• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Balde de Prioridades (Liderança)

Postado por Marco Fabossi fevereiro - 8 - 2015 2 Comentários

priorizacao  Uma vez por ano, Steve Jobs levava um grupo selecionado de colaboradores para um retiro que ele chamava de “Os melhores 100”. Jobs ficava de pé em frente a um quadro branco e perguntava: “Quais são as dez coisas que deveríamos fazer a seguir?”. Obviamente, todos lutavam para incluir suas sugestões na lista.
Quando a lista estava pronta e classificada em ordem de importância, Jobs riscava as sete últimas e anunciava:
– Só podemos fazer três!

(Texto extraído e adaptado do livro “Steve Jobs”, Walter Isaacson)

Um dos “presentes” que recebemos com o avanço da tecnologia e da internet é o que chamamos de “Síndrome do Excesso de Informação”. Para termos uma ideia, uma edição de um jornal como “O Estado de São Paulo” contém mais informação do que uma pessoa comum poderia receber durante toda a vida no século XVII. Em uma semana, a internet gera mais informações do que tudo o que foi produzido até o século XIX. Por ano, produzimos 1,5 bilhão de gigabytes em informação impressa, filme ou arquivos magnéticos; uma média de 250 megabytes de informação para cada pessoa do planeta. Seriam necessários dez computadores pessoais para cada pessoa conseguir guardar a sua parte. Atualmente existem mais de 3 bilhões de páginas disponíveis na Internet. Até o início dos anos 90, a televisão brasileira tinha menos de dez canais. Hoje existem mais de 100 emissoras no ar, em diversas línguas, com temas, assuntos e especialidades diferentes.
Veja quantas informações num só parágrafo! Conseguiu guardar todas essas informações?
Pois bem, no dia a dia corporativo, as pessoas são igualmente “bombardeadas” com uma quantidade insana de informações que aparecem de todos os lados, e nesse contexto, já não é suficiente separar o “urgente” do “importante” porque, de alguma maneira, quase tudo é importante ou urgente pra alguém. O que pode efetivamente ajudar a estabelecer o grau de importância de cada informação e situação é a compreensão sobre o que é efetivamente prioritário, e essa responsabilidade é do Líder, mas como fazer isso? Estabelecendo prioridades, comunicando-as, e dedicando tempo para aumentar sua incorporação e apropriação.
Mas, uma vez comunicadas as prioridades, muitos líderes são tentados a crer que o “balde de prioridades” de todas as pessoas ficou completamente cheio, e que assim permanecerá, mas como menciona Bill Hylbes, “a visão vaza”, ou seja, o “balde de prioridades” tem um furinho no fundo, representado por esse “mundo” de informações e preocupações que chegam diariamente, fazendo com que as pessoas se esqueçam de suas prioridades.
Infelizmente, não é possível consertar esse vazamento, portanto, é preciso que o líder comunique diariamente, com seu exemplo, as principais prioridades da organização ou de sua área, e aproveite quaisquer oportunidades para continuar enchendo o “balde de prioridades”, nas reuniões, nas conversas, nos e-mails, no descanso de tela, nos murais, nos eventos internos, enfim, usando cada nova interação para manter o balde cheio.
Só assim as pessoas terão clareza sobre para onde devem olhar, qual o caminho a seguir, para que então possam avançar na mesma direção com maior objetividade, vitalidade, propriedade, engajamento e, consequentemente, com melhores resultados.
E então, qual é o seu “balde de prioridades”?

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

2 Respostas até agora.

  1. Solange disse:

    Obviamente que a tecnologia e indispensavel, e que empenha grande função na vida das pessoas, mas ate que ponto? Dia apos dia observamos a privacidade a realidade cibernética onde cada um compartilha e divulga mais informações do que e capaz de realizar propriamente. A consciência de realidade esta sendo perdida , e robôs estao sendo vagarosamente instalados, nas funcoes antes humanas como na mente dos indivuos. Esse bombardeio de informacoes esta tornando as ruas perigosas, as pessoas viciadas,e a realidade perdida. Estou louca? talvez, mas preste atencao na proxima vez que sair de casa, e andar pelas ruas de sua cidade , cada olhar perdido buscando uma resposta para qual nem a pergunta sabem, vivendo de dogmas de estereótipos, rumo a alcançar objetivos vazios e egoístas, estamos sim , num balde ‘furado’ de prioridades.

  2. Esse artigo me fez lembrar de quantas reuniões longas e desnecessárias são feitas por diversas empresas. Reuniões sem objetivos… São verdadeiros momentos de “descarrego” de informações que não levam a lugar algum.

    Seria um grande avanço se pessoas lessem esse artigo e entendessem que que reuniões não precisam ser longas para ter resultado e também que é preciso ter objetivo.

    Excelente texto, parabéns Marco!