O Bom pode ser Ruim (Liderança)

Dentro de uma linda gaiola vivia um passarinho, que tinha uma vida segura e tranquila. Nos limites de uma gaiola os sonhos aparecem, mas logo morrem, por não haver espaço para baterem asas.

Restava então ao passarinho ficar pulando de um poleiro ao outro, comer, beber, dormir e cantar. Mas ele pensava: “Assim está bom”.

Do seu pequeno espaço ele olhava os bem-te-vis atrás dos bichinhos, os beija-flores com seu mágico bater de asas, as rolinhas arrulhando, fazendo amor, as pombas voando como flechas. Ah, se aquela porta se abrisse…

E não é que, naquele dia o seu dono esqueceu a porta aberta? Agora ele poderia realizar todos os seus sonhos. Ele saiu e voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo e pensou: “Puxa! Como é alto! O chão da gaiola fica bem mais perto”. Sentiu um pouco de tontura. Teve medo de cair, e agachou-se no galho, para ter mais firmeza. Viu outra árvore mais distante, teve vontade de ir até lá, mas não estava seguro de que suas asas aguentariam, e agarrou-se ao galho mais firmemente ainda.

– Hei você! – era uma passarinha – Vamos voar juntos até aquela pimenteira? Ela está carregada de pimentas vermelhas e deliciosas. É preciso apenas prestar atenção no gato, que anda por lá…

Ele ficou todo arrepiado só de ouvir o nome gato, e disse para a passarinha: “Eu não gosto de pimentas. Assim está bom”. A passarinha então procurou outro companheiro, já que ele decidiu continuar com fome.

Chegou o fim da tarde e a noite se aproximava. Onde iria dormir? Lembrou-se do prego amigo na parede da varanda, onde ficava pendurada a sua gaiola. Teve saudades dele. Teria de dormir num galho de árvore, sem proteção? Gatos sobem em árvores? Eles enxergam no escuro? Tinha também que pensar nos meninos com seus estilingues, no dia seguinte.

Ele nunca imaginara que a liberdade fosse tão complicada. Foi então que sentiu saudades da gaiola, e voltou. Felizmente a porta ainda estava aberta. Ele então segurou firme no poleiro e disse: “Assim está bom”. Em seguida chegou o dono, fechou a porta da gaiola e disse: “Passarinho bobo! Passarinho de verdade gosta mesmo é de voar!”.

(Adaptado por Marco Fabossi do Texto de Rubem Alves)


Provavelmente você já ouviu alguém dizer que “o ótimo é inimigo do bom” ou que “o feito é melhor que o perfeito”. São afirmações que certamente nos ajudam em muitas situações da vida cotidiana, contudo, podem nos induzir a abraçar a “Síndrome do Possível”, levando-nos a acostumar em fazer apenas o possível, quando, com um pouco mais de esforço, poderíamos fazer o melhor, e aí, o bom pode ser ruim.

E o pior dos cenários em que isso pode acontecer é em relação aos nossos sonhos. Alguém já disse que “não morremos quando paramos de respirar, mas quando deixamos de sonhar”, e que “não somos nós quem escolhem os sonhos, mas são os sonhos que nos escolhem”, por isso, permitir que a Síndrome do Possível interrompa ou limite os nossos sonhos, é o mesmo que escolher passar pela vida sobrevivendo, esperando a morte física chegar (já que a alma já morreu), quando poderíamos fazer o nosso melhor para realizar aquilo que mantém viva a nossa alma; os nossos sonhos.

A morte é a única certeza da vida, mas chegar ao fim da vida, olhar para trás e perceber que nunca vivemos de verdade talvez seja uma das maiores frustrações do ser humano. Por isso, o maior de todos os ladrões não é aquele que leva os nossos bens materiais, mas o conformismo de que “aqui está bom”, que rouba o que temos de mais precioso; os nossos sonhos.

Deixar a zona de conforto pode ser arriscado, dá medo, dói, mas é a única maneira de fazer com que os nossos sonhos se realizem, que a vida faça sentido, e que possamos avançar conscientes de que o senso de realização pela busca dos nossos sonhos, ainda que nem todos se concretizem, será sempre maior do a dor e o arrependimento de nunca ter tentado.

A vida é feita de escolhas. Qual é a sua?

Em novembro de 2019 acontecerá o lançamento do meu novo livro “O Fator Confiança” que trata da construção de relações de confiança na liderança. Conto com sua torcida e presença. Em breve mais informações, aguarde!

Um vídeo bem legal sobre este tema

Fast Tube by Casper

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Síndrome do Possível (Líderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “O Bom pode ser Ruim (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *