O Granjeiro (Liderança)

granjeiroO granjeiro pediu a um sábio que o ajudasse a melhorar sua granja que tinha baixo rendimento. O sábio então escreveu algo em um pedaço de papel, colocou-o em uma caixa, fechou-a e entregou ao granjeiro, dizendo:
– Leva esta caixa a todos os lados da sua granja, três vezes ao dia, durante um ano.
E assim fez o Granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo. Ele acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem a devida alimentação. Ao que chamou a atenção dos responsáveis. E à noite, quando foi à cozinha, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando alimentos, e então chamou-o e conversou com ele.
A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja com seu amuleto, de um lado para o outro, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.
Ao final de um ano, o sábio retornou para conferir o resultado e resgatar a caixa, porém o granjeiro lhe disse:
– Por favor, deixe esta caixa comigo por mais um ano; minha granja melhorou muito desde que estou com este amuleto!
O sábio sorriu e, abrindo a caixa, respondeu:
– Você não precisa deste ou de qualquer outro amuleto. Precisa apenas continuar fazendo o que está escrito neste papel: Se quiseres que as coisas melhorem, precisa acompanhá-las constantemente.

O sucesso ou fracasso é determinado pelo nível de esforço e dedicação que empenhamos naquilo que fazemos.
Um dos principais recursos do Líder é a delegação. Ao delegar, ele externa sua confiança em seus liderados, amplia o grau de iniciativa da equipe, compartilha autoridade e responsabilidade, aumenta o poder de criatividade e inovação a partir das contribuições das pessoas, e contribui para que a credibilidade e a confiança permeiem a equipe.
É preciso, porém, entender que “delegar” é bem diferente de “delargar”. Como líderes, somos responsáveis pelos resultados, e estes somente serão alcançados se delegarmos sem “delargar”, estabelecendo mecanismos que permitam acompanhar o desenvolvimento das tarefas da equipe em direção aos resultados estabelecidos.

Metáforas como esta fazem parte do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, que será lançado em agosto de 2009.

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi

Um grande abraço,
Marco Fabossi

20 comentários sobre “O Granjeiro (Liderança)

  1. BOA NOITE
    MARCO
    Mais uma vez adorei o texto, pois todos os dias temos que melhorar, ou corrigir algo, ou pelo menos tentar. adorei, parabéns

  2. Obrigado,por comparilhar..na nossa comunhão o Senhor ordena a sua bençao,eu creio que esse é um novo jeito de comunhão também!

    • Jane, muito obrigado por seus comentários. Sem dúvida que a tecnologia é também uma ferramenta para abençoar.

    • Ivone, muito obrigado por seus comentários no blog. Fico feliz em saber que as mensagens são importantes para você. Um abraço.

      Marco

  3. Marco

    Agradeço muito suas mensagens, são realmente de grande importancia, principalmente a de liderança, onde trabalho com um grupo de 11 pessoas que lidero.
    Que Deus continue te capacitando.

  4. Obrigado Fabossi. Vc é uma pessoa iluminada. Continue sempre esse trabalho fabuloso de despertar nas pessoas a águia que ha em cada um de nos. Parabens; o mundo precisa disso…

  5. Muito boa a mensagem sobre o granjeiro… Todos podemos e devemos melhorar a produção de nossas granjas. DEUS o abençõe.

    • Salomão, muito obrigado por seus comentários. Todos nós podemos melhorar a cada dia. Um abraço. Marco.

  6. olá, Marco

    Tem sido muito bom receber suas mensagens. Encaminho para minha família, meus amigos e principalmente aplico os ensinamentos no meu dia-a-dia.
    O tema da minha monografia foi: “A importância da liderança na motivação”.
    É um tema que gosto muito.

    Obrigada, Sonia

    • Sonia, obrigado por seus comentários. Sua monografia está disponível para consulta? Um abraço.

  7. Ola Marco é muito bom ter suas mensagens com conteudos edificantes que faz nos remeter a aprendizados de grandes lideres

  8. Marco,

    Com mais esse relato, confirma o meu pensamento e aprendizado coaching: “A cada vez que delegamos, fortalecemos nossa autoridade a recempensa é a admiração e o respeito do seu seu liderado, pois, com essa atitude você mostra a ele o quão é importante dentro do processo”.

  9. Não tenho duvida de que os olhos do dono (ou responsável) é que “engorda a boiada”… Um abraço.

  10. Amado irmão, vejo que devemos ter a responsabilidade de atentar constantemente por aquilo que nos foi coloca para cuidar, seja no trabalho, na família, no dia a dia. Quando iniciamos um desafio logo que aprendemos tudo dele, já não damos tanta atenção, assim é com o ser humano que não pensa em progredir. Jamais devemos deixar para outros o que é de nossa conta.

    Abraço,

    Rubens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *