• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Alívio ou Tristeza? (Liderança)

Postado por Marco Fabossi outubro - 19 - 2014 4 Comentários

alivio  Durante a cerimonia de mudança de comando do USS Benfold, navio da marinha americana, em 1997, logo após o almirante proferir um discurso exaltando o notável desempenho do comandante que estava deixando o navio, o sistema de alto-falantes anunciou sua saída e, enquanto ele, acompanhado de sua família, deixavam o navio, a tripulação não expressava qualquer tipo de desapontamento e ainda demonstrava um grande alívio em vê-lo partir.
Enquanto assistia a essa cena, Michael Abrashoff, o novo comandante do navio se perguntou:
O que eu preciso fazer para assegurar que a minha partida não seja recebida com alívio quando eu deixar o navio daqui a dois anos?
A resposta a esta pergunta ajudou Michael Abrashoff a se tornar um verdadeiro líder para aquela tripulação, levando o USS Benfold a se tornar o melhor navio de guerra da Marinha Americana.

Creio que esta é uma pergunta que todo líder deveria fazer a si mesmo: Quando eu deixar este lugar, as pessoas sentirão alívio ou tristeza?
É importante perceber que a resposta à essa pergunta não tem qualquer relação com o fato do líder ser “bonzinho” ou “mauzinho”, porque ainda que as pessoas fiquem tristes em perder a companhia de um amigo, podem sentir-se muito aliviadas em saber que não serão mais lideradas por alguém que, apesar da liderança amistosa e amiga, estava muito mais preocupado com sua autopromoção e popularidade do que com o desenvolvimento e crescimento de sua equipe, e com isso deixou de conduzir seus liderados a buscar o melhor a cada dia, afastando-os da excelência e, consequentemente, incentivando-os a mediocridade.
Duas coisas não fazem da liderança, unanimidade e perfeição. Suas decisões nem sempre agradarão a todos, mas se você estiver seguro de que é o melhor a fazer, mesmo que seja impopular, faça o que precisa ser feito. A credibilidade é muito mais poderosa que e popularidade. Também não existem líderes perfeitos, mas tampouco existem líderes que não estejam em aperfeiçoamento, portanto, o aprendizado contínuo, natural e espontâneo é o caminho que lhe permitirá crescer e deixar de lado a ideia de que é possível avançar com aquilo que você já sabe.
O mundo, os cenários e as organizações mudaram e continuam mudando, e a liderança também precisa mudar. Já não há espaço para líderes que vivem reclamando que sua equipe não é aquilo que eles gostariam que fosse, sem perceber que, de fato, eles podem não ser o líder que essa equipe gostaria de ter. Assim sendo, não espere que excelentes profissionais casualmente batam à sua porta procurando algo para fazer. Se quiser ser o líder de uma equipe de alto desempenho, empenhe-se no desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados.
Seja corajoso e claro em meio às incertezas, não se prenda ao passado, trabalhe forte no presente e mantenha os olhos no futuro, formando novos líderes, porque a diferença entre o passado e o futuro está no presente, que está em suas mãos.
Seja alguém comprometido com os resultados mas, acima de tudo, comprometa-se com o ser humano. Não se esqueça de que seu legado não será determinado pelos bens que deixou, pelas organizações que liderou, pelos recordes que estabeleceu ou pelos produtos que desenvolveu, mas pelas vidas que influenciou e pelos líderes que formou.
Dessa maneira, além de contribuir com a formação de seres humanos e profissionais melhores, sua saída deixará tristeza, causada pela excelência, felicidade e compromisso com o ser humano que proporcionou durante sua liderança.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 Respostas até agora.

  1. andeson disse:

    Excelente texto. Me fez refletir muito sobre a liderança que devo ter!

  2. Nilda disse:

    Boa tarde! Lendo esse texto tive a certeza de que, sempre devemos nos colocar no lugar do outro e fazer a clássica pergunta: Como seria se fosse comigo?
    É muito triste passar pela vida e não deixar lembranças boas.
    Este texto é uma boa reflexão para um olhar mais criterioso, sobre nossa relação com o outro.

    Nilda

  3. Ailton Tiuzzo disse:

    Excelente!
    Abraço
    Ailton

  4. Elaine Domingos disse:

    Muito bom!

    Parabéns pelo sucesso.

    Abraço

    Elaine