• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Força da Confiança (Liderança)

Postado por Marco Fabossi abril - 10 - 2011 11 Comentários

O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, em uma de suas palestras compartilhou a seguinte história sobre seus pais:

Eu tinha 16 anos e vivia no interior da África do Sul e não tínhamos vizinhos. Por isso minhas duas irmãs e eu ficávamos entusiasmados quando podíamos passear na cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema. Certo dia, meu pai me pediu que o levasse à cidade para assistir a uma conferência que duraria o dia inteiro, e minha mãe, aproveitando a viagem, deu-me uma lista de coisas pra comprar no supermercado.

Como iria passar o dia todo na cidade, meu pai também pediu para eu levar o carro à oficina, e quando me despedi do meu pai, ele me disse:

– Nós nos encontraremos neste local às 17h00 e retornaremos pra casa juntos, certo?

Depois de completar todas as tarefas, fui ao cinema mais próximo. Eu estava tão concentrado no filme que me esqueci do tempo. Quando percebi já eram 17h30. Corri para a oficina, peguei o carro e fui até o local onde meu pai estava esperando. Cheguei po volta das 18h00.

Quando cheguei, meu pai perguntou com ansiedade:

– Por que você chegou tarde?

– O carro não estava pronto e tive que esperar – respondi sem saber que meu pai já havia ligado para a oficina.

Quando ele se deu conta de que eu havia mentido, me disse:

– Algo não está bem na maneira que eu o tenho educado, porque não há confiança suficiente para que você me diga a verdade. Preciso refletir sobre o que fiz de errado. Vou caminhar as 18 milhas até em casa e pensar sobre isso.

E assim, vestindo terno e sapatos elegantes, meu pai caminhou até nossa casa, por lugares sem asfalto e sem iluminação. Eu não podia deixá-lo só, por isso dirigi por 5 horas e meia atrás dele. Decidi, desde aquele dia, que nunca mais iria mentir”.

Existem algumas diferenças entre gestão e liderança; vejamos duas delas: O gestor tem subordinados, enquanto o líder tem seguidores. O gestor trabalha para aumentar o controle, já o líder se empenha em diminuir o controle e aumentar a confiança, porque sabe que sem confiança ninguém segue ninguém.

É por isso que a confiança é uma das principais características da liderança, portanto, se as pessoas não se relacionam nem se comunicam com confiança e verdade, é preciso refletir sobre os motivos que têm impedido que isso aconteça.

Tenho trabalhado com algumas empresas que divulgam valores como “Aprender com os erros”, mas que quando alguém comete um erro, ainda que tenha se esforçado para fazer a coisa certa, é imediatamente repreendido e, às vezes, punido severamente. E é justamente a incongruência entre palavras e atitudes que gera a falta de confiança. Um líder que age na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, terá grande dificuldade em conquistar a confiança da equipe.

Lembre-se, para colher, é primeiro preciso plantar. Se um líder deseja que as pessoas falem a verdade (por mais difícil que seja), e que empenhem em fazer o melhor, tendo a liberdade de errar e aprender com seus próprios erros, é preciso primeiramente que este líder “plante” a verdade através de atitudes congruentes com suas palavras, que incentive as pessoas a fazer o melhor com a liberdade de cometer erros, e quando isso acontecer, que use o feedback (assista ao vídeo de Marco Fabossi sobre feedback) para ajudá-las a fazer certo dali em diante.

A integridade é a base da confiança, a qual não é tanto um ingrediente da liderança quanto um produto dela. É a única qualidade que não pode ser adquirida, mas deve ser conquistada. É concebida por colaboradores e adeptos, e sem ela o líder não existe” (Warren Bennis)

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Melhor Livro de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

11 Respostas até agora.

  1. Sônia Alê disse:

    A verdade é fundamental para qualquer tipo de relacionamento,sem ela tudo fica muito duvidoso e inseguro e se perde o foco de onde queremos chegar.

  2. Monica Elino Ferreira disse:

    Mesmo quando a verdade dói ou traz angustias, no final pecebemos que foi o melhor a ser feito. Já diz o ditado “mentira tem pernas curtas” e é pura verdade. Muitas pessoas confundem omitir com mentir. Vejo que a omitir as vezes é importante mas mentir nunca será o melhor caminho. Confiança é tudo!Amei

    • Marco Fabossi disse:

      Oi Monica, obrigado pelos comentários que enriquessem ainda mais o conteúdo do blog.

      Um grande abraço,

      Marco Fabossi

  3. A confiança é a base de todos os contratos de trabalho, imagine sua importância para os que trabalham em instituições financeiras, cujo a rotina é administrar centenas e milhares de valores dos clientes da instituição.
    Costumo dizer que antes de ser gestor de pessoas você deve primeiramente ser gestor da sua vida, olhar para dentro da sua casa e ver como está seu relacionamento com filho e esposa, amigos e parentes.
    Abraço Marco e parabéns pelo blog.

    • Marco Fabossi disse:

      Oi Anderson, muito obrigado pelos ótimos comentários e pela participação no blog.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  4. Paulo Amaral disse:

    Fabossi:

    A “verdade” é libertadora. Sempre que for invocada, vai estar na ponta da lígua. Já a mentira…bom, vai exigir vasculhar algumas camadas da memória.
    Em resumo: quem diz a verdade não precisa se lembrar de nada.

    Abraços

    • Marco Fabossi disse:

      É isso ai Paulo. Obrigado novamente por participar do blog com comentários tão importantes.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  5. Marco,
    Li certa vez que: A verdade liberta e a mentira escraviza e acredito ser “verdade”, pois quem mente, tende a continuar mentindo sempre, pra que a “verdade” não seja descoberta.
    Mais uma vez muito obrigado por compartilhar verdades tão preciosas pra todos nós.

    • Marco Fabossi disse:

      Pr. Flabenito, eu é quem agradeço pelos seus (sempre) preciosos comentários que enriquecem ainda mais o conteúco do Blog.

      Abraços,

      Marco

  6. SÉRGIO HENRIQUE VITAL DE CARVALHO SILVA disse:

    A verdade como todos dizem, dói , mas é necessária para o crescimento.
    abs