As Três Peneiras (Liderança)

Olavo foi transferido de setor. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

– Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marco; Disseram que ele…

Antes mesmo de terminar a frase, Juliano, o chefe, o interrompeu:

– Espere um pouco Olavo, o que vai me contar sobre o Marco já passou pelo crivo das três peneiras?

– Peneiras? Que peneiras, chefe?

– A primeira peneira é a da VERDADE. Você tem certeza que o que vai me contar sobre o Marco é absolutamente verdadeiro?

– Não. Só sei o que me contaram, mas acho que…

E, novamente Olavo é interrompido pelo chefe.

– Então sua história já vazou a primeira peneira.

Vamos então para a segunda; a peneira da BONDADE.

O que você vai me contar é algo bom? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito?

– Claro que não! Deus me livre, chefe! – responde Olavo assustado.

– Então – continua o chefe – Sua história vazou também a segunda peneira.

Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Ele ajuda a resolver alguma coisa? Pode ajudar a melhorar algo em nosso dia-a-dia?

– Sinceramente não, chefe. É, passando pelo crivo das três peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – comentou Olavo, um pouco decepcionado.

– Pois é, Olavo. Já pensou como as pessoas poderiam ser mais felizes e as empresas muito mais agradáveis para se trabalhar se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo, e continua …

– Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.

Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam (mal) sobre pessoas.

Pense um pouco: qual é o perfil das pessoas fofoqueiras? Em geral são pessoas infelizes consigo mesmas, com a vida, com o trabalho, com a família, enfim, nada pra elas tem uma razão nem um sentido positivo. A pessoa fofoqueira, como não tem perspectivas e nem motivação pessoal, ocupa o seu tempo julgando e falando mal da vida dos outros.

A fofoca chega até nossos ouvidos, geralmente com as seguintes frases:

– Já está sabendo da novidade?

– Sabe da última?

– Você não vai acreditar…

– Nem te conto…

Independentemente da frase maldosa que venha a chegar aos seus ouvidos, pense: Se alguém fala mal de outra pessoa para mim, quem garante que quando eu viro as costas, esta pessoa não estará falando mal de mim também?

Caso a fofoca venha acompanhada da seguinte frase: Vou te contar uma coisa, mas jura que guarda segredo? Desbanque o fofoqueiro com classe, dizendo: Se é um segredo seu, sinto-me lisonjeado por você confiar em mim. Caso eu não possa ajudá-lo, pelo menos ouvirei e guardarei segredo, mas se for um segredo sobre a vida de outra pessoa, por favor, não me conte, pois não quero saber!

Não aproveite o impulso diante de uma situação para falar mal de alguém. Não julgue o todo por uma parte, e não julgue para não ser julgado. Lembre-se de que quando você aponta um dedo para uma pessoa na intenção de julgá-la, três dedos da sua própria mão se voltam contra você.

A fofoca (rádio peão, rádio corredor, telefone sem fio) é um dos mais nocivos instrumentos de desagregação no ambiente de trabalho. O verdadeiro líder deve fazer uso destas três peneiras sempre que comentários mal-intencionados chegarem até ele. Não devemos esquecer que toda história tem pelo menos dois lados, e pra tomarmos decisões justas e acertadas, todos os envolvidos precisam ser ouvidos.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

24 comentários sobre “As Três Peneiras (Liderança)

  1. parabens pelo blog…. as mensagens que recebo sao edificantes e de um alto grau de importancia e relevancia a nossas vidas… valeu e siga adiante

  2. Parabéns!

    O mundo precisa de palavras e exemplos que trazem motivação, crescimento, esperança, novos desafios, enfim algo que agregue e mude circunstâncias.

    Tua fonte é excelente.

    Marco continue firme neste propósito.

  3. Marco

    Adorei o seu blog. São atitudes e pessoas com propósitos inteligentes como os seus que precisamos cada vez mais, dessa forma, todos poderemos nos tornar melhores.

    Parabéns !!!

  4. Muito bom!!
    São textos que nos fazem dar valor ao que realmente vale a pena dar valor!
    Parabéns pela inciativa!

  5. Parabéns pelo blog, Marco!
    Os textos são instrutivos, de linguagem simples e possuem um grande coração… Tem tudo para nos ensinar a cada dia com sabedoria, como estar sempre de “bem com a vida”…

  6. Esse texto era tudo que estava precisando e procurando hoje. Com certeza contribuiu com o meu crescimento.
    Vvvvaaaalllleeeuuu…..Bbbbjjjjjsss….

  7. Por favor me mande e-mail deste tipo sempre. este e-mail é uma reflexão maravlhosa para nossas vidas.
    Parabens!

    • Flabenito, bom dia, tudo bem? É verdade, muitas coisas ficariam mais simples, apenas se usassemos as 3 peneiras. Abraços, Marco.

  8. Olá Marco,
    Estava fazendo um dever de ECC (ética cidadania e cooperativismo) e encontrei esta história. Na verdade preciso passar tudo a limpo no computador, então pesquisei na internet. O texto é realmente ótimo, mas vc esqueceu de mencionar que foi Sócrates quem as criou.

    A ética é e sempre será um caminho pra felicidade de todos…

    Tchau!

    • Luisa, bom dia.

      Obrigado pelos comentários e pela dica sobre a origem do texto. Obrigado Sócrates!

      Abraços,

      Marco

      • Excelente texto… posso utilizar em um de meus cursos? se sim… poderia confirmar em meu email… claro que citarei a fonte e o link do site… se não, a amizade continua a mesma rsrsr

  9. Boa Noite Mestre Marco Fabossi

    Acredito que posso chamá-lo assim…lendo seus textos e comentários tirei aprendizado pra minha vida pessoal e profissional…certamente seus textos serão usados nos encontros com professores semanalmente em HTPCs(Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Sou gestora de uma escola municipal…O mundo precisa de ser humano como você…parabéns por compartilhar seus saberes…certa vez li uma frase que diz: ” O verdadeiro conhecimento é aquele que você compartilha.” Abraços Angela

    • Olá Mestre Angela, bom dia, tudo bem? Aliás, você é gestora de mestres… mestre dos mestres, rs.

      Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Minha missão de vida é essa: Construir um futuro melhor, transformando pessoas em melhores seres humanos e líderes extraordinários, e o blog é uma das ferramentas que tenho usado, felizmente, com muito sucesso.

      Muito obrigado pela participação e divulgação do blog. Espero continuar ajudando. Sempre que tiver uma estória, metáfora, história, parábola ou texto interessante, mande pra mim que eu divulgo no blog, ok?

      Um grande abraço, fica com Deus,

      Marco Fabossi

  10. Bom eu acho que isso é uma super verdade por,ninguém pode sai falando mal dos outro sem saber se o fato “conto” e mentira ou verdade e a bondade se for verdade e a vida dele entã nao há necessidade eu já passei isso minha amiga saiu falando que eu estava namorando um menino que depois desse boato que fui conhencê-lo então meus pais espantoupor eu disse que não queria namorar tão cedo no dia passado “ontem” TEM PARTE QUE NEM E BOM TOCAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *