• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Integridade (Liderança)

Postado por Marco Fabossi setembro - 25 - 2011 7 Comentários

O Executivo leva seu filho de sete anos para o trabalho, e durante todo o dia aquele menino observa a maneira que o pai trata seus colegas, fornecedores e clientes.

Quando já se aproximava o final do expediente, o pai chama o menino:

- Filho, vamos pra casa?

- Ah, não, papai. Eu quero morar aqui!

- Como assim, filho? Você não pode morar aqui. Aqui é uma empresa, não uma casa!

- Eu sei papai, mas eu quero morar aqui. Por favor, traga a mamãe pra cá, e vamos todos morar aqui!

- Filho, mas por que você quer morar aqui?

- Ah papai, é que aqui você é tão gentil, atencioso e educado com todas as pessoas, inclusive comigo. Tenho certeza que se a mamãe vier morar aqui, você também vai tratá-la assim.

E completou…

- Em casa você é tão diferente!

Integridade vem do latim “integrare” que significa “inteiro, uno, total”. Integridade tem a ver com totalidade, unicidade, indivisibilidade, ou seja, tem a ver com o indivíduo. Uma pessoa íntegra ou que age com integridade é una, é inteira. O que ela diz é o mesmo que ela faz. O que ela é em público é o mesmo na vida privada.

Integridade tem a ver com coerência, honestidade, equilíbrio e previsibilidade. Integridade dá poder às nossas palavras, força aos nossos planos e impacto às nossas ações. Por ser animal, o homem sente; por ser racional, ele pensa, e às vezes fala o que pensa, mas age como sente, transmitindo uma dupla mensagem; uma mensagem de falta de integridade. Daí vem a importância de que todo líder tenha alguém com quem possa conversar aberta e sinceramente, e que o ajude a reconhecer estes “furos” de comportamento; alguém que lhe dê um feedback verdadeiro.

A integridade de um líder se revela por meio de suas ações e reações no cotidiano, principalmente porque na maioria das vezes essas circunstâncias são imprevisíveis e inesperadas, levando o líder a agir com sua essência e sem máscaras. Ken Blanchard, ao comentar sobre o líder eficaz, cita as seguintes atitudes que só um líder que age com integridade pode demonstrar:

  • Reconhece seus erros e pede desculpas se magoou ou prejudicou alguém;
  • Procura flagrar as pessoas fazendo algo bom;
  • Quando ocorre um mal-entendido diz: “Eu acho que não me expliquei bem” ou “não fui suficientemente claro”;
  • Agradece quando recebe feedback, mesmo que seja negativo;
  • Quando um erro é cometido, procura transformá-lo em oportunidade de aprendizagem;
  • Honra compromissos assumidos e cumpre o que promete, mesmo que implique em custo para ele;
  • Quando os resultados são bons, atribui o mérito à equipe e aplaude o sucesso dos outros sem querer “levar a fama” sozinho;
  • Quando algo sai errado, assume a responsabilidade;
  • Trabalha para tornar-se gradualmente desnecessário;
  • Cria condições que favoreçam o sucesso das pessoas e promove sua independência.

Para se tornar um verdadeiro líder é preciso ser inteiro, alinhado, coerente e jogar limpo com seu pessoal. O mínimo que podemos oferecer aos nossos liderados é a oportunidade de eles saibam quem nós realmente somos.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

7 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Quando uma pessoa tem um comportamento íntegro,não importa a função que assuma se é de liderança ou outra qualquer,porque isso não vai alterar a sua maneira de ser.Acho que os servos de Deus já são instruídos pela palavra,que o seu comportamento deve ser verdadeiro,porque Deus não se agrada de mentiras,e assim eles não encontram dificuldades em ter um comportamento único em qualquer circunstância,sendo guiados pelo Espírito de Deus.

  2. Lizzie Garcia disse:

    Bom dia! Tenho uma pequena consultoria com o nome Integrare e adorei o texto!!! Fiquei mais feliz ainda por ter escolhido este nome!

    • Marco Fabossi disse:

      Oi Lizzie, tudo bem? Muito obrigado pela participação no blog. Que coincidência! Parabéns pela escolha do nome da empresa.

      Abraços,

      Marco

  3. Igor disse:

    A Integridade tem de ser para todos nós, temos de cumprir o que prometemos.

    Mas se a Integridade é algo uno, e que não muda, o que seria a afirmação “Somos uma pessoa diferente para cada pessoa que conhecemos”, afinal cada um de nós somos assimilados pelos outros de forma diferente.Isso de alguma forma impediria a integridade?

    E sobre o líder “Criar condições que favoreçam o sucesso das pessoas e promove sua independência.” Como se faz isso? pois quando estou envolvido num trabalho ainda não sou capaz de executar essa característica, e a tarefa sempre fica dependente de mim de alguma forma. E isso acaba sendo característica de muitos homens, mesmo bons líderes, pois o homem tem esse mecanismo de fazer com que os outros sejam dependentes do que esse homem faz, assim ele fica ‘importante’ perante o grupo.

    Como se faz para delegar e deixar os outros independentes?

    • Marco Fabossi disse:

      Oi Igor, tudo bem? Muito obrigado pela participação e pelos comentários e questionamentos. É isso que enriquece o assunto.

      Quanto a afirmação: “Somos uma pessoa diferente para cada pessoa que conhecemos”, eu não sei de onde vem, e tampouco a conhecia. O que posso lhe dizer é se estivermos falando de ambientes disitintos, como por exemplo casa e trabalho. Obviamente as pessoas não se comportam no trabalho da mesma maneira que o fazem em casa, por razões obvias, porém ainda assim, não precisam abrir mão dos principios e valores que permeiam suas vidas.

      “Criar condições que favoreçam o sucesso das pessoas e promove sua independência” signfica servir as pessoas, provendo a elas os recursos minimos necessários para que executem suas tarefas; dar feedback sincero e assertivo com o objetivo de ajudar as pessoas a se desenvolverem como pessoas e profissionais; e delegar. No youtube você pode encontrar um vídeo sobre feedback (http://www.youtube.com/watch?v=kqE8pWdAKpQ) e outro sobre delegação (http://www.youtube.com/watch?v=t8dtn7hCB1M), bem simples e rápidos.

      Espero ter ajudado,

      Abraços,

      Marco Fabossi

  4. Rubens disse:

    Integridade! Falar o que pensa, fazer o que fala! Esta é a a melhor definição, sempre tratei assim e o texto apenas confirma.
    Sou consultor atuando na área de Gerenciamento de Projetos, e uma das primeiras atividades que realizo com equipes é “inventariar” os valores para estabelecer quais são os valores do time. Integridade quase sempre aparece. Deveria ser um principio de todo ser humano, inclusive em Brasilia.
    Descobri o BLOG hoje e achei FANTÁSTICO!!! Parabéns!