A GENTE precisa de GENTE pra ser GENTE (Liderança)

ubuntu  Em 1995 eu estava em uma pequena cidade do México a trabalho e tive um grave problema de saúde. Os médicos, enquanto tentavam evitar uma cirurgia, não autorizaram minha remoção para uma cidade com melhores recursos. Enfim, uma semana depois lá estava eu, no centro cirúrgico de uma cidade do México, para uma cirurgia de alto risco.
Imagine a situação: Você num país estranho, com este tipo de problema, e sem família e amigos por perto. Como seria? Pois é, eu experimentei a parte do “país estranho” e do “problema”, mas Deus, minha família, amigos, colegas de trabalho, enfermeiras e médicos me fizerem sentir que eu tinha muita GENTE por perto.
Meus amigos ficaram com meus filhos, que eram pequenos. Eles e minha família deram todo suporte, inclusive financeiro, para que minha esposa fosse pra lá o mais rápido possível. Lembro como se fosse hoje, quando ela abriu a porta bem devagar e mostrou apenas o rostinho com seu sorriso lindo, iluminando aquele quarto de hospital, como um anjo. Então ela entrou, se aproximou e me abraçou. Então eu pensei: “Estou em casa“.
Naquela época, chamadas internacionais não eram tão comuns, mas eu recebia muitas ligações todos os dias. Meu pai, que já havia decretado que nunca entraria num avião em sua vida, queria ir pra lá, assim como vários familiares e amigos. Muitas pessoas da empresa no México, algumas que eu nem conhecia, vinham diariamente visitar-me no hospital trazendo frutas, revistas, livros e presentes.
Um mês depois, ainda em recuperação, a Rosana e eu finalmente retornamos ao Brasil. Quando o avião pousou em São Paulo, eu chorei de felicidade. Quando cheguei em casa haviam faixas de “bem-vindo“, “saudades” e “nós te amamos” penduradas do lado de fora (arte da minha irmã). A casa estava toda escura, mas quando entrei, surpresa! Muitos amigos e familiares nos esperando com sorrisos, lagrimas, beijos, abraços e um café maravilhoso!

O que mais me marcou nessa história não foram os momentos difíceis que passei, mas a confirmação de que sem GENTE por perto nada faz sentido.
A GENTE precisa de GENTE pra ser GENTE, e pra se sentir mais GENTE. Nada significativo nessa vida se conquista sozinho.
Essa semana recebi um vídeo (no final do texto) do Thiago Rodrigo falando sobre uma filosofia de vida africana chamada UBUNTU, que significa “sou quem sou porque somos todos nós”. Eu já havia publicado no Blog há algum tempo a história contada pelo Thiago (Clique para vê-la), mas este vídeo me tocou profundamente.
UBUNTU trás consciência de que eu sou afetado quando um semelhante é afetado; de que estamos no mundo não apenas para viver, mas para conviver, “viver com e para” as pessoas que estão a nossa volta, buscando tornar satisfatória a vida delas no dia a dia. UBUNTU é respeito, compaixão, ética, empatia e altruísmo.
UBUNTU é o que minha família, amigos, médicos, enfermeiras e colegas de trabalho demonstraram naquela situação, dando o que eles tinham de melhor para que minha esposa, meus filhos e eu ficássemos bem.
As organizações são feitas de GENTE, e GENTE precisa de GENTE pra ser GENTE. E a GENTE se torna mais GENTE quando ajuda GENTE a sentir-se GENTE.
Um dos principais papéis de um líder, portanto, é ser embaixador de UBUNTU na organização, inspirando por meio de seu exemplo, este mesmo espírito, seja na equipe, entre as diferentes áreas e níveis hierárquicos, no trato com clientes, com fornecedores ou comunidade. Dessa maneira, tratando GENTE como GENTE, fazendo com que GENTE se sinta GENTE, o líder se torna mais GENTE, a GENTE se sente GENTE, a organização acolhe a GENTE, e UBUNTU se estabelece.
A GENTE precisa de GENTE pra ser GENTE! UBUNTU!


Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “A GENTE precisa de GENTE pra ser GENTE (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *