• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

As Mandingas do Líder

Postado por Marco Fabossi março - 5 - 2017 3 Comentários

  Deepak Chopra, médico aclamado mundialmente, autor de mais de 25 livros, entre eles “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares, conta que entre os aborígenes, na Austrália, quando uma pessoa de uma tribo não gosta de alguém de outra tribo, procura o pajé para pedir que faça uma mandinga contra o antagonista.

O pajé então vai visitar o antagonista e lhe roga uma praga, declarando:

– Você morrerá em duas semanas!

Em poucos dias o inimigo adoece e, em duas semanas, morre.

O Dr. Chopra pensou em recorrer às autoridades para acabar com esse hábito assassino, porém percebeu que as “mandingas”, ao que chama de Efeito Nocebo, também é praticada por médicos ocidentais quando dizem aos pacientes: “Tome esta pílula; ela deve provocar náuseas, mas a dor de cabeça deve passar”. Em poucos minutos a pessoa sente enjoo, seja causado pela pílula ou não.

Segundo Chopra, a mandinga é ainda mais grave quando um cirurgião diz: “Você está com câncer e tem apenas dois meses de vida”. Isso é fundamentalmente diferente de dizer: “80% dos pacientes nesse estado morrem em dois meses, mas vários sobrevivem. Posso lhe explicar as estratégias, se quiser experimentar”.


Muita gente conhece o Efeito Placebo. Ele acontece quando a fé ou esperança de que algo terá efeito positivo gera o efeito positivo. O Efeito Nocebo, que também tem sido estudado pelos médicos, é o irmão maligno do Efeito Placebo. Eles funcionam como se fossem mandingas na liderança; a mandinga do Efeito Nocebo, por exemplo, acontece quando as expectativas negativas do líder causam efeitos negativos nas pessoas.

Você certamente convive em seu dia a dia com pessoas nas quais deposita uma alta expectativa em relação a desempenho e resultados; pense em uma delas. É provável também, que você conviva com pessoas nas quais suas expectativas sejam mais baixas; pense em uma delas.

Como você se comporta com cada uma delas? Em geral, pra essa pessoa em quem deposita altas expectativas, você dedica mais tempo, energia e atenção, fica mais próximo, demonstra mais paciência, desafia e empodera, dá feedbacks constantes e, como havia previsto e desejado, suas expectativas se cumprem, e a pessoa ganha mais vida e evolui. Esse é o Efeito Placebo. Já com aquele em que suas expectativas são mais baixas, você dedica menos tempo e energia, não está tão próximo, demonstra pouco interesse e paciência, desafia menos, dá poucos feedbacks e, com o tempo, essa pessoa “perde a vida”, não evolui, e até mesmo regride, e sua expectativa também se cumpre. Esse é o Efeito Nocebo.

Você pode até argumentar: “Mas quem garante que essa segunda pessoa terá o mesmo desempenho da primeira se eu dedicar a ela o mesmo nível de atenção, tempo e energia?”. De fato, ninguém pode garantir isso, contudo, se o fizer, as duas continuarão vivas. Pode até ser que a segunda pessoa não desempenhe como a primeira, mas uma coisa é certa: o seu desempenho será muito melhor do que o atual e, com o aumento da autoconfiança, entusiasmo e motivação, você se surpreenderá com os resultados que ela será capaz de entregar.

Portanto, se é pra fazer mandinga, que seja a do Efeito Placebo, acreditando que cada pessoa pode melhorar como ser humano e profissional, e atuando como principal agente dessa transformação.

Boas mandingas!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Profecias Auto-Realizáveis (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 Respostas até agora.

  1. Janice disse:

    QUANTAS OPORTUNIDADES PERDEMOS AO NÃO VALORIZARMOS AS PESSOAS POR DESACREDITARMOS DO SEU POTENCIAL. CREIO EU QUE TEREMOS MUITAS SURPRESAS MARAVILHOSAS SE APLICARMOS O EFEITO PLACEBO EM NOSSOS RELACIONAMENTOS.
    ABRAÇO! BELO TEXTO.

  2. Flabenilto disse:

    Mais uma vez fui edificado com conhecimento! Obrigado Fabossi!

  3. São sempre muito bons seus textos Fabossi. Obrigada e parabéns.
    Além de teorias, sempre encontramos experiências vividas e que colocadas em prática se tornam ótimos exemplos a serem seguidos.
    Já conhecia o efeito placebo e entendia que ele servia para o bem e para o mal. Gostei da forma como apresentou a divisão.
    Acredito que tenha uma relação com a força dO Segredo.
    Forte abraço de Denise, engenheira que mora e trabalha no Catar.