Equilíbrio (Liderança)

Em uma pequena cidade, um jovem estava prestes a ser condenado à prisão. O juiz, que o conhecia desde sua infância e que conviveu com seu pai, um famoso advogado e escritor, perguntou ao jovem:

– Meu jovem, eu não consigo entender como você chegou a esta situação, tendo como pai um profissional e ser humano tão maravilhoso, respeitado e bem-sucedido. Você pode me explicar?

E o jovem respondeu:

– Meritíssimo, sinceramente eu não sei se meu pai tem algo a ver com isso, mas as principais lembranças que tenho são de quando eu me dirigia a ele para pedir algum conselho, e ele me dizia: “Agora não menino; estou ocupado. Preciso terminar este trabalho”. Quando sentia sua falta, e apenas o procurava para ficar perto dele, ele me evitava e dizia: “Filho, agora eu não posso. Preciso terminar de escrever este livro”.

– Meritíssimo, o senhor se lembra dele como um grande advogado e escritor, já eu me lembro dele como um amigo que infelizmente não tive.

Em minhas palestras sobre Gestão de Tempo, geralmente proponho a seguinte reflexão: Converse com as pessoas amadas e lhes pergunte quais foram os momentos dos quais eles mais se recordam, momentos marcantes em que você tenha participado. Não creio que eles dirão algo sobre os presentes que você lhes deu: uma joia, uma bicicleta, uma boneca ou mesmo um carro. Posso afirmar com a mais profunda convicção que comentarão sobre momentos em que estiveram juntos dando risadas, chorando talvez, das brincadeiras em casa, do banho de mangueira, e até das broncas que levaram, mas certamente contarão sobre momentos nos quais seres humanos, sentimentos, emoções e sensações foram os protagonistas; elas certamente não falarão sobre coisas, mas sobre pessoas.

Grandes lideres são os que fazem diferença na vida daqueles que os cercam e que conseguem fazer o mundo um pouco melhor graças à sua existência; são aqueles que dedicam seu tempo e sua vida aos seus grandes amores. São aqueles que, apesar de viverem num mundo extremamente competitivo, sabem que sua maior missão é serem felizes e criar oportunidades para que outros também sejam. Nossa felicidade aumenta à medida que fazemos os outros felizes; consequentemente, ela diminui à medida que geramos infelicidade nas pessoas, e ainda que muitos não tenham percebido, esta é a principal razão que leva muitos profissionais bem-sucedidos a se tornarem pessoas infelizes; porque apesar de todo seu esforço eles não conseguem dar amor e atenção às pessoas que amam.

Deus nos criou para uma vida abundante, mas para isso precisamos alinhar nossas prioridades e nossas atitudes, porque quando o líder vive e trabalha de maneira coerente e equilibrada, com entusiasmo, percebendo a importância de priorizar família, pessoas e relacionamentos, ele pode então ajudar outros a também viverem com equilíbrio, entusiasmo e excelência.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 comentários sobre “Equilíbrio (Liderança)

  1. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”,eu gosto dessa afirmativa,porém para os que conhecem a Deus sabem que existe uma eternidade,e o que ligarmos na terra será ligado no céu e o que desligarmos na terra será desligado no céu.Jesus nos ensinou a amar a todos sempre.

  2. Esse texto e muito bom, pois mostra a realidade de vida de algum pessoas que se esquece da familia e dos amigo e ficam ligado só no trabalho!

  3. acredito que esse texto foi escrito pra mim, mesmo sendo dificil de aceitar sempre digo “depois” para minhas filhas. Quero muito mudar essa situação enquanto há tempo, pq daqui a pouco elas podem ser o rapaz da história. e eu nao quero isso pra elas.

  4. Muito bom este conto. Sei de muitas pessoas, alto nível, que dão preferência em seus negócios do que ficar um pouco de tempo com sua família.

    Att,
    David Willian
    Blog PERFIL PME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *