• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Essência da Liderança

Postado por Marco Fabossi novembro - 9 - 2014 9 Comentários

verdade  Um mestre e seus discípulos caminhavam por uma estrada e, quando atravessavam uma pequena ponte, avistaram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O mestre então correu pela margem do rio e tentou por várias jogar o bichinho pra fora da água com a mão, mas a cada tentativa o escorpião tentava picá-lo. O mestre então voltou e pegou um ramo de árvore, correu novamente pela margem, alcançou o escorpião e o salvou.
Quando o mestre voltou pra junto de seus discípulos, que haviam assistido àquela cena de “camarote”, um deles perguntou:
– Mestre, por que tanto trabalho pra salvar esse bicho ruim e venenoso? Viu como ele respondeu à sua ajuda? Tentou picar a sua mão várias vezes! Ele não merecia sua compaixão! Que o deixasse afogar! Seria um a menos pra atrapalhar!
O mestre então respondeu:
– Ele simplesmente agiu conforme sua natureza, e eu, de acordo com a minha.

O dia a dia do líder não é simples nem fácil. A pressão por melhores resultados, urgências, imprevistos, as coisas que não saem exatamente como planejado, pessoas que oscilam em sua motivação e engajamento, regras que mudam no meio do jogo, mercado instável, enfim, são muitos os motivos que levam o líder a distrair-se e desviar-se de sua própria essência e da essência da liderança, demonstrando comportamentos e atitudes que não fazem parte de nenhuma delas.
Um exemplo bem simples e, infelizmente, comum, é a mentira. Se fizermos a seguinte pergunta aos líderes: “Mentir faz parte da sua essência e dos seus valores?”. Não tenho dúvidas de que a grande maioria dirá um “Não” convicto. Se em seguida perguntarmos: “Então, porque você mente?”, provavelmente as respostas e justificativas serão as mais diversas, contudo, o afunilamento dessas respostas nos leva a duas conclusões básicas:
Primeira: O ambiente, o cotidiano e as situações têm sido mais fortes do que sua clareza e convicção sobre sua própria essência e valores. Em outras palavras, sua identidade com ser humano não é forte o suficiente para fazer com que sua essência e valores prevaleçam sobre as situações, por mais difíceis que possam ser. E agindo assim, o líder demonstra uma característica matadora para sua liderança: Falta de Integridade, porque diz acreditar em uma coisa e faz outra, perdendo a confiança de seus liderados. E como você já sabe, sem confiança não existe liderança. Pode até ser que as pessoas te obedeçam porque você é o chefe, mas raramente te seguirão se você não construir uma relação de confiança com elas.
Segunda: Agir contra sua natureza e seus valores o afasta da Essência da Liderança, que não está no uso do poder e da influência para obtenção de honra e benefício pessoal, mas no comprometimento com a sua própria vida e a vida daqueles que estão à sua volta, traduzida em princípios, valores e atitudes que produzam o desenvolvimento deles.
Por isso, busque ter clareza sobre sua identidade, sobre quem você quer ser como ser humano e líder, e sobre o impacto que quer causar na vida das pessoas e no mundo. Estabeleça princípios e valores sólidos que o(a) ajude a tomar decisões baseadas naquilo que você acredita, e não no que as situações o(a) convidam a fazer, porque a verdadeira essência da liderança está em agir com amor, caráter e integridade.

Antes de ser um bom líder, é preciso ser um bom ser humano” (Marco Fabossi)

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

9 Respostas até agora.

  1. Nilda disse:

    Belo texto! Eu ainda acrescento na última frase do teu comentário com: “Ser gente” e “gostar de gente”. Para ser um bom líder.

    Nilda

  2. Sônia disse:

    Agir de acordo com a nossa identidade é fundamental em todas as situações da vida, para mantermos a nossa integridade e não nos perdermos de nós mesmos, mas para quem molda a sua vida de acordo com o caráter de Cristo é preciso não desviar os olhos da Cruz, lembramos que foi pago um alto preço por nós.

  3. francisco fermandes disse:

    Gostaria de adquirir os livros

  4. Rômulo Valinoti disse:

    Excelente texto Fabossi! Vivemos isso no dia a dia e tenho visto alguns gestores se desviarem de sua essência e em alguns casos, talvez revelarem a sua verdadeira…
    Grande abraço!

    • Marco Fabossi disse:

      Rômulo, tudo bem por ai? Bom ponto… As vezes a verdadeira essência está escondida… Abraços, Marco Fabossi.

  5. Flabenilto disse:

    Muito bom!!!
    É mesmo na hora da pressão que revelamos quem realmente somos! Obrigado Fabossi!

  6. Geraldo Alves de Oliveira disse:

    Que texto espetacular! Trouxe mais convicção e luz para a minha filosofia de vida, pois, a Bíblia Sagrada nos diz em Mateus 5.44 “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai polos que vos maltratam e vos perseguem”.
    Parabéns Marco Fabossi, por esses textos tão ricos em lições de vida.

  7. Wander de Oliveira disse:

    Integridade: condição para atuação de um Líder!!!