Ordinário ou Extraordinário? (Liderança)

pintor1  O pintor contratado para pintar um barco. Trouxe tinta, pincéis e começou a pintar o barco de vermelho, como solicitado pelo proprietário.
Enquanto pintava, descobriu um pequeno furo no fundo do barco, e o consertou. Quando terminou seu trabalho, recebeu o pagamento, agradeceu, e se foi, mas no dia seguinte, o proprietário do barco o procurou e lhe entregou uma quantia em dinheiro dez vezes maior que o valor contratado.
O pintor ficou surpreso e falou:
– Desculpe, mas o senhor já me pagou pela pintura do barco.
– Mas isto não é pelo trabalho de pintura – respondeu o homem – É por ter consertado o furo que havia no barco.
– Poxa, mas foi um serviço tão simples que não precisa pagar por ele – acrescentou o pintor.
– Meu amigo, quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o furo. Quando o barco secou, meus filhos saíram com ele para uma pescaria. Eu havia saído, e quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo, e eles não sabem nadar. Grandes foram meu alívio e alegria quando os vi retornando, sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado. Muito obrigado! Com esse trabalho tão “simples”, você salvou a vida dos meus filhos!

Existe uma grande diferença entre fazer o possível e fazer o melhor. Fazer o possível significa entregar o “ordinário”, o comum, o básico, o morno. Fazer o melhor, contudo, é empenhar-se em ir além do comum, buscar algo “extra”, entregar o “extraordinário”, o singular, o único, enfim, o melhor.
Muitas pessoas, infelizmente, se satisfazem em cumprir suas obrigações, seguir sua descrição de cargo, entregar apenas aquilo que lhes foi solicitado e, sem perceber, se acomodam no “ordinário”, trabalham apenas para receber um salário, e com isso acabam demonstrando que, realmente, valem quanto ganham. Estes, em geral, frequentam uma escola apenas para conseguir um diploma, e perdem a grande oportunidade de crescer com o aprendizado e a troca de experiências que poderiam disfrutar. Comumente, sentem-se preteridos, injustiçados, e ainda reclamam quando os “extraordinários” conquistam as melhores oportunidades.
Existem, contudo, aqueles que não se limitam a cumprir obrigações, mas que buscam ir além do comum, fazer o melhor, superar o “ordinário”, tornando-se assim, “extraordinários”. Não são super-heróis, não são perfeitos, não conseguem acertar todas, mas se empenham em fazer tudo o que estiver ao seu alcance, com os recursos que tem em mãos, para que o resultado seja sempre o melhor. E com esta atitude, realizam-se como pessoas e profissionais, tornam melhor tudo aquilo que está ao seu redor e, naturalmente, alcançam melhores posições na vida.
Por isso, se você ocupa uma posição de liderança, tem a responsabilidade de exigir o melhor de cada um de seus liderados todos os dias, porque, quando aceita menos que isso, está incentivando-os a se conformarem com a mediocridade.
E Isso não e aplica apenas ao trabalho, mas a todas as áreas da nossa vida, portanto, para finalizar, quer deixar-lhe uma pergunta: Em que grupo você está? Ordinários ou Extraordinários?

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 comentários sobre “Ordinário ou Extraordinário? (Liderança)

  1. A excelência que busco é exatamente o que descrevestes como alguém extraordinário! Obrigada, Marco. Seus textos são de grande incentivo e instrução para mim.

  2. Infelizmente estamos vivendo um tempo em que as pessoas não se preocupam em “pensar”…
    Se limitam em fazer o que pedem…
    Muito bom o texto, nos faz “PENSAR”…

  3. Muito bom! E é bom saber que todos temos a capacidade de nos tornarmos melhor do que somos agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *