Qual é a Causa? (Liderança)

Max Gehringer conta que certa vez participou de um congresso que reunia técnicos especializados em análises clinicas, e lá pelas tantas, percebeu que conversava com um grupo de técnicos especializados em exames de fezes. Apesar desse não ser um assunto muito apropriado para uma conversa após o jantar, o papo acabou girando em torno daquela atividade que, no mínimo, não cheira bem.
Enquanto traçava um pudim, ele percebeu que naquele grupo existiam três opiniões bem diferentes quanto à essência e importância do trabalho que faziam. Um deles foi claro e direto, e disse que o trabalho dele era todo dia aquela mesma m… Outro, mais científico, disse que sua tarefa consistia em “análises parasitológicas em equipamentos de última geração”. Mas foi o terceiro que mais lhe chamou a atenção ao dizer que sua função era muito nobre, porque dela dependiam a prevenção e o tratamento de doenças em seres humanos.

A motivação do ser humano, em qualquer situação, dependerá do quanto ele consegue enxergar sobre a finalidade daquilo que faz. Se, por exemplo, uma pessoa que emite notas fiscais entende que o resultado do seu trabalho se limita a apenas isso, quando chega em casa e alguém lhe pergunta: “Como foi seu dia hoje?”, sua resposta será simples e direta: “Ah, como todos os dias: emiti um monte de notas fiscais. O mesmo tédio de sempre”.
Se esta mesma pessoa, porém, conseguir compreender que emitir uma nota fiscal é parte de uma obra muito maior; que da exatidão das informações contidas nela depende a separação das mercadorias, o carregamento do caminhão, a pontualidade da entrega ao cliente, o recebimento dos produtos pelo cliente, o pagamento dos valores nela contidos, a manutenção do trabalho de muitas pessoas, a melhoria dos benefícios que a empresa oferece, e a continuidade da própria empresa no mercado; quando alguém lhe perguntar sobre o seu dia, ela responderá: “Meu dia hoje foi muito produtivo. Conseguimos carregar os caminhões em tempo recorde, a empresa está crescendo em faturamento, nossos clientes estão felizes com nossos produtos, nossa qualidade e nossa pontualidade; o volume de devoluções caiu drasticamente, a empresa está crescendo, estamos contratando mais pessoas, os benefícios aos funcionários estão aumentando, enfim, estamos melhorando a cada dia, e tenho certeza que o meu trabalho tem sido fundamental para que isso aconteça”.
Por mais simples que sejam as tarefas, o líder precisa ajudar seus liderados a reconhecer o valor e o impacto daquilo que fazem. Estabeleça a conexão entre o que as pessoas fazem e a grande obra, a causa, a missão. Quando eles estiverem apenas enxergando as árvores, mostre-lhes a floresta, assim como um diretor de escola que lembra seus professores: “Vocês não são apenas replicadores de informação: estão moldando o futuro deste país por meio da formação de homens e mulheres de valor”, ou como um mestre de obras que diz aos seus operários: “Não estamos apenas assentando tijolos. Estamos construindo lares para que famílias sejam felizes neles”.
Este é um dos maiores incentivos que podemos dar às pessoas que estão sob nossa liderança: lembrá-las que o que fazem – mesmo que sejam tarefas ingratas e repetitivas – é parte de uma grande obra, de uma causa maior.


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Um comentário sobre “Qual é a Causa? (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *