• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Motivados para Vencer (Liderança)

Postado por Marco Fabossi agosto - 19 - 2012 5 Comentários

O marechal inglês Sir Bernard Montgomery, responsável pela invasão da Normandia na Segunda Guerra mundial, fazia questão de passar suas tropas em revista antes de cada batalha.
Seus soldados achavam estranho aquele ritual, e sempre comentavam entre eles:
– La vem ele… A gente indo pra linha de fogo, e ele preocupado com nosso corte de cabelo, barba, uniforme…
Na verdade, não era nada disso. No livro Master of the Battlefield (Mestre do Campo de Batalha), Nigel Hamilton transcreve a explicação do próprio Montgomery:

Palestra Gratuíta: Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, com Marco Fabossi, dia 13/09/2012, em São Paulo. Vagas Limitadas. Faça sua Inscrição.

– O que eu queria mesmo era olhar bem nos olhos de cada homem para ter certeza de que eles estavam Motivados para Vencer.

Não precisamos de estatísticas para perceber que uma pessoa motivada tem sua capacidade de realização ampliada e amplificada. Vários estudos apontam para o fato de que o desempenho de uma pessoa altamente motivada é aproximadamente 40% maior se comparado com pessoas com motivação nula, ou seja, que atuam na base do piloto automático. Se compararmos com pessoas desmotivadas, a diferença é ainda maior. Segundo estudos, a chance de um colaborador motivado deixar a organização é 87% menor se comparada a colaboradores desmotivados.
Já que nossa capacidade de realização aumenta proporcionalmente ao nível de motivação que alcançamos, em termos de motivação, a principal responsabilidade do líder é: inspirar seus liderados a estarem motivados. Eu acredito que a motivação é algo que vem de dentro, intrínseco ao ser humano, ou seja, cada um é responsável pelo seu próprio nível de motivação, contudo, um bom líder inspira seus liderados a estarem motivados, primeiramente, demonstrando que eles estão sendo conduzidos por um líder altamente inspirado e motivado, traduzindo este espírito através de ações simples no dia-a-dia:

  • Estabelecendo a conexão entre o que as pessoas fazem e a grande obra, a grande missão. Quando eles estiverem apenas enxergando as árvores, mostre-lhes a floresta, assim como um diretor de escola que lembra seus professores: “Vocês não são apenas replicadores de informação: estão moldando o futuro deste país por meio da formação de homens e mulheres de valor”, ou como um mestre de obras que diz aos seus operários: “Não estamos apenas assentando tijolos. Estamos construindo lares para que famílias sejam felizes neles”. Este é um dos maiores incentivos que podemos dar às pessoas que estão sob nossa liderança: lembrá-las que o que fazem é parte de uma grande obra e uma grande missão.
  • Olhando nos olhos, elogiando, dizendo um “muito obrigado”, um “parabéns“, ou eu mesmo “eu não faria isso tão bem”.
  • Demonstrando preocupação, sendo respeitoso e bom ouvinte.
  • Um almoço, uma lembrança… e tantas outras coisas.

As pessoas querem ser reconhecidas como membros de uma equipe Motivada para Vencer. Um bom exemplo é a Starbucks, que, apesar de não pagar salários acima do mercado, conta com funcionários jovens e orgulhosos de fazer parte da equipe, transmitindo essa harmonia aos clientes que, justamente por causa do ambiente que encontram, não se importam em desembolsar cinco dólares, em média, por um café. A inspiração e motivação que seus líderes transmitem, dinheiro nenhum pode comprar.
E você? É um líder que inspira e motiva sua equipe?

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança.
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

5 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Acho que a medida em que as pessoas conseguem perceber e valorizar a importância do trabalho que executam,a motivação surge naturalmente,elas se sentem participantes de um todo maior e que sem o seu trabalho fica faltando um pedaço,fica incompleto.

  2. paulo andrade disse:

    Grande Mensagem

  3. pradanegocios@uol.com.br disse:

    Muito bom , recomendo compartilhar

  4. Sidnei disse:

    Muito Bom, realmente a principal responsabilidade do líder é inspirar seus liderados a estarem motivados.

  5. Jorge disse:

    Oi Marco, mais um ótimo texto hein!! Realmente, olhar nos olhos, e pequenos gestos motivadores tem um resultado incrível. Grande Abraço!!