Felicidade (Motivação)

felicidade Quando eu era um calouro na escola, eu vi um garoto da minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Ele carregava muitos livros, e eu pensei:
– Poxa, por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa sexta-feira? Esse cara deve mesmo ser um C.D.F.
Como eu já tinha meus planos para o final de semana, não dei muita atenção àquele garoto, mas percebi um grupo de garotos correndo em sua direção. Eles o atropelaram, e derrubaram todos os seus livros e também seus óculos.
Kyle ergueu o rosto e eu pude notar uma profunda tristeza em seus olhos. Eu corri até ele enquanto ele engatinhava, procurando por seus óculos, e pude ver algumas lágrimas em seus olhos. Enquanto eu lhe entregava os óculos, lhe disse:
– Aqueles caras são uns babacas. Eles realmente deviam arrumar o que fazer.
Ele olhou para mim e apenas disse:
– Muito obrigado!
Mas havia um grande sorriso em seu rosto. Era um daqueles sorrisos que realmente demonstram gratidão. Eu então o ajudei a apanhar seus livros, perguntei onde ele morava, e o acompanhei até a sua casa, que por coincidência era perto da minha.
Nós conversamos por todo o caminho de volta para casa, e Kyle se revelou um garoto bem legal. Eu o convidei para jogar futebol no sábado com meus amigos, e ele aceitou. Nós ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Kyle, mais gostava dele. E meus amigos pensavam da mesma forma.
Chegou a Segunda-Feira, e lá estava o Kyle com aquela quantidade imensa de livros outra vez. Eu o parei e disse:
– Poxa, você vai ficar musculoso carregando esta pilha de livros assim todos os dias!
Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros. Pelos próximos quatro anos Kyle e eu nos tornamos os melhores amigos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar na Faculdade, e decidimos ir para lugares diferentes. Eu sabia que seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria um problema. Ele seria médico, e eu ia tentar uma bolsa escolar no time de futebol.
Kyle era o orador oficial de nossa turma, e no dia da Formatura ele estava um pouco nervoso, então eu dei um tapinha em suas costas e disse:
– Ei garotão, você vai se sair bem !
Ele olhou pra mim com aquele mesmo olhar de gratidão, sorriu e disse:
– Valeu.
Em seguida ele subiu no palco, limpou a garganta e começou o discurso:
– A Formatura é uma época para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Nossos pais, professores, irmãos, mas principalmente aos seus amigos. Quero lhes dizer que ser um verdadeiro amigo para alguém é o melhor presente que podemos dar a alguém. Permita-me contar-lhes uma história…
Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar na história que ele contava sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana. Ele contou a todos como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse, e por isso estava levando todos os seus livros para casa.
Ele olhou diretamente nos meus olhos e disse:
– Felizmente eu fui salvo. Meu amigo me salvou de fazer algo inominável.
Eu observava o nó na garganta em todos na platéia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza. Seus pais olharam para mim sorrindo com aquela mesma gratidão.
Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele havia me dado naquele dia.
.
Estamos sempre tão ocupados com nossos próprios problemas, que quase não temos tempo para perceber as necessidades dos outros, não é mesmo? E não estou apenas falando daqueles que casualmente encontramos nos semáforos, nas esquinas ou nas calçadas, mas principalmente dos que estão ao nosso redor; em casa, no trabalho, na escola, enfim, os mais próximos.
Um pequeno gesto de atenção, de amor, de carinho, pode mudar a vida de uma pessoa pra sempre. Um sorriso, um abraço, uma palavra, um olhar, não nos custam nada, mas têm valor inestimável para quem os recebe.
O segredo da felicidade está em fazer os outros felizes.

Metáforas como esta fazem parte do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, que será lançado em agosto de 2009.

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi

23 comentários sobre “Felicidade (Motivação)

  1. Algumas pessoas ñ tem nem noção do q é amizade; às vezes ela é mais importante do que uma família. Obrigado Fabossi.

  2. Se as pessoas se preocupassem em ser mais útil aos outros, o mundo seria mais delicado, pois é o egoísmo e egocentrismo que nos impede de enxergarmos os que estão precisando de nós!!
    Dorita.

  3. poxa achei facinante essa estoria muito linda eu estou pensando em apresentar no grupo de jovens .obrigada por compartilhar comigo.

    • Ana Paula, fico feliz que tenha gostado. Depois me conta o resultado com o grupo de Jovens. Um abraço, Marco.

  4. “Faça o bem, não importa a quem”. Muito legal essa metáfora. Adorei ter encontrado seu blog, sempre que recebo-as por e-mail, apareço aqui para ler…

  5. Oi Marco, Gostaria de parabeniza-lo pelas excelentes metáforas, textos, etc.. publicados em seu Blog. Esta ultima simplesmente foi de tirar o folego. Não vejo a hora do lançamento do teu livro. Quando vai ser? Já estou ansioso para adquiri-lo. Um abraço e continue com estas excelentes exposições.

    • Wanderson, tudo bem? Poxa, muito obrigado por seus comentários. O Livro “Coração de Líder” será lançado no dia 25/08, as 19h00, na Livraria da Vila, na Vida Madalena, em São Paulo. Eu estarei enviando um convite via e-mail com os detalhes nos próximos dias. Seria um prazer poder contar com sua presença neste dia. Um grande abraço, Marco.

  6. isso é só uma metafora, más acho que todos nós devemos por isso em pratica…..
    ou seja, devemos tranformar as metaforas em algo real na nossa vida, no nosso cotidiano.
    gostei muito de ter recebido esse e-mail,
    Obriga Marcos.

  7. este texto é maravilhoso!!!!as vezes o corre-corre do dia a dia nos impede de olhar ao nosso redor.bjs
    adorei.

  8. Caro Amigo Fabossi.

    Eu já conhecia , está historia, eu a utilizei para uma abertura de encontro de amigos, foi muito bom. E hoje lendo-a novamente me fez refletir, como é facil ser feliz não é mesmo ? Como um simples sorriso, como um simples abraço pode fazer tanta diferença. Talvez você não imagina , mas essa história vai mecher com muita gente .
    Me lembro de uma frase na minha infancia que dizia ” A vida só vale a pena ser vivida quando vivida para os outros “. Antes eu não compreendia muita essa frase , hoje eu já consigo entender.

    Muito Obrigado Amigo ….

  9. Nossa, seu blog é simplesmente maravilhoso ….

    Você coloca as histórias dentro de nosso cotidiano e nos faz pensar em nossas atitudes de forma que jamais pensamos.
    Encontrei seu blog por acaso, numa busca no Google e não consigui mais parar de ver suas histórias.
    Obrigada por nos ajudar a ampliar nossos conhecimentos.
    Abraços

  10. Que Deus te abençoe,!!!!!!! que historia maravilhosa!!!!
    que faz refletir e emociona a gente muto obrigado por isso… seu livro é um suscesso!!!!! parabens amigo….

  11. Muito bom esse texto!
    Gostaria de saber se foi baseado numa história real. Ou se sabe quem é o autor.
    Adorei o Blog 🙂
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *