• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Os Dispostos se Atraem (Trabalho em Equipe)

Postado por Marco Fabossi abril - 11 - 2013 3 Comentários

dispostos  Sempre que o menino conversava com seu pai, reclamava de um colega de escola:
– Pai, se eu pudesse, eu acabava com esse cara! Ele é muito “mala”! Gostaria muito que ele ficasse doente pra não ir à escola.
O pai que normalmente apenas escutava, certo dia conduziu seu filho ao quintal da casa, pegou o saco de carvão da churrasqueira, e disse-lhe para atirar o máximo de pedras de carvão numa camiseta branca pendurada no varal, imaginando que aquele era o colega de quem ele não gostava, e tanto falava mal:
– Quero que você jogue todo o carvão em direção à camiseta, até o último pedaço. Daqui a pouco eu volto.
O menino não pensou duas vezes. Achou a coisa divertida e não parou até esvaziar o saco de carvão. Depois de alguns minutos, o pai, que espiava tudo de longe, aproximou-se do filho e perguntou:
– Como está se sentindo agora?
– Ah, cansado, mas feliz porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai então olha carinhosamente para o menino e diz:
– Filho, vem cá. Quero te mostrar uma coisa…
E conduzindo o menino até o quarto, colocou-o frente ao espelho. O menino toma um susto ao perceber que está completamente coberto pela fuligem do carvão!
O pai, então, olhando com carinho em seus olhos, lhe diz:
– Filho, você percebeu que a camisa quase não sujou, mas olhe só para você. Está imundo! Assim funciona o mal que desejamos às pessoas. Por mais que tentemos prejudicá-las ou atrapalhá-las com nossos pensamentos, palavras, atos e atitudes, a maior sujeira, os resíduos, os respingos e a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

Para que uma equipe de alto desempenho se estabeleça, muitas coisas que precisam acontecer, e entre elas está a disposição em colaborar para que todos se desenvolvam, porque os dispostos se atraem. Ao mesmo tempo, existe algo que não pode acontecer: críticas destrutivas e mal-intencionadas, que visam denegrir ou prejudicar as pessoas. Na prática, como essas duas coisas acontecem?
Os interessados em colaborar para que as pessoas cresçam e se desenvolvam, quando percebem que algo não está bom ou que pode ser melhorado; quando percebe algum comportamento inadequado, ou qualquer outra coisa que pode ser feita de maneira diferente, procura a própria pessoa e, com a intenção de ajudá-la, diz a ela aquilo que, em sua opinião, pode melhorar.
Já os interessados em prejudicar e denegrir as pessoas, muitas vezes porque esse é o único jeito de ser notada, em geral, fala aos outros aquilo que deveria ser dito à própria pessoa, geralmente com uma pitadinha de maldade, exagero e emoção. Certamente, este tipo de atitude prejudica as pessoas de alguma maneira, e também a equipe, contudo, o maior prejudicado, sem dúvida, é aquele que origina o fato, porque cada vez que o faz, se torna um ser humano menor, já que pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas brilhantes falam sobre ideias. Pessoas pequenas falam mal de outras pessoas.
Portanto, cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras. Cuidado com as suas palavras; elas se transformam em ações. Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus hábitos; eles modelam o seu caráter. Cuidado com o seu caráter; ele controla o seu destino.

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

3 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Essa é uma grande verdade que quando é colocada em prática pode revolucionar comportamentos, pode transformar simples grupos de pessoas em equipes.

  2. Adriana Muniz - RH disse:

    Parabéns ao texto e a reflexão, um ótimo material que serve muito aos relacionamentos e para estimular um ambiente adequado e produtivo focando um problema bastante conhecido.

  3. Muito bom o artigo. O que vejo é que muitos estão sempre ocupados em olhar para a vida dos outros e esquecem de cuidar do próprio crescimento, daí quando percebem que o outro está se dando bem a inveja entra em ação. Acredito fielmente que os dispostos se atraem…