• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Melhor Decisão (Liderança)

Postado por Marco Fabossi julho - 28 - 2013 5 Comentários

perfume  No filme “Perfume de Mulher” há uma cena inesquecível (que você pode assistir abaixo), em que Frank Slade, um tenente-coronel cego, vivido por Al Pacino, convida uma moça para dançar e recebe a seguinte resposta:
– Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos…
E Frank responde:
– Mas em um momento se vive uma vida!
E na sequencia conduz a jovem num inesquecível tango.

Se você ainda não assistiu “Perfume de Mulher”, faça-o. O filme conta a história de Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, que viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de suicidar-se. Na viagem, porém, ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.
Esta cena, e esta história trazem duas grandes lições sobre Liderança e sobre a Vida:

  • A melhor decisão que podemos tomar é aquela que está por vir. Muitas pessoas passam a vida lamentando o tempo e as oportunidades que perderam, quando ainda têm incontáveis momentos para decidir por algo melhor para si mesmos, e para os outros.
  • O sentido da vida não consiste em satisfazer a si mesmo, mas em buscar a felicidade daqueles que estão ao nosso redor.

Se existem decisões em sua vida que podem torná-la ainda melhor, o momento é agora. Gestão de Tempo é gestão de vida; é decidir viver ao invés de apenas existir; é decidir ser protagonista ao invés de coadjuvante da sua própria vida.
Você poderia não estar lendo este artigo, assim como eu poderia não tê-lo escrito, mas eu optei por escrevê-lo e você por lê-lo (muito obrigado por isso). A vida é uma sequência de decisões, e ainda quando escolhemos não decidir, estamos na verdade decidindo deixar que alguém decida por nós. Quando você deixa de decidir, esteja certo de que alguém o fará por você: o “amigo” que induz o outro a fumar, o jovem que decide pelo aborto da namorada, os pais que decidem com quem sua filha deve se casar, o chefe que manipula as pessoas para que digam e façam coisas que vão contra seus valores e princípios, enfim, todos eles tomam decisões no lugar daqueles que escolheram não decidir.
Quando decidimos, estamos abrindo uma estrada por onde vamos dar nossos próximos passos, mas quando deixamos que outros o façam por nós, entregamos nosso futuro em suas mãos.
Decidir é uma das mais importantes experiências de aprendizagem do ser humano, já que nos permite adquirir responsabilidade e juízo, e pelo acúmulo dessas experiências, capacita-nos a sermos mais assertivos nas decisões futuras. Portanto, decida decidir!

Assista ao trecho do Filme “Perfume de Mulher”

Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

5 Respostas até agora.

  1. Fabio disse:

    É isso aí Fabossi!
    Decidir, coloca-nos no total controle de nossas vidas!

    Abçs

    Fabio

  2. Sônia disse:

    Quem está na posição de Gestão em muitos momentos precisa decidir, e é importante procurar tomar essa decisão da melhor forma possível, analisando todos os aspectos que estão envolvidos nela. Se errar deve procurar fazer melhor da próxima vez.

  3. RODRIGO disse:

    Bom dia,tem horas que temos que ter atitudes ..

  4. RODRIGO disse:

    Bom dia,para nos que somos líderes,temos que ter atitudes ,pensar rápido e tomar decisões que não possa prejudicar o grupo.

    ABRAÇOS…

  5. Flabenilto disse:

    Sem dúvida, a pior decisão é não decidir e deixar que outros decidam, achando que as coisas seguirão por si mesmas…A melhor decisão é decidir tomar a direção e seguir… Obrigado pela excelente reflexão,SEMPRE EDIFICANTES.Sucesso.