• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Quero ser um Televisor (Liderança)

Postado por Marco Fabossi junho - 27 - 2010 8 Comentários

A professora pediu aos alunos que fizessem uma redação que respondesse à seguinte pergunta:

“Se você encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse pedir ao gênio da lâmpada que mudasse algo em sua vida, o que você pediria?”

Depois de alguns dias, já em sua casa corrigindo as redações, a professora se depara com a redação de um menino que diz o seguinte:

– Gênio, eu quero te pedir algo muito especial. Por favor, me transforme em um televisor. Quero ser como a TV da minha casa. Quero ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao meu redor. Quero ser levado a sério quando falo. Quero ser o centro das atenções, e ser escutado sem interrupções. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona, e ter a companhia dos meus pais quando eles chegam em casa, mesmo que estejam cansados. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo. Quero sentir que a minha família às vezes deixa tudo de lado pra passar alguns momentos comigo. Eu só quero viver o que vive qualquer televisor!

Será que as pessoas com quem convivemos, em casa ou no trabalho, não teriam também motivos para escrever uma redação assim? Você tem dedicado mais tempo e atenção para a TV, para a tela do computador, ou para as pessoas?

Sem que percebamos, a tecnologia, que supostamente deveria facilitar o nosso dia-a-dia, têm nos afastado daquilo que é mais importante: o contato e o relacionamento com as pessoas. No mundo corporativo, as conversas ao vivo têm sido substituídas por e-mails, mensagens instantâneas, torpedos e um monte de outras coisas, tornando o ambiente de trabalho frio, impessoal e sem graça.

Isso não combina com liderança, porque liderança é relacionamento, e relacionamento pressupõe contato pessoal. Portanto, se você é um líder, procure deixar a tecnologia um pouquinho de lado, e dê mais atenção às pessoas. Converse mais com elas.

Não se esqueça; não importa o tipo de organização em que você trabalha: indústria, comércio, serviços, família, igreja, clube, ONG ou condomínio. Ela opera no ramo dos relacionamentos, e só existe por causa das pessoas. Portanto, cuide bem delas.

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
São Paulo – SP: 20 e 21 de Agosto.
João Pessoa – PB: 24 e 25 de Julho
Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br

Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br

Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br

Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi


8 Respostas até agora.

  1. Sônia Alê disse:

    Muito bom esse texto,chama a nossa atenção para a importancia das pessoas e que merecem a nossa atenção,ouvindo as suas necessidades e compartilhando as suas conquistas,principalmente os de casa.

  2. Rubens lourenzi. disse:

    Olá Fabossi, obrigado pelas mensagens, que sempre nos desperta para a realidade. Quanto ao relacionamento é algo importantissimo para o ser humano, pois, atenção carinho, respeito nos faz diferentes. É tão bom bom ter um ouvido para ouvir, um ombro para enconstar, enfim tudo isso é magnifico para o dia a dia de hoje. E quanto atenção à família é o mais importante para um mundo melhor. Somos lá fora o que aprendemos em casa. Lembro de meus pais q já se foram, mas falavam de como viviam nas décadas anteriores, mesmo com pouco recurso aprenderam a amar a família.

    Um abraço,

    Rubens lourenzi.

  3. Mirian Montoza disse:

    Este texto reflete exatamente o que penso, e o que tenho tentado incutir na cabeça das minhas filhas, principalmente a que está na préadolescência. É uma missão difícil, visto que pra muitos pais é mais fácil deixar a criança quieta na frente da TV ou do computador do que ter que ouvir histórias da escola, das amigas, etc.
    Parabéns !!

  4. jassonara disse:

    Linda história. Emocionante. Temos que observar para onde direcionamos a nossa atenção. As vezes não conseguimos resolver a situação, devido ao fato de não dedicarmos aos nossos funcionários e colegas como deveria.Tornando o resultado decisório fragmentado. Achamos que lidar com a empresa são somente máquinas, paredes e concretos e na verdade são pessoas com sentimentos.
    obrigado pela história.

  5. jassonara disse:

    FABOSSI, EM RELAÇÃO A SELEÇÃO BRASILEIRA
    QUE PREDEU A CHANCE DE SER HEXA. O QUE PODEMOS TIRAR DE BOM E RUIM EM QUESTÃO DA LIDERANÇA?

  6. Wander R de Melo disse:

    Todas as suas mensagens são realmente fantásticas , quero agradecer-lhe pela possibilidade que nos dá de poder aprender com suas mensagens que realmente são motivadoras e instigadoras.
    Qualquer Líder com certeza deverá colher bons frutos com essas mensagens e seus seguidores ainda mais.