• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Máquina de Escrever (Trabalho em Equipe)

Postado por Marco Fabossi outubro - 17 - 2009 10 Comentários
maquinaescrever Xu txnho uma máquina dx xscrxvxr qux apxsar dx sxr antiga funciona muito bxm, com xxcxção dx uma única txcla. Das 42 txclas qux xla txm, apxnas uma não funciona bxm, x como vocx podx vxr, isso faz uma xnormx difxrxnça.
Muitas xmprxsas x xquipxs são como xsta minha máquina dx xscrxvxr; nxm todas as pxssoas “funcionam bxm”, nxm todos dão o mxlhor dx si, x com isso prxjudicam x compromxtxm o rxsultado do trabalho dx todos. Alguns atx pxnsam: “Minha participação não x tão importantx assim”, mas como vocx podx notar, isso não x vxrdadx; uma única “pxça” faz muita difxrxnça.
Para qux uma xquipx possa trabalhar dx manxira xficixntx, x prxciso qux todos participxm dx manxira ativa, xquilibrada, conscixntx x rxsponsávxl, dando o mxlhor dx si para, comxçando pxlo lídxr.
Por isso, sx por algum motivo vocx um dia pxnsar qux sxu trabalho não x importantx para  xquipx, ou mxsmo qux vocx x mais importantx do qux todas as outras pxssoas, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr.
.
Bem, agora eu voltei a usar o teclado do computador.
.
Muitas organizações têm pessoas trabalhando em grupo e não em equipe, onde cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.
Toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe. Pessoas que vão ao teatro para assistir a uma peça, por exemplo, são um grupo. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas têm o mesmo objetivo: assistir à peça. Já equipe, por exemplo, é o elenco dessa peça de teatro, onde todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom espetáculo para a platéia, seus clientes.
Existe uma frase que resume muito bem o resultado do trabalho em equipe: Sozinhos vamos mais rápido, porém juntos vamos mais longe, porque juntos somos mais fortes.
.
Em Novembro acontecerá o treinamento “Líder-Coach: Como formar e liderar equipes de alto desempenho”. Participe. Maiores informações pelo e-mail mfabossi@gmail.com
.
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, em www.coracaodelider.com.br
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi

10 Respostas até agora.

  1. Texto Maravilhoso Marco. Com toda certeza e clareza, trabalho em grupo é muito diferente de trabalho em equipe.

  2. WALMIR MORAES disse:

    XU GOSTXI DXSSA MXNSAGXM
    QUANDO TODOS FAZEM SUA PARTE , E O FAZEM
    BEM FEITO TUDO VAI BEM , E ISSO VALE PARA:
    UMA EMPRESA
    UMA FÁMILIA
    UM TIME
    UMA IGREJA
    E ETC.
    ABRAÇOS

  3. TEREZINHA FATIMA RIBEIRO disse:

    BOA NOITE
    MARCO
    Lendo estáhistoria ou texto e, achei interessante, e gostaria de lhe fazer, uma pergunta, se posível me responda:?
    na minha equipe de trabalho, tinha uma colega que sempre dizia: eu não vou me matar, para ganhar igual a todos, ou se eu ficar doente eles me mandam embora, estou fazendo minha parte. mas porque o lider vendo e conversando, chamando ate~ção, repassando par o patrão, ele, mesmo sabendo que ela não rendia e não produzia, ele não a mandava embora? ela era péssima funcionaria, trabalhava so para receber no final do mes, e nós tinha que fazer aparte dela também, pois somos uma equpe e temos metas.Esa situação desmotivava toda a equipe e ficavam todos furios e comentando.O que sera que ela tinha de difente dos outros? não produzia, ria de todos e tá lá.o que eles estão levando em conta?
    abraço- chapecó-sc TEREZINAH FATIMA RIBEIRO

  4. Dorita de Macedo Cancian disse:

    Olá, Marco.
    É interessante ler com defeito. Os olhos até lacrimejam…
    E acredito que realmente juntos somos mais. Mais fortes, mais capazes, mais firmes no mesmo propósito, mais unidos, mais companheiros, mais eficientes, mais em tudo.
    É interessante também que muitos grupos pensam que são uma equipe, mas há uma grande diferença. Equipe é um elo muito forte e determinado, sem egoísmo, sempre olhando para a mesma direção…
    Dorita.

  5. raquel do Bernardino disse:

    Marcos,
    Amei esse e-mail !
    Que forma “linda” de mostrar o valor individual de cada pessoa da equipe, sempre passo esse tipo de exemplo e outros com essa mensagem para meus “colaboradores” e sempre funciona, mas esse “historinha” é perfeita! Vou “usá-la” aplicando uma dinâmica na minha turma… tenho certeza que vai ser ótima !!
    Raquel & Bernard

  6. Juscimeire Moura disse:

    Marco, como sempre você servindo de inspiração!!!
    Texto maravilhoso. Irei passar para minha turma.
    Um grande abraço.

  7. Carla Pessoa disse:

    olá Marco, amei o texto e postei ele em meu blog com os devidos créditos e link para o seu, vou usar esse texto na próxima reunião da Associação que estou montando com outras 3 amigas.
    obrigada seu blog já está em meus favoritos.

    P.S. caso eu não possa reproduzir esse texto em meu blog me avise que retiro ok?

    Carla Pessoa

    • Marco Fabossi disse:

      Carla, tudo bem? Muito obrigado pelos comentários e pela divulgação do blog. Fique a vontade para usar os textos. Abraços, Marco.

  8. mikaely disse:

    Oi Marco. Minha professora do RH leu esse texto em sala de aula e deixou uma pergunta e gostaria muito de saber se o que eu penso pode ser a resposta certa. Gostaria muito de sua ajuda a pergunta foi: Qual a relaçao que esse texto tem com a comunicacao empresarial?

    • Marco Fabossi disse:

      Mikaely, boa noite. Onrigado por participar do Blog. Qual é a resposta que você deu a essa pergunta?