• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Os Doze Pratos (Liderança)

Postado por Marco Fabossi outubro - 4 - 2009 9 Comentários
pratos Certo príncipe orgulhava-se de sua rara e antiga coleção de porcelana que era formada por doze pratos de grande beleza artística e decorativa. Um dia o seu cuidadoso zelador, em momento de infelicidade, deixou que se quebrasse um dos pratos.
Quando o príncipe ficou sabendo ficou furioso, e condenou à morte o dedicado servidor que fora vítima de uma circunstância fortuita.
A notícia se espalhou pelo Império, e às vésperas da execução do desafortunado servidor, se apresentou um sábio idoso que se comprometeu a deixar a coleção com os doze pratos iguais novamente, se o servo fosse perdoado.
O príncipe reuniu sua corte e aceitou a oferta do ancião, que solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma mesa coberta por uma toalha de linho, e que os pedaços do prato quebrado fossem espalhados em volta do móvel.
Quando tudo estava pronto, o sábio acercou-se da mesa e num gesto inesperado, puxou a toalha com os pratos restantes, que se arrebentaram ao cair sobre o piso de mármore.
O príncipe e toda a corte olhavam chocados, sem saber o que dizer, quando o sábio disse serenamente:
– Senhor, aí está sua coleção com todos os pratos iguais conforme prometi. Agora também pode mandar me matar, já que essa porcelana vale mais do que a vida de seres humanos, e considerando que sou idoso e já vivi além do que esperava, sacrifico-me em benefício daqueles que provavelmente iriam morrer no futuro quando quebrassem algum prato.
Passado o choque, o príncipe emocionado e comovido, libertou o velho sábio e o zelador, compreendendo que nada é mais precioso do que a vida.
.
Não somos príncipes e tampouco estamos em um Império, mas muitas vezes valorizamos mais as coisas do que o ser humano; damos mais importância a tarefas e processos do que às pessoas que os executam. Sem perceber, priorizamos o “ter” ao “ser”.
Em um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, estamos muitas vezes tão profundamente envolvidos com os negócios e seus resultados, que negligenciamos as pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações.
É por isso que não basta ser gestor, é preciso ser líder. Um líder que enxergue e aceite as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, níveis hierárquicos ou sociais, e religião. Alguém que priorize o ser humano, que promova o desenvolvimento das pessoas e da equipe, que projete uma visão compartilhada, e que dê feedback honesto; consciente de que todas as conquistas são fruto do trabalho em equipe.
.
Se você quiser conhecer mais sobre a verdadeira liderança, adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, em www.coracaodelider.com.br
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi

9 Respostas até agora.

  1. TEREZINHA FATIMA RIBEIRO disse:

    BOA NOITE, MARCO

    Lendo esta história,a verdade é que só pensamos no trabalho e coissas materiais, está semana sexta feira, pensando e analizando um sr. de 72 anos de vida, lutando pela vida, apertava a minha mão como se pedisse para ajuda-lo,e, eu sem ação, ali estava cuidando(passando a noite das 5 da tarde as 8 da manha seguinte). Pensei ele aqui lutando pela vida, e muitas pessoas não aproveitam, não tomam iniciativa, não sabem ser bons lideres,em casa no trabalho, na comunidade,e muito menos ser bons seres humanos.
    O que somos nesta hora, muda o pensamento completamente, eu consegui ver que a minha depressão é tão pequena diante daquela pessoa tentando viver, lutando, que eu ainda posso e tenho como reverter, e ele, será que consegue,mas, eu ja o conhecia sempre foi um bom lider,um bom ser humano, então, abrio a minha mente do meu problema, posso melhorarar enquanto posso, viver, mudar, amar, não dar tanta importância as pequenas coisas da vida,aprendi a não sofrer pelo passado e pelo futuro, pois o passado já passou e o presente vai chegar,vou ser bom lider, em casa no trabalho, para as pessoas.
    Este texto é maravilhoso,temos que parar de dar tanta importância aos bens materiais,e dar valor a nós e aos outros, bens materiais se perdemos, consiguiremos novamente, mas a vida, não se compra se vive. Obrigada por estes textos que sempre possso refletir, hoje tava pensando na vida e veio esta maravilhosa mensagem pra mim refletir.
    Grande abraço

  2. Dorita de Macedo Cancian disse:

    Olá, Marco.
    Eu conhecia uma lenda parecida, em que o súdito juntava as partes e ia formando novos desenhos, onde deu origem ao TANGRAN.
    Eu só queria trabalhar com pessoas assim: Que valorizem mais uns aos outros…
    Dorita.

  3. Rosana Fabossi disse:

    está lindo…………..

  4. Elaine Coletti disse:

    Olá Marco boa noite,

    Adorei o texto, estou lendo o livro e estou adorando, saboreando cada tema e tentando reter o máximo possível.
    Voce sabe da minha admiração por voce, mas independentemente disto eu estou adorando o livro, ele me será muito útil na minha vida profissional e pretendo trabalhar com ele no proximo ano com toda minha equipe.
    Já lí e leio muitos livros que teem me ajudado muito em meu trabalho, mas este livro seu tem algo a mais que só o coração de Lider Verdadeiro poderia lhe inspirar.
    Agradeço muito esta sua iniciativa que com certeza ajudará muita gente.

    Otima semana pra voces.

    Elaine

  5. Sandra Ortigoso disse:

    Marco, Parabéns…..

    Seus conteúdos e considerações muito nos auxiliam em nosso dia a dia sócio empresarial.
    Sucesso, felicidades…..
    Continue…..

  6. helmar santana disse:

    Uma História Simplemente Fantática!

    Abraços

  7. Diego Rotoli disse:

    Adoro ler seu blog meu amigo!
    Completei 22 anos dia no ultimo dia 03 … Acho q sou uma das pessoas mais novas q adora ler seu blog, e me faz crescer muito lendo essas Histórias!…
    Muito Obrigado
    Grande Abraço

  8. wanderlene disse:

    parabens pelo seu trabalho e que continue com esses textos surpreendentes.

  9. Muito bom parabéns pela mensagem.Precisamos muito desse calor humano , para minimizar essa violência e colorir a vida.