• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Um Passo de Cada Vez (Coaching)

Postado por Marco Fabossi novembro - 25 - 2012 7 Comentários

  Um esquiador iniciante se encontra no alto de uma montanha quando o sol começa a se por. Olhando para o vale ele consegue enxergar a vila onde está hospedado, mas percebe que será muito difícil chegar até lá porque fica muito longe. Então comenta ao seu treinador:
– Eu nunca vou conseguir chegar até lá sem quebrar uma perna.
Apontando para uma pequena cabana 100 metros abaixo deles, o treinador pergunta:
– Você acha que consegue chegar até aquela cabana?
– Ah, até lá eu consigo, com certeza! – respira aliviado o iniciante.
Eles chegam à cabana e o treinador repete o processo até a parada próxima seguinte, e assim chegaram até a vila. A cada novo alvo que o esquiador conquistava, se sentia mais confiante e seguro de que alcançaria a vila.

Nessa simples estória, vemos conceitos básicos e importantes relacionados ao coaching, e que podem ser usados em nosso dia a dia, tanto na vida pessoal como profissional:

  • Ponto de Partida:  O primeiro passo para chegar a algum lugar é saber onde você está agora, ou seja, autoconhecimento. É preciso conhecer o ponto de partida, para então estabelecer o destino final, e finalmente traçar o caminho que o levará até lá.
  • Ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho: Toda mudança acontece por influência de algo ou de alguém: Uma súbita doença, um acidente, a perda de uma pessoa querida, o nascimento de um filho, um amigo interessado em seu bem-estar, um treinador, seu cônjuge, um coach, enfim, todos nós precisamos de um “incentivo” para mudar. É importante, contudo, estarmos conscientes de que mesmo não tendo a capacidade de mudar o outro (porque ninguém muda ninguém), podemos incentivá-lo a buscar razões e forças dentro de si mesmo para promover as mudanças que deseja (ninguém muda sozinho). A mudança é uma viagem que começa pelo lado de dentro.
  • A pergunta é a melhor resposta: Se a mudança é uma viagem que começa pelo lado de dentro, as respostas que conduzirão a pessoa até a mudança desejada estão dentro da própria pessoa, e para extrair tais respostas é preciso que haja perguntas poderosas, que levem a pessoa a refletir sob pontos de vista diferentes, e a enxergar possibilidades que até então não havia percebido.
  • Um passo de cada vez: O coaching ajuda a tornar concreto aquilo que é subjetivo. Um exemplo: De 0 a 10, “Qual a nota que você daria para você mesmo com relação à prática de exercícios físicos?” . Se você respondeu “0” (zero), a pergunta seguinte é: “O que você precisa fazer para chegar ao 1 (um) ?”. Percebe que não estamos falando em chegar diretamente ao 10 (dez)? Porque assim como a “vila” estava distante para aquele esquiador, o “dez” está muito longe pra você. Contudo, chegar ao “um” é plenamente possível. Então vamos até lá. E quando chegar ao “um”, você estará mais confiante para seguir até o “dois”, e assim até atingir o “dez”. Se tentarmos ir do “um” ao “dez” de uma só vez, aumentamos consideravelmente a possibilidade de falharmos e consequentemente nos frustrarmos, portanto, o segredo é seguir em direção ao objetivo dando um passo de cada vez!

 

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

7 Respostas até agora.

  1. Rubens Ap. Lourenzi disse:

    É muito importante darmos um passo de cada vez para atingirmos nossos objetivos e tb não devemos ir com sede ao pote para não se decepcionar com os resultados.

  2. Sônia disse:

    Muitas pessoas não conhecem a capacidade que possuem,as vezes coisas que achamos que nunca vamos conseguir em situações certas e com a motivação certa alcançamos surpreendendo inclusive a nós mesmos,o papel do líder de incentivador,de lançar o desafio,mostrar possibilidades é muito importante e fundamental para o desenvolvimento das pessoas e da equipe.

  3. Veruska Galvão disse:

    Excelente texto! Simples e preciso!
    Obrigada!

  4. Elisabete Antonio dos Santos disse:

    Li o texto e a lição que tiro é que sempre podemos ir além do que achamos possível e nem é preciso correr tanto para chegar, basta sacarmos do bom tesouro que há em nosso interior e acreditar que podemos chegar, nem que demore um pouco mais. Grata por esta leitura tão agradável!

    Elisabete

  5. Fabio Souza disse:

    Grande Fabossi!
    Excelente texto!
    E que mais uma vez nos ensina que o caminho e a jornada a serem seguidos são extremamente importantes para atingir um objetivo ou o destino final.
    O desafio é desenvolver a capacidade de visualizar várias cabanas no caminho, e aproveitar a viagem, até chegarmos ao destino final.
    E em cada parada, encontrar um motivo para celebrar a conquista,e renovando a intenção de dirigir-se ao destino final.

    Fabio

  6. martha mirão disse:

    Muito bem! Isso dá aquela força!