Lidere a Si Mesmo (Liderança)

Mané Garrincha, conhecido como o “anjo de pernas tortas”, que se notabilizou por seus dribles desconcertantes e que é considerado pelos especialistas como um dos maiores jogadores da história do futebol em todos os tempos, foi um dos heróis da conquista das Copas do Mundo de Futebol de 1958 e 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador da equipe brasileira. Ele jogou 60 partidas pela seleção entre 1955 e 1966, sofrendo apenas uma derrota em 1966 para a Hungria. Talvez você não saiba, mas o Brasil nunca perdeu uma partida quando Pelé e Garrincha jogaram juntos. Pelé, considerado o atleta do século, será sempre um ídolo mundial Garrincha, infelizmente, se deixou vencer pelo álcool e não conseguiu ir tão longe; morreu aos 49 anos, quase como um indigente, em janeiro de 1983.
Segundo Ruy Castro, autor do livro biográfico “Estrela Solitária” sobre Garrincha, houve ainda duas tentativas de suicídio, três acidentes de automóvel, num dos quais sua sogra morreu, e dezenas de internações por alcoolismo. O calvário de Garrincha, frisa seu biógrafo, se deve ao álcool e não, como se convencionou dizer, aos dirigentes esportivos que o enganaram, aos contratos em branco que assinou e aos amigos que o abandonaram.

Nada é mais conclusivo para provar a capacidade de liderança de um homem que as ações empreendidas, dia após dia, para liderar a si mesmo(Thomas J. Watson, ex-diretor da IBM).

Assim como Mané Garrincha, muitas pessoas com talento, habilidade e boas oportunidades, e entre eles vários líderes, estão bem longe de onde poderiam estar principalmente pela falta de autoconhecimento e autoliderança, dois fundamentos básicos para quem pretende liderar outras pessoas. “Quem é você? Quais são seus pontos fortes e pontos fracos? Aonde você quer chegar?”. Você tem respostas objetivas para estas perguntas?
Liderar pessoas não é uma tarefa simples, contudo, não existe resistência maior do que liderar a si mesmo, fazendo com que o próprio líder se torne o seu maior inimigo, porque a autoliderança é uma das ações que mais exige equilíbrio, determinação e disciplina por parte do líder. Os desafios começam na própria essência do ser humano, que já vem de fábrica com algumas características bem interessantes:

  • A visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, ou seja, não somos exatamente o que pensamos ser;
  • Somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos;
  • Temos a tendência de julgar os outros por suas ações, e a nós mesmos pelas intenções, usando, assim, nossas boas intenções para justificar erros e amenizar resultados negativos.

Você se identifica com alguma dessas características? Eu sim. Estas são as razões básicas que tornam o autoconhecimento e a autoliderança tão importantes para o líder, que antes de conhecer e liderar os outros, precisa fazê-lo a si mesmo.
O líder que deseja influenciar pelo exemplo, tem, em primeiro lugar, o grande desafio de liderar a si mesmo por meio de autoconhecimento e autoliderança, conquistando equilíbrio em sua vida pessoal e profissional. Antes de inspirar, motivar, amar e servir aos outros, é preciso que o líder faça-o a si mesmo, viajando pelo interior antes de se aventurar pelo exterior, já que a jornada do crescimento, da liderança e do sucesso começa pelo lado de dentro.

(Trecho do Livro “Coração de Líder” de Marco Fabossi)


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Um comentário sobre “Lidere a Si Mesmo (Liderança)

  1. Considero muito importante nessa busca do autoconhecimento do líder a humildade,ser capaz de reconhcer que precisa melhorar naquilo em que não está bom,ser capaz de reconhecer que precisa das outras pessoas nessa busca pelo desenvolvimento pessoal,que não tem todas as respostas,nem as melhores idéias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *