Priorize a Honestidade (Liderança)

Dr. Madison Sarratt ensinou matemática por muitos anos na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Antes de aplicar uma prova ou teste, Madison costumava dizer aos seus alunos:

– Não se esqueçam de que hoje vocês estarão fazendo dois testes: um de matemática e o outro de honestidade. Eu sinceramente espero que vocês passem em ambos, mas, se tiverem que falhar em um deles, prefiram falhar no de matemática.

Em seu livro “O desafio da liderança”, Barry Posner e James Kouzes apresentam uma pesquisa de liderança realizada ao longo de mais de trinta anos, com mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo, sobre as principais características de líderes inspiradores e admirados, e nela podemos constatar empírica e numericamente o peso e a importância da honestidade na liderança e, portanto, na construção de verdadeiras relações de confiança. O levantamento solicitava às pessoas o seguinte: “Selecione as sete qualidades, dentre vinte, que você mais busca e admira num líder, alguém que estaria disposto a seguir”.

Tente adivinhar qual foi o resultado. Em 87% das respostas, as pessoas declararam que a qualidade mais importante em um líder que estariam dispostas a seguir é a honestidade. Aliás, se eu lhe fizesse essa mesma pergunta relacionada aos líderes e governantes do nosso país, qual seria a sua resposta? Você consegue imaginar o Brasil sendo governado por líderes honestos, que dizem a verdade, que buscam o melhor para o país e sua população e não para si mesmo? Que agem com boas intenções e que não têm agendas ocultas?

As pessoas perdoarão eventuais erros relacionados à sua inexperiência ou falta de capacidade de entrega, e até mesmo o ajudarão, especialmente se perceberem que você está trabalhando para melhorar; isso faz parte do processo de desenvolvimento de todo profissional. Mas raramente confiarão em alguém que não seja verdadeiro, porque a honestidade é o que torna possível a confiança, e a confiança é o alicerce da liderança.

Por isso, honre seus valores, cultive a verdade e faça da honestidade a sua bandeira, porque ela é o primeiro passo para que as pessoas conheçam o seu caráter.

Trechos do Livro “O Fator Confiança”

Dia 11 de dezembro de 2019, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, em São Paulo, a partir das 19h, acontecerá o lançamento do meu novo livroO Fator Confiança” que fala sobre a construção de verdadeiras relações de confiança na liderança. Conto com sua torcida e presença. Em breve mais informações, aguarde!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Integridade (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *