre ter compaixão e perdoar as pessoas. Você também cansou de ouvir falar nisso? Então, por que estamos vivenciando um aumento brutal da intolerância no mundo?
Talvez seja porque vivemos dentro de nossas cabeças, como bibliotecas ambulantes cheio de teorias e regras. É como se soubéssemos tudo sobre algum assunto, como futebol, por exemplo, e na prática não conseguimos sequer chutar uma bola.
Afinal, onde aprendemos a colocar os conceitos em prática? Muito pelo contrário, o que aprendemos foi explodir com alguém em um momento de raiva e dizer: “Que se dane! Não tenho sangue de barata!”
A raiva é autêntica! Todos já experienciaram e sabem como é. É praticamente incontrolável, é uma explosão, um banho de adrenalina que faz cada célula do nosso corpo sentir esta emoção.
Já o amor, compaixão e perdão são apenas pálidas descrições de sentimentos que só podem ser imaginados. São fáceis de entender, mas difíceis de exercitar, não é mesmo?
Então, como colocar em prática, experimentar estes conceitos na vida real e começar nossa mudança em busca dos ideais de tolerância, amor ao próximo e compaixão? Através de exercícios simples e objetivos! Principalmente, se puderem ser usados “on-line” nos momentos de tormenta que enfrentamos.
Aqui um exemplo disso: experimente com alguém que você esteja passando por conflito e desentendimento. É alívio imediato! Chama-se “Exercício da Compaixão”:
Instrução: Execute os cinco passos com a mesma pessoa.
Passo 1: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa também está buscando alguma felicidade para sua vida”.
Passo 2: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa está tentando evitar sofrimento em sua vida”.
Passo 3: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa têm conhecido tristeza, solidão e desespero”.
Passo 4: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades”.
Passo 5: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: “Assim como eu, esta pessoa está aprendendo sobre a sua vida”.
Não adianta apenas ler! Relaxe, coloque sua atenção na pessoa e experimente! Note como vai se sentir após fazer o exercício. Funciona!
Ajude a criar um ambiente de compaixão e tolerância a sua volta.
“Amor é criar um espaço onde algo tem permissão de mudar!”
Harry Palmer (Adaptado)
Colaboração de Rosana Fabossi
.
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Informações sobre Coaching, Palestras e Treinamento em Liderança pelo e-mail marco@marcofabossi.com.br
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi

2 Respostas até agora.

  1. hermano disse:

    realmente incrivel como funciona o exercicio.Muito positivo o exercicio da compaixão.
    sds

  2. Igor disse:

    Este exercício da compaixão é realmente muito bom, mas como fazemos se eu não estou “assim como” a pessoa em cada um destes Passos?

    Ex.Assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades.(Se um dos dois não estiver realmente buscando isso, como fazemos?)