• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Deficiências (Motivação)

Postado por Marco Fabossi julho - 11 - 2010 5 Comentários


Henry Viscardi nasceu com as pernas atrofiadas do joelho para baixo, e quando criança andava com as mãos, segurando dois tocos de madeira, calçados com borracha de pneu. Esse seu jeito de andar lhe valeu o apelido de “homem-macaco”, dado pelos meninos da escola, e cada vez que o chamavam assim, ele saía pulando com seus tocos de madeira, para chorar, até que um dia sua professora lhe disse:

- Henry, só você pode pôr um fim a tudo isso! É um garoto muito inteligente e pode ser o primeiro da classe, e quando isso acontecer, todos irão respeitá-lo.

E assim aconteceu. Henry passou a enfrentar aquela situação sem lágrimas, agressividade ou auto-piedade.  Dedicou-se aos estudos, e em pouco tempo era o primeiro da sala!  Acabou-se a zombaria.  Entrou para a faculdade e formou-se em engenharia. Casou-se e teve quatro filhas. Abriu uma indústria de sapatos e, em poucos anos, acumulou uma grande fortuna.

Certo dia, viu um deficiente físico arrastando-se pelas ruas de Nova York, e decidiu planejar máquinas especiais para deficientes.  Foram muitos meses de trabalho debruçado sobre as pranchetas, e a fábrica saiu do papel.

Era uma fábrica de sapatos projetada exclusivamente para deficientes físicos.  Lá se podia ver máquinas acionadas por um toco de braço, outras só pelos pés ou alguma perna atrofiada, e até uma manipulada pela boca de um operário tetraplégico!

Quando Henry percorria os corredores daquela fábrica, era saudado por dezenas de sorrisos sem qualquer deficiência, porque vinham de homens e mulheres felizes e realizados.


O que é legado pra você? Bem, legado é herança imaterial que deixamos nesta terra, e como uma herança, pode ser positiva ou negativa. Mas apesar desta semelhança entre herança e legado, há um importante detalhe que os torna muito diferentes um do outro. A herança nós deixamos quando morremos, enquanto o legado é o que deixamos quando saímos de algum lugar. É aquilo que propositadamente entregamos para que o futuro seja melhor do que o presente.

Todos os dias, quando você volta do trabalho para casa, deixa um legado na empresa. Quando sai de uma reunião, de uma conversa, do posto de combustível, de um jogo, ou de qualquer outro lugar, está deixando uma marca nas pessoas, um legado.

  • Qual é o seu legado?
  • O que você tem deixado de concreto nos lugares de onde sai para torná-los melhor?
  • Você tem influenciado a vida de alguém? Positivamente? Negativamente?
  • Você tem ensinado hábitos novos a alguém?
  • O que você tem feito para que o futuro seja melhor que o presente?

 

Deficiências (Mario Quintana)

“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.

 

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi

Um grande abraço,

Marco Fabossi

.

Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
São Paulo – SP: 20 e 21 de Agosto.
João Pessoa – PB: 24 e 25 de Julho
Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br
.
Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

5 Respostas até agora.

  1. Sônia Alê disse:

    Muito bom,precisamos aprender a dar valor as pessoas pelo que elas são,simplesmente pessoas como nós,com qualidades,defeitos,medos,sonhos,desejos e tudo que forma um Ser Humano.E uma enorme necessidade de termos comunhão diária com Deus,pois só assim somos plenos e completos sem falta de coisa alguma.

  2. Muito bom, pois ninguém é 100% disse:

    Algumas pessoas conseguem competências que facilitam, o enfrentamento de algumas dificuldades ou deficiências. Ou melhor precisamos apontar as competências, pois com certeza é um caminho para a SUPERAÇÃO

    • suzam disse:

      Eu Gosto muito das frases do Paulo Coelho, e uma das minhas preferidas é:

      “EXISTEM DERROTAS, MAS NÃO EXISTE O SOFRIMENTO.UM VERDADEIRO GUERREIRO SABE QUE AO PERDER UMA BATALHA, ESTÁ MELHORANDO SUA ARTE DE MANEJAR A ESPADA, SABERÁ LUTAR COM MAIS HABILIDADE NO PRÓXIMO COMBATE.”
      Paulo Coelho

  3. Ótimo, tendo uma motivação e força de vontade, conseguirá alcançar seus objetivos.

  4. cassio disse:

    As pessoas só olha a aparência … Lembro de um caso que aconteceu comigo… Eu trabalha em uma empresa de tv por assinatura estavamos em 4 vendedores, e revesavamos nos clientes.. Certo dia Eu estava no canto falando com o surpevisor, quando parou duas pessoas bem vestida, e derrepente no canto um trabalhador todo sujo de tinta nenhum dos vendedores quiseram atender … Fui eu atender o camarada.. No final da historia ele comprou o pacote mais caro que a empresa de tv por assinatura tinha …. E quem estava bem vestido não compraram nada…
    aparencia nem sempre é tudo!!!