Gestão na Hora Certa (Adm. do Tempo)

Matéria sobre Gestão do Tempo com Marco Fabossi no Caderno “Talento” do Diário de São Paulo de 28-03-2010 (por Nathália Braga)

… o especialista em gestão do tempo e produtividade Marco Fabossi destaca a importância de delegar: Um fator que faz com que os gestores percam muito tempo é a falta de delegação. É preciso treinar líderes e colaboradores em planejamento e administração do tempo.”
.
Líderes devem criar estratégias para usar o tempo em soluções inovadoras e produtividade.
.
É comum ouvir gestores dizerem que dispõem de pouco tempo para realizar tarefas. Muitos falam, na brincadeira, que o dia deveria ter 48 horas. Assim, seriam capazes de executar todos os afazeres. Mas, de acordo com pesquisa da consultoria empresarial Pro-Geps, o que falta aos líderes é administrar o tempo.  Segundo o estudo, os chefes gastam 59% das atividades diárias com trabalhos administrativos e resolvendo problemas.
.
Desse total, 30% são usados para responder e-mails, atender a telefonemas e participar de reuniões; e 29% são gastos com problemas (veja os dados da pesquisa abaixo). “Esse é um número factual, que mostra que os gerentes de departamentos e encarregados estão pouco preparados para enfrentar suas tarefas. Eles querem fazer o melhor, mas não sabem como, acredita o presidente da consultoria, Elzo Guarnieri.
.
“Gasto boa parte do tempo com tarefas burocráticas, exceto telefonemas. Há horas que preciso decidir o que é urgente e o que fica para depois, diz o empresário e headhunter (caça-talentos) da Simon Franco Recursos Humanos (RH), Maurício Franco. Quem enfrenta a mesma situação é o sócio da Everis Brasil (consultoria de negócios), Rafael Garrido Rivas: “E-mails e atividades administrativas requerem, sim, que eu dedique mais horas de trabalho.”
.
De acordo com a ProGeps, 16% do tempo é dedicado à gestão, quando a porcentagem ideal seria 35%. “A resolução de problemas, e-mails e reuniões tomam boa parte do meu tempo, mas há como conviver com a atividade de gestão”, fala o diretor de RH da Dell (empresa de tecnologia) para a região sul da América Latina, Paulo Amorim.
.
Acertando Os ponteiros
.
Para equilibrar esses índices, o especialista em gestão do tempo e produtividade Marco Fabossi destaca a importância de delegar: “Um fator que faz com que os gestores percam muito tempo é a falta de delegação. É preciso treinar líderes e colaboradores em planejamento e administração do tempo.”
.
Christian Barbosa, que atua nas mesmas áreas de Fabossi, acha que as organizações devem apostar em treinamentos. “A empresa deve ajudar seus funcionários a criar estratégias de produtividade, aconselha Barbosa. “Uma melhor administração do tempo traz beneficios para a vida pessoal de todos” enfatiza o administrador especializado em comportamento humano, Anderson Cavalcante.
.
Como os Gestores Gastam seu Tempo
30% – Atividades administrativas.
29% – Resolução de problemas.
17% – Serviços sem valor agregado.
16% – Gestão.
7% – Trabalho manual.
1% – Treinamento de funcionários.
35% é O índice adequado para a gestão.
.
Consequências da Falta de Planejamento
60% – Produtividade nas empresas.
30% – Desperdício nas atividades.
5% a 10% – Perdas irrecuperáveis.
.
Fonte: Consultoria empresarial ProGeps
.
Organize sua Rotina
1 – Use uma agenda.
2 – Planeje sua semana.
3 – Verifique e responda e-mails em horários específicos.
4 – Reserve tempo para imprevistos.
5 – Estabeleça prazos para projetos.
6 – Calcule o tempo das tarefas.
7 – Defina seus objetivos.
8 – Defina as metas de sua equipe.
9 – Compartilhe responsabilidades.
10 – Organize seu ambiente.
11 – Saiba dizer não.
12 – Reserve um tempo para você.
.
Fontes: Christian Barbosa e Marco Fabossi. especialistas em gestão do tempo e produtividade.
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi
.
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

3 comentários sobre “Gestão na Hora Certa (Adm. do Tempo)

  1. BOA NOITE, MARCOS
    Estou fazendo meu estágio, num supermercado de medio porte, com tradição a 33 anos, e em janeiro sob nova direção, nova cultura organizacional,higiêne uns 90% melhorou, mas causou uma estranheza muito grande no clientes,vários já não compram mais lá, e outros elogiam a nova forma de gerenciar e organizar, e a diferença é muito grande. Tem alguma dica ou sugestão pra me dar? Escolhi o tema clima organizacional,como criar novas sugestões e ajuda-los, pois também se sentem perdidos. se puder obrigada.
    TEREZINHA FATIMA RIBEIRO- CHAPECÓ-SC

  2. Marco, parabéns pela matéria publicada no Caderno Talento da Folha em 28.03.2010. Esse pequeno texto sintetiza a sua singular habilidade em orientar profissionais de alto escalão do mundo corporativo a manter-se focado, com gestão adequada do tempo e produtivos. Sou grato pelos resultados colhidos após o seu trabalho.

  3. Boa noite MARCO
    QUERO AGRADECE-LO PELA GENTILEZA DE TIRAR AMINHA DÚVIDA EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO. FOI DE GRANDE AJUDA. TODOS SEUS TEXTOS SÃO MARAVILHOSOS, E ADORO SUA HUMILDADE DE FALAR E ESCREVER AS OPINIÕES, SUGESTÕES, POR ISSO QUE VC É O MARCO FABOSSI….SOU SUA FÃ, E ME IDENTIFICO COM SEUS TEXTOS. OBRIGADA
    TEREZINHA FATIMA RIBEIRO- CHAPECÓ-SC GRANDE ABRAÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *