• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Princípio 90-10 (Liderança)

Postado por Marco Fabossi Março - 17 - 2009 5 Comentários

 Você está tomando o café da manhã com sua família. Seu filho, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua roupa de trabalho. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

 

Uma Opção: Você se irrita. Repreende severamente seu filho e ele começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E começa uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai trocar de roupa.

Quando volta, encontra seu filho chorando ainda mais porque perdeu o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar seu filho, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Chegam à escola atrasados, onde seu filho entra sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filho estão de cara fechada, em silêncio e frios com você.

 

Outra Opção: Seu filho começa a chorar. Então, você diz a ele, gentilmente: “- Está bem filho, você só precisa ter mais cuidado”. Depois de trocar a roupa, e pegar suas coisas, você volta, olha pela janela e vê seu filho pegando o ônibus escolar. Dá um sorriso e ele retribui, dando adeus com a mão.

Adaptado do Texto de Stephen Covey 

 

10% da vida estão relacionados com o que se passa conosco. Os outros 90% da vida estão relacionados com a forma reagimos ao que se passa conosco. O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro quebre, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho, que nossos filhos derrubem café na nossa roupa, etc. Mas, somos nós quem determinamos os outros 90%. Como? Com nossa reação.

 

Na primeira opção, o dia foi péssimo, não por causa do café derramado, mas por causa da sua reação ao acontecido. Aqueles 5 minutos determinaram como seria o seu dia.

 

Quando você abre os olhos pela manhã, deve decidir como vai ser o seu dia. Apesar de saber antecipadamente que será um dia difícil, pode decidir olhar para os problemas, ou olhar para a multidão de bênçãos que você tem recebido. A decisão é sua.

 

Clique aqui e veja as outras mensagens do Blog do Fabossi

 

Um grande abraço,

 

Marco Fabossi

5 Respostas até agora.

  1. Monica Matsuoka disse:

    Marco, parabens pelo seu blog está muito bom!!!!!!Através de suas histórias podemos parar para refletir em nossas vidas e atitudes

  2. Caro Fabossi,

    Ter apurada inteligência emocional ajuda muito a controlar e direcionar melhor nossas reações. Os resultados, mesmo quando são reações a acontecimentos pequenos, como mostrado no exemplo do texto, podem destruir o dia ou torná-lo o melhor do ano.

    Parabéns pelo blog e pelas belas mensagens. É um ensinamento que guardarei comigo a partir de hoje.

    Abraço!

  3. Nuno Araujo disse:

    Prezado Fabossi,

    Suas mensagens tem ajudado e muito nas conversas que tenho com meus colaboradores, foi pra mim um divisor de águas.

    Obrigado.

  4. salomão torres disse:

    Prezado Fabossi excelente mensagem. Destaco como de suma importância a expressão:” … Olhar para a multidão de bÊNÇÃOS que temos recebido”. Entendo que o nosso grande problema é não sermos gratos pelo diluvio de bênçãos que DEUS nos tem dispensado. abraços.

  5. Gilberto monteiro disse:

    Prezado fabossi realmente essa teoria vale muito a pena pratica-la. Prático desde que a conheci.