• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Formiga e o Líder (Liderança)

Postado por Marco Fabossi abril - 13 - 2009 19 Comentários

 Todos os dias, a formiga chegava cedinho ao escritório e dava duro no trabalho. Era produtiva e feliz.

Seu líder, o gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como sua supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostrados nas reuniões.

A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida.

Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a ficar perdida no meio de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O marimbondo concluiu então que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais triste.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: “há muita gente nesta empresa”.

Foi então que o Líder marimbondo decidiu demitir a formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

 

Segundo estatísticas, uma empresa com 100 funcionários perde aproximadamente R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) por ano em reuniões ineficazes ou improdutivas. Imagine então se extrapolarmos esta ineficiência para além das paredes das salas de reuniões. É por isso que o Líder precisa estar mais perto de seus liderados, conversar com eles, entendê-los, orientá-los, ouvi-los e inspirá-los para que se sintam motivados a participarem da equipe e buscarem o melhor para a organização. Só assim será possível construir um ambiente onde alto desempenho e resultados são valorizados, e onde o ser humano é prioridade.

 

Clique aqui e veja as outras mensagens do Blog do Fabossi

                                                                                         

Um grande abraço,

 

Marco Fabossi

19 Respostas até agora.

  1. WANDERSON disse:

    Fantastica historinha

  2. luiz claudio disse:

    Parabéns pela fantástica história contada da formiguinha,

  3. Um Shakespeare com Coração de Líder. Um Phillip Kotler com alma brasileira. Um experiente e bem sucedido executivo ensaiando um passo além: coaching de homens e almas sem medo de ser feliz.
    A liderança corporativa não necessariamente tem que ser solitária, árida, predatória e maquiavélica. Pode ser sim do bem e da paz: colaborativa e altruista. Um lugar onde todos ganham. Assim é a obra e a vida de Marco Fabossi. Seus textos revelam o verdadeiro Coração do Líder! Obrigado Marco, vida longa! Oswaldo Paião / Abba Press & Iberian-American Bible Society no Brasil.

  4. Jefferson Barreto Teixeira disse:

    Fabossi sou chefe de cozinha de um delivery fruto de uma cas que esta em expanção, porem não faz muito tempo que estou liderando equipe então procuro toda semana trazer um historia diferente para os meus liderados estão todos satisfeitos com que ouvem essas historias são um maximo e deixa de serta forma todos tocados e o mais importate atentos…

  5. Aline Alves Magalhaes disse:

    Oi quando começei a ler a história, imaginei que o moral seria que a formiga era um lider nato, pq sabia trabalhar feliz e com isso transmitia aos colegas e motivava todos…Por que o papel do lider e influenciar por seus atos, mostrar que fazemos pq será melhor assim…Trabalhar afinco,gostar do que faz ,mostar a todos e fazer com que sejam felizes e realizados é LIDERANÇA…Final triste… Mas poderia ter outro final e feliz…Abraços!!!!!

  6. vanderlei carvalho disse:

    muitoooooo bommmm,
    como em todas as empresas, “chão de fabrica é quem sempre paga o pato”.
    Fabossi, adorei o sei blog.
    PARABENS.

  7. Dianne disse:

    Segue

  8. Valquiria Almeida Melo disse:

    Como faço para baixar o vídeo a fuga das galinhas?

  9. João Francisco de Lima Filho disse:

    Gostaria de baixar para meu computador alguns videos de motivação e liderança, como devo proceder?

    • Marco Fabossi disse:

      João, existem muitas formas de baixar um vídeo do youtube. Abaixo te envio a forma que eu uso.

      – Baixe o programa “atube catcher” no superdownloads (http://superdownloads.uol.com.br/download/193/atube-catcher/), e instale-o no seu computador.
      – Crie uma conta no youtube (isso vai ajudá-lo a baixar vídeos em alta resolucao)
      – Abra o atube catcher
      – Entre no menu “Arquivo”, depois, “Login e Senha no Youtube”, faça o login no Youtube
      – Coloque o endereço do vídeo (que você vai copiar do Internet Explorer) no espaço “Origem” do atube catcher
      – Informe onde voce quer gravar o video, e seu formato (opções do atube catcher)
      – Aperte o botao baixar … e pronto … é só esperar.

      UMA DICA IMPORTANTE
      – Para baixar videos em alta resolucao, é preciso incluir no final do endereco do vídeo o seguinte: &fmt=18
      Exemplo: se o endereço do video é: http://www.youtube.com/watch?v=gOhAMiMLeJI
      Para baixá-lo em alta resolucao, você deve incluir o &fmt=18, entao ele fica assim: http://www.youtube.com/watch?v=gOhAMiMLeJI&fmt=18
      Para baixar em alta resolucao é preciso estar “logado” no youtube, conforme citei acima, caso contrário, ainda que inclua esta opção (&fmt=18), o vídeo virá em baixa resolução.

      Um abraço,

      Marco

  10. Dorita de Macedo Cancian disse:

    Gostei da colocação “delargar” é diferente de delegar. É o erro que normalmente cometemos, delegamos, confiamos e deixamos de acompanhar, acreditando que outros farão o que nós faríamos. Grande engano, pois diz o velho ditado que o gado só engorda debaixo dos olhos do dono…Abraço: Dorita de Macedo Cancian.

  11. Thiago Gomes Sales disse:

    Legal o texto, boa sorte.

  12. Ana Paula disse:

    Adorei o texto! Muito interessante!!

  13. Jonas Dias disse:

    Linda História, Parabéns

  14. Luciana Acácio disse:

    Leia, é muito interessante!

  15. Angelica disse:

    Uma história mais que verdadeira!! E infelizmente não é preciso procurar muito para ver empresas que agem exatamente desta forma.

  16. Francisca Silva Machado disse:

    Uma história comovente, ela deveria ter mais uma oportunidade