• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Os Macaquinhos (Administração do Tempo)

Postado por Marco Fabossi junho - 9 - 2009 4 Comentários

 Na era da informação e do conhecimento, depois das reengenharias, “downzisings” e outros supostos processos de modernização organizacional, a carga de trabalho tem levado as pessoas à beira do limite físico.

A competitividade exige tudo mais rápido, mais perfeito e mais barato, o que leva as empresas a uma interminável busca por ferramentas modernas de gestão, cuja implantação nunca termina, criando ainda mais tensão no dia a dia das pessoas.

Como se isso não bastasse, existe um inimigo ainda maior, que afasta as pessoas da tão sonhada produtividade. São os macaquinhos.

Alimentar o leão é fácil. Difícil mesmo é cuidar dos macaquinhos que ficam pulando em nossos ombros o dia todo”.

O leão está na jaula, sob controle, apenas esperando que o alimentemos, enquanto os macaquinhos brincam alegres e saltitantes, pulando de ombro em ombro, de cabeça em cabeça durante todo o dia.

Você é amigo do leão, e chega pela manhã com muita vontade de alimentá-lo, mas antes mesmo de chegar ao seu posto de trabalho, um monte de macaquinhos começam a pular sobre você, e aí você se ocupa em tirá-los de perto, e deixa o leão passando fome o dia todo.

Este é o dia a dia de muitos. Repleto de urgências, de macaquinhos que os impedem de executar aquilo que estava planejado, ou seja, alimentar o leão. E ao final do dia, exaustos por terem que lidar com tantos macaquinhos, são cobrados pelo chefe, pelo leão que não alimentaram.

 

Sempre teremos urgências para resolver durante o dia, porém, mais do que resolvê-las, precisamos entender o motivo que as está causando e dedicar tempo para analisá-las e solucioná-las para que não voltem a acontecer. Aprenda a dizer não, a negociar com seu chefe, a delegar, enfim, não deixe que os macaquinhos o impeçam de alimentar o leão. Ter urgências é normal, porém, viver atolado em urgências não.

Mas tem um jeito de espantar os macaquinhos: eles morrem de medo do planejamento, portanto, planeje sua semana e priorize as tarefas e compromissos do seu dia! E mais importante: execute o seu planejamento, reserve um tempo para analisar e eliminar as urgências, delegue, aprenda a dizer não e negocie com seu chefe quando ele lhe trouxer uma nova urgência.

 

Clique aqui e veja as outras mensagens do Blog do Fabossi

                                                                                         

Um grande abraço,

 

Marco Fabossi

 

4 Respostas até agora.

  1. fabrizio disse:

    Muito bom o contexto. Relembra o fato de que o tempo é único e que pode ser administrado de apenas 2 maneiras, 1-Alimentando o leão.
    2-Se ocupando com os macaquinhos
    Apenas 2 alternativas de prioridade.
    2 alternativas, 1 prioridade.

  2. Boa tarde, trabalho uma empresa de análise de perfil, PEAKS PERFORMANCE, e gostaria de discutir com você alguma possiblidade de divulgação e parceria com seu blog. Aguardo retorno. Obrigado, Vitor Brandão Passos

  3. Valdemir Araújo disse:

    Olá Fabossi,

    Tenho trabalhado errado a vida toda. Aqui lutamos para matar leões…
    Quando conseguimos, aparecem outros…

    Macaco é o que não falta!

    Valeu!

    Valdemir – Pe.

  4. Manoel ìris disse:

    Esta matéria descreveu o meu dia. Por este motivo estou acessando seu blog; quero encontrar uma solução antes de ser rotulado de “incompetente!”