Cada Problema é um Professor

As duas crianças trabalhavam muito na construção daquele castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam quase finalizando o projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Depois de tanto esforço e cuidado, achei que as crianças iriam cair no choro, mas em vez disso, elas correram para a praia, fugindo da água, rindo, de mãos dadas e, imediatamente, começaram a construir um novo castelo.


Tenho um amigo muito especial chamado Paulinho, que diz: “Cada problema é um professor. A única coisa que mudou é que antes vinha o aprendizado e depois a prova, e agora vem a prova e depois o aprendizado”.

Eu acredito que existem apenas três fatos conclusivos em relação à nossa vida aqui na terra: que nascemos, que o tempo vai passar, e que um dia vamos morrer. Consequentemente, todas as outras coisas são inconclusivas, ou seja, elas são incapazes de transportar ou determinar qualquer resultado em si mesmas.

Apesar disso, nós desenvolvemos uma enorme capacidade de torna-las conclusivas, classificando-as entre “coisas boas” e “coisas ruins” e, consequentemente, reagindo a elas de acordo com essa classificação. A perda de um emprego, uma decepção, uma doença, a demissão de um funcionário ou uma separação, por exemplo, são adversidades e, portanto, são “ruins”. Será mesmo?

A adversidade, dependendo da maneira como reagimos, pode tornar-se tanto um problema como um professor. Talvez não consigamos impedir que elas aconteçam, mas podemos escolher se vamos reclamar ou desistir, ou se vamos encará-la como um desafio, persistir em direção aos nossos sonhos, dar o nosso melhor para superá-la e então aprender com ela, já que essa capacidade de superar adversidades, ao que chamamos resiliência, é uma das competências mais importantes para o ser humano, porque nos ajuda a descobrir que já temos dentro de nós os recursos que necessitamos para lidar com qualquer situação, e quanto mais os utilizamos, mais fortes e autoconfiantes nos tornamos.

Não costumo fazer isso, mas hoje quero propor-lhe um desafio: Se você é humano como eu, é provável que esteja passando por alguma adversidade. Portanto, quero convidá-lo a encará-la como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento; em vez de ficar se perguntando: “Por que isso aconteceu? Por que comigo? O que eu fiz pra merecer isso?”, encare-a como uma oportunidade e pergunte-se: “O que eu posso fazer para superar essa adversidade? O que eu posso aprender com ela?”, e então aja neste sentido. Observe os resultados e depois me conta se fez algum sentido pra você.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
O Poder da Adversidade (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

8 comentários sobre “Cada Problema é um Professor

  1. Farei isso, e com certeza em um futuro bem próximo terei o prazer de relatar minha vitória, porque lendo seus emails tenho aprendido muito no meu dia a dia.

  2. Olá, queria parabenizar pelo grandioso trabalho que você realiza, trazendo experiências que de certa forma ajudam ao leitor a enxergar um aprendizado, seja, ele na vida pessoal ou profissional.

  3. Valeu Fabossi, saiba que suas ideias, contos e “causos” tem impactado positivamente pessoas aqui do outro lado. Obrigado pela orientação que vai além da simples gestão e liderança.

  4. parabéns! Muito bom este recado, é sempre muito legal ouvir que os desafios são para reflexão! Estou neste exercício!

    • Carlos, bom dia. Essa não é uma resposta fácil. O que dispara a decisão de olhar as situações como problema ou desafio são os nossos Modelos Mentais, o nosso jeito de ver as coisas, que foi estabelecido através de nossas “velhas” experiências de vida, portanto, precisamos desenvolver novos Modelos Mentais que só se estabelecerão com NOVAS EXPERIÊNCIAS, ou seja, é preciso CRER para VER; agir de maneira diferente, buscando olhar para os problemas como desafios, experimentando um novo resultado e, naturalmente, com o tempo, um NOVO Modelo Mental se estabelecerá. Existem duas perguntas que podem ajudar: Reclamar ajuda? O que eu posso fazer pra resolver ou minimizar esse problema?

      Espero ter ajudado,

      Abraços,

      Marco Fabossi

  5. irei fazer isso pq eu estou passando por diversas adversidades no meu local de trabalho, onde eu tenho que em carar meu líder por dar muito ouvindo aos funcionários e também superar alguns funcionários dá minha equipe que trabalham comigo, devido os problemas que aparece eu ser o grande culpado disso, entretanto eu busco mostrar interesse nas dificuldades que aparece Para que juntos podemos solucionar e trazer novas ferramentas e ideias, assim melhorar nosso processo é fazer com que todos se sintam importante para solucionar os conflitos e superar a dificuldade

    • Wesley, tudo bem? É isso ai… o primeiro passo para a mudança é a consciência, e essa você já tem. Parabéns pela humildade em reconhecer sua participação no resultado da situação atual. Agora é aprender com ela, traçar um bom plano de ação, e agir. Abraços, Marco Fabossi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *